Os utilitários esportivos têm conquistado cada vez mais influência no segmento de automóveis e, ao que tudo indica, modelos do tipo tendem a fazer ainda mais sucesso. Os SUVs (do inglês Sport Utility Vehicle) combinam a capacidade off-road (maior ou menor, de acordo com o modelo) e a praticidade de um carro de passeio, só que com bem mais espaço interno. Mas, afinal, em meio a tantas opções, como escolher o melhor SUV do mercado?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para motoristas que querem trocar seus já tradicionais hatches e sedãs. Por isso, preparamos um conteúdo específico sobre esse tipo de carro, com informações sobre algumas das melhores escolhas da categoria, ao considerar o custo-benefício dos principais modelos do mercado. Acompanhe todos os detalhes e saiba qual o melhor SUV para fechar negócio.
Apesar de serem tão comuns no ambiente urbano atualmente, os SUVs foram inicialmente projetados para atender locais com estradas não pavimentadas ou terrenos de difícil acesso. No entanto, o conforto que esses veículos oferecem chamou a atenção de quem vive nas grandes cidades.
E esse é um dos primeiros cuidados ao se analisar os prós e contras da categoria. Com o passar do tempo, os fabricantes começaram a adaptar esses veículos para as cidades e hoje são poucas as versões de carro SUV que possuem habilidades para um off-road pesado, com tração integral e os chamados pneus de uso misto, para andar no asfalto e fora-de-estrada.
Por outro lado, algumas características desses veículos explicam o favoritismo da categoria SUV, como o seu espaço interno e porta-malas (em geral) maiores, a robustez e a elevada altura em relação ao solo. O design e estilo imponente também costumam agradar o consumidor que procura pelo melhor SUV.
Para finalizar essa relação de pontos favoráveis ou não, o motorista deve ficar de olho nos valores, pois em determinados casos é possível comprar um sedã ou hatch mais equipado e com o mesmo preço – ou até mais barato e com equipamentos semelhantes. Em geral, os custos de manutenção, revisão e peças de um SUV também tendem a ser mais elevados.
Como qualquer outro tipo de carro, um utilitário esportivo demanda planejamento e pesquisa na hora de comprar. Por isso, para você avaliar qual o melhor SUV para comprar, separamos alguns dos principais modelos compactos e médios do mercado em relação ao custo-benefício. Confira:
Considerado um dos melhores modelos de SUV compacto em relação ao custo-benefício, o Nivus tem um design arrojado. Além disso, possui menor custo de manutenção em relação a outros da mesma classe e as três primeiras revisões são gratuitas.
O modelo conta com motor de até 128 cv, câmbio de seis marchas e discos de freio nas quatro rodas. No entanto, um ponto que poderia ser melhor é seu consumo médio, que é de 8,5 km/l com etanol.
O Tracker Turbo Manual oferece bom desempenho com seu motor 1.0 turbo, de 116 cv com etanol ou gasolina. O modelo traz ainda seis airbags, luzes diurnas de LED e central multimídia com tela de 8 polegadas. Considerado o SUV de melhor custo-benefício com preço próximo aos R$ 100 mil, tem peças mais caras que as do VW Nivus.
Modelo reestilizado recentemente, o Kicks básico manual é dotado de transmissão de cinco marchas e motor 1.6 de 114 cv. As revisões são o destaque e são as mais baratas da categoria de compactos.
Com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas, a versão intermediária do T-Cross traz um bom número de equipamentos, entre os quais ar-condicionado digital, quadro de instrumentos virtual e central VW Play de 10.1’’ (com câmera de ré). O modelo tem ainda duas portas USB para passageiros no banco de trás, além de saídas de climatização. Para completar, o SUV compacto apresenta sensores de obstáculos, luzes diurnas de LED e iluminação de curva.
O Tracker Premier tem baixa variação de preço e isso tem chamado a atenção para esse carro, que usa motor 1.0 turbo de 116 cv de potência. O SUV é equipado, ainda, com sistema de atendimento remoto e rastreamento (OnStar) e internet a bordo. Recursos como frenagem automática, faróis de LED e ar-condicionado digital também fazem parte do modelo.
A Jeep lidera o segmento dos SUVs há cinco anos e não é à toa. Com design robusto, marcado por suas tradicionais 7 fendas na grade, a linha Renegade é a única entre os utilitários compactos a ter opção de motor turbodiesel e tração 4x4 com seletor de terrenos (para lama, areia, asfalto ou chão pedregoso).
Assim como o Renegade, o Compass é um dos líderes de venda da classe no mercado. Entre os itens de série, desde a sua versão de entrada, estão central multimídia com display de 8,4 polegadas, faróis full-LE, rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de tração Traction Control+, modo de condução Sport e freio de estacionamento eletrônico. Além das variantes turbodiesel, a linha estreou o motor 1.3 turboflex na reestilização deste ano.
O recém-lançado Pulse é o primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil. Desde a versão de entrada, tem recursos como direção elétrica, controles de estabilidade e de tração, faróis de LEDs e sistema de som e ar-condicionado automático e digital, além de computador de bordo. Nos modelos mais caros, a linha é equipada com um motor 1.0 turbo flexível.
Além dos modelos que listamos, o mercado disponibiliza diversas outras opções de SUVs, entre novos e seminovos, nas mais diferentes faixas de preço. E os modelos de porte médio e compacto tendem a ser cada vez mais comuns, com particularidades específicas para variados perfis de motoristas.
Agora que você já conhece os modelos mais recomendados, é só se programar para ter o seu próprio utilitário esportivo. Em nosso catálogo você encontra o melhor SUV 0 km, seminovo ou usado.