Novo Ford Bronco já tem cópia: conheça o Wey P01

SUV de origem chinesa tem teaser que revela traços familiares aos do carro da marca norte-americana. Como são rápidos!

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Novo Ford Bronco já tem cópia: conheça o Wey P01
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aparentemente todos ficamos encantados com o design do aguardado novo Ford Bronco. Mas pelo visto não foi só a gente - e dizemos isso ao considerar todo o mercado americano - mas também a fabricante chinesa Wey, que incorporou muitos detalhes familiares do SUV ao seu próximo modelo. As informações são dos nossos parceiros mexicanos do portal Autología.

Chamado de Wey P01, ele foi revelado por meio de alguns teasers e mostrou clara inspiração no renascimento do carro da Ford, especialmente em seus faróis. Repare como os faróis circulares com um elemento horizontal aparecem nas sombras da prévia - ainda que com a sutil diferença de que esse detalhe se estende para o lado no P01 em vez de se integrar ao centro, como no Bronco.

Farol do Wey P01
icon photo
Legenda: Novo Bronco já tem cópia chinesa: Wey P01 terá farol atravessado por detalhe horizontal, assim como carro da Ford
Crédito: Divulgação

O que dá para ver do exterior do Wey P01 também mostra semelhanças com o novo carro da Ford, o que inclui formas quadradas, filetes verticais e até um pneu sobressalente na porta traseira. O que ainda não foi possível descobrir é se o Wey P01 terá configuração de chassi do tipo longarina (como o "Broncão") ou uma espécie de monobloco (caso do Bronco Sport, o "Bronquinho").

Também não foi revelada qual será a motorização do carro chinês. Poderíamos esperar um poderoso motor V8 ou mesmo um V6 biturbo, mas devido à estrutura tributária chinesa severa para propulsores de grande cilindrada, talvez seja mais provável que ele receba um motor de quatro cilindros.

A Wey - e não Whey, não vá se enganar! - é uma fabricante classificada como "Premium", pertencente à Great Wall (uma das maiores empresas automotivas daquele país) e tem apenas 36 anos de idade - nesse tempo, fabricou principalmente picapes e SUVs para o mercado local.

O P01 foi desenvolvido com foco no consumidor chinês e será fortemente inspirado no novo Ford Bronco. Sua revelação vai acontecer pela internet nas próximas semanas e suas vendas começam logo em seguida - e aí poderemos ver mais detalhadamente as similaridades do modelo com a nova geração do SUV da Ford. Seria ele outra cópia descarada? Clique e reveja nossa lista de "plágios".

Wey P01
icon photo
Legenda: Wey P01 será o primeiro carro chinês que vai homenagear o novo Ford Bronco
Crédito: Divulgação
Comentários