O material da Cesvi destaca que as pistas escorregadias, os riscos de alagamento e a baixa visibilidade são alguns dos importantes obstáculos que o motorista nos dias de chuva torrencial. A entidade destaca que os cuidados dos motoristas devem começar antes mesmo de sair de casa, com a manutenção do veículo. "Conferir o fluido de freio e a condição de componentes como discos, cilindros, pastilhas e canos, e garantir que o sistema esteja funcionando perfeitamente é dever constante do motorista", pontua a entidade.
Confira as ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Aumento das chuvas
A partir do início da Primavera, o índice de precipitações começa a crescer, e a atenção do motorista ao dirigir na chuva deve aumentar. Em São Paulo, por exemplo, a média histórica de chuvas em outubro é 30% maior do que a de setembro, mês em que se inicia a Primavera (no dia 21). De acordo com a agência Climatempo, em setembro a média histórica de chuvas é de 99 mm na cidade e salta para 129 mm em outubro.E até janeiro a tendência é de aumento no volume de chuvas. Em dezembro, mês em que começa o verão, por exemplo, a média pluviométrica é de 189 mm em São Paulo, isto é, 46% a mais do que a média registrada em outubro.
O mês do ano em que mais cai chuva, no entanto, é janeiro. Ainda de acordo com os dados da agência Climatempo, no primeiro mês do ano a média histórica de chuvas é de 224 mm. É mais do que o dobro do registrado no mês em que se inicia a primavera. Veja abaixo os índices históricos de chuva nos meses da primavera e verão:
- Setembro: 99 mm
- Outubro: 129 mm
- Novembro: 144 mm
- Dezembro: 189 mm
- Janeiro: 224 mm
- Fevereiro: 183 mm
- Março: 158 mm
- Obs: a Primavera tem início em 21 de setembro e vai até 21 de dezembro, quando começa o Verão. E em 20 de março começa o Outono.
Cinco dicas para dirigir em dias de chuva
Além dos importantes cuidados com a manutenção do veículo, a Cesvi Brasil lista cinco pontos de atenção com os quais o motorista deve se preocupar. Veja abaixo as recomendações da entidade para você dirigir na chuva com mais segurança:- Pneus: conferir sempre a profundidade dos sulcos dos pneus para verificar se não estão desgastados demais e lembrar-se de realizar a calibragem periodicamente;
- Barulhos: ficar atento a qualquer ruído estranho, demora no acionamento dos freios, trepidação no volante ao frear ou pedais duros;
- Ventilação: conferir sempre o sistema de ventilação (ar-condicionado), item responsável por impedir que o para-brisa embace (assim como os demais vidros do carro) e a visão do condutor seja prejudicada;
- Alagamentos: ter atenção ao atravessar trechos alagados, que podem prejudicar o motor do carro ou surpreender o motorista com buracos e poças mais profundas;
- Cautela: ficar atento à forma de dirigir - é recomendável não ultrapassar a distância de segurança em relação ao veículo da frente, reduzir a velocidade e dirigir com farol baixo.
Risco de aquaplanagem
Entre os riscos a que o motorista está sujeito nos dias de chuva está a aquaplanagem, quando a banda de rodagem passa por uma camada de água e perde contato com o solo, o que faz o automóvel deslizar sem controle. O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) destaca que pneus em más condições elevam o risco de ocorrer aquaplanagem.O órgão de trânsito do Estado de São Paulo orienta o motorista a manter a calma caso o seu veículo aquaplane. O Detran-SP orienta a tirar o pé do acelerador e não pisar no freio enquanto o veículo desliza. O órgão recomenda também não mexer no volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo e você possa reassumir o comando da direção.
Motos na chuva
Se para os motoristas os riscos aumentam, para os motoqueiros o cenário é ainda pior. Para quem pilota motos, o ideal é aguardar em um local seguro até a tempestade diminuir. Se tiver de encarar o aguaceiro, então utilize o equipamento correto, como capa de chuva, botas, luvas e capacete fechado com viseira – ou aberto com óculos de proteção. Também é importante saber que há técnicas ou pequenas ações que tornam a pilotagem de moto na chuva mais segura.
Comentários