Pilotagem na chuva: proteja-se da água e do frio

Reduza a velocidade e redobre os cuidados: confira as dicas para pilotar sua motocicleta com a pista molhada

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Roberto Dutra
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Pilotar motocicleta na chuva é, no mínimo, desagradável. Mas até tem gente que gosta e, muitas vezes, é até inevitável - quando você pega água pelo caminho no meio de uma viagem, por exemplo. Importante saber que há técnicas ou pequenas ações que tornam a pilotagem na chuva mais segura.

Então, não é por causa da pista molhada ou da água que cai do céu que o passeio precisa acabar. Listamos aqui algumas dicas para você pilotar sua motocicleta sob chuva e, enfim, chegar ao seu destino molhado, mas seguro.

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Dicas para pilotagem na chuva

1. Invista em uma boa capa de chuva. Se possível, tenha também botas e luvas impermeáveis. E o conjunto não precisa ser dos mais sofisticados: as capas que são vendidas nas lojas de peças e acessórios já resolvem bem e as botas de borracha, do tipo sete-léguas, também são eficientes. Capas de cores claras são mais chamativas e farão com você seja visto mais facilmente pelos  motoristas.

Capas de chuva de cores claras fazem com que você seja visto mais facilmente
Crédito: Divulgação
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2. Vestiu a capa de chuva? Feche bem. Bastam pequenas entradinhas para que a água encontre o caminho e molhe a sua roupa lentamente. Não esqueça de botar a calça da capa de chuva por cima da bota!

3. A regra básica na pilotagem sob chuva e com piso molhado é fazer tudo mais devagar. Reduza a velocidade, mantenha uma média mais baixa do que faria com piso seco e quaisquer ações devem ser feitas mais lentamente - acelerações mais brandas, frenagens mais suaves e trajetórias nas curvas com menos inclinação ou em velocidade baixa. Use bem o freio motor.

4. A chuva forte tem a vantagem de "lavar" a pista e levar embora sujeiras e óleos. Neste caso, espere por uns 10 a 15 minutos antes de seguir viagem, para dar tempo a essa "faxina". Mas quando a chuva é aquela fininha "rame-rame", triplique o cuidado. Esse tipo de chuva não lava a pista e a deixa muito escorregadia, pois apenas se mistura à sujeira e ao óleos. Fique atento a superfícies brilhosas ou com coloração diferente da do asfalto e desvie delas. Normalmente o meio da pista é o mais sujo.

Sob chuva ou neblina é comum a viseira do capacete embaçar. Abra uma frestinha para resolver o problema
Crédito: Divulgação
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5. Atenção às tampas de bueiros e outras superfícies metálicas, que ficam especialmente escorregadias quando molhadas. Se for inevitável passar por cima de alguma delas, passe desacelerando e não freie. Ao cruzar trilhos de trem ou bonde, faça-o o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus - literalmente cruze os trilhos, e não rode ao longo dele.

6. Quando a água acumular na sua viseira, tire-a com a mão e faça movimentos suaves para os lados. Mesmo com luvas, cuidado para não arranhar a viseira. Se a viseira embaçar, o que é comum sob chuva e principalmente sob neblina, abra uma festinha para entrar vento - logo ela desembaçará.

7. Se viajar sob chuva e com piso molhado na estrada de dia já é um incômodo, à noite é muito pior. As gotas de chuva na sua viseira aumentam a claridade dos faróis dos carros que vêm na mão contrária, o que torna a superfície momentaneamente opaca. Se for possível, evite. Se não for, multiplique os cuidados e ande em velocidade compatível com a situação adversa.

Atenção a superfícies brilhosas ou com coloração diferente da do asfalto, pois podem ser manchas de óleo
Crédito: Divulgação
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8. Não brigue com o vento. Ao receber rajadas, não acelere - estabilize a moto e contra-ataque: incline-a para o lado de onde vem o vento. Se o vento for constante, mantenha a pressão, mas sem exageros. Apenas equilibre as forças.

9. Muitas vezes, a chuva vem com um frio intenso. Use por baixo da capa um bom agasalho que efetivamente retenha o calor do corpo. Com um bom casaco por baixo para segurar o calor e uma boa capa de chuva que impeça a entrada da chuva e do vento, você estará bem protegido.

10. Atente para aberturas nas roupas, geralmente nos pulsos, nos tornozelos ou no pescoço, por onde o vento pode entrar e incomodar, e use luvas corta-vento. Motos com para-brisa ou carenagem protegem mais nesses caso.

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