Pilotagem na chuva: proteja-se da água e do frio

Reduza a velocidade e redobre os cuidados: confira as dicas para pilotar sua motocicleta com a pista molhada

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Roberto Dutra
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Pilotar motocicleta na chuva é, no mínimo, desagradável. Mas até tem gente que gosta e, muitas vezes, é até inevitável - quando você pega água pelo caminho no meio de uma viagem, por exemplo. Importante saber que há técnicas ou pequenas ações que tornam a pilotagem na chuva mais segura.

Então, não é por causa da pista molhada ou da água que cai do céu que o passeio precisa acabar. Listamos aqui algumas dicas para você pilotar sua motocicleta sob chuva e, enfim, chegar ao seu destino molhado, mas seguro.

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Dicas para pilotagem na chuva

1. Invista em uma boa capa de chuva. Se possível, tenha também botas e luvas impermeáveis. E o conjunto não precisa ser dos mais sofisticados: as capas que são vendidas nas lojas de peças e acessórios já resolvem bem e as botas de borracha, do tipo sete-léguas, também são eficientes. Capas de cores claras são mais chamativas e farão com você seja visto mais facilmente pelos  motoristas.

Thumbnail 2. Pilotagem Na Chuva Capa De Chuva
Capas de chuva de cores claras fazem com que você seja visto mais facilmente
Crédito: Divulgação
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2. Vestiu a capa de chuva? Feche bem. Bastam pequenas entradinhas para que a água encontre o caminho e molhe a sua roupa lentamente. Não esqueça de botar a calça da capa de chuva por cima da bota!

3. A regra básica na pilotagem sob chuva e com piso molhado é fazer tudo mais devagar. Reduza a velocidade, mantenha uma média mais baixa do que faria com piso seco e quaisquer ações devem ser feitas mais lentamente - acelerações mais brandas, frenagens mais suaves e trajetórias nas curvas com menos inclinação ou em velocidade baixa. Use bem o freio motor.

4. A chuva forte tem a vantagem de "lavar" a pista e levar embora sujeiras e óleos. Neste caso, espere por uns 10 a 15 minutos antes de seguir viagem, para dar tempo a essa "faxina". Mas quando a chuva é aquela fininha "rame-rame", triplique o cuidado. Esse tipo de chuva não lava a pista e a deixa muito escorregadia, pois apenas se mistura à sujeira e ao óleos. Fique atento a superfícies brilhosas ou com coloração diferente da do asfalto e desvie delas. Normalmente o meio da pista é o mais sujo.

Thumbnail 3. Pilotagem Na Chuva
Sob chuva ou neblina é comum a viseira do capacete embaçar. Abra uma frestinha para resolver o problema
Crédito: Divulgação
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5. Atenção às tampas de bueiros e outras superfícies metálicas, que ficam especialmente escorregadias quando molhadas. Se for inevitável passar por cima de alguma delas, passe desacelerando e não freie. Ao cruzar trilhos de trem ou bonde, faça-o o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus - literalmente cruze os trilhos, e não rode ao longo dele.

6. Quando a água acumular na sua viseira, tire-a com a mão e faça movimentos suaves para os lados. Mesmo com luvas, cuidado para não arranhar a viseira. Se a viseira embaçar, o que é comum sob chuva e principalmente sob neblina, abra uma festinha para entrar vento - logo ela desembaçará.

7. Se viajar sob chuva e com piso molhado na estrada de dia já é um incômodo, à noite é muito pior. As gotas de chuva na sua viseira aumentam a claridade dos faróis dos carros que vêm na mão contrária, o que torna a superfície momentaneamente opaca. Se for possível, evite. Se não for, multiplique os cuidados e ande em velocidade compatível com a situação adversa.

Thumbnail 4. Pilotagem Na Chuva
Atenção a superfícies brilhosas ou com coloração diferente da do asfalto, pois podem ser manchas de óleo
Crédito: Divulgação
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8. Não brigue com o vento. Ao receber rajadas, não acelere - estabilize a moto e contra-ataque: incline-a para o lado de onde vem o vento. Se o vento for constante, mantenha a pressão, mas sem exageros. Apenas equilibre as forças.

9. Muitas vezes, a chuva vem com um frio intenso. Use por baixo da capa um bom agasalho que efetivamente retenha o calor do corpo. Com um bom casaco por baixo para segurar o calor e uma boa capa de chuva que impeça a entrada da chuva e do vento, você estará bem protegido.

10. Atente para aberturas nas roupas, geralmente nos pulsos, nos tornozelos ou no pescoço, por onde o vento pode entrar e incomodar, e use luvas corta-vento. Motos com para-brisa ou carenagem protegem mais nesses caso.

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