Cuidar bem do seu carro é uma forma de evitar sustos com a manutenção e ainda preservar o seu investimento. Que eu tenho certeza de que não foi pequeno. Mesmo assim, ainda que na boa intenção, muita gente ainda comete enganos ou deixa se levar por achismos e crenças populares quando o assunto são serviços automotivos.
Confira a seguir cinco mitos e verdades sobre serviços automotivos. E se você precisa também de um mecânico de confiança, consulte a Webmotors Serviços Automotivos, onde você encontra os mais diversos profissionais e oficinas para deixar o seu carro gabaritado.
VERDADE: mas apenas em um casos bem específicos. Se você costuma fazer uso severo do veículo, os fabricantes recomendam que o prazo de troca seja reduzido pela metade. Caso contrário, pode seguir o prazo padrão estipulado no manual.
E o que é considerado uso severo? É rodar boa parte do tempo em baixa velocidade, circular em regiões com muita poeira, usar o automóvel apenas em percursos curtos - de menos de dez quilômetros -, ou circular com frequência puxando reboque ou carregando peso.
MITO: o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que os sulcos dos pneus devem ter ao menos 1,6 mm de profundidade. Com menos que isso você pode tomar uma multa. Sem contar o risco que pneus desgastados representam para a sua segurança.
Mas, além do desgaste, é preciso ficar atento também à idade do pneu. A partir dos cinco anos de uso, a borracha começa a ressecar e o pneu perde desempenho. Ou seja: se torna um risco para os ocupantes do veículo mesmo ainda tendo uma boa profundidade de sulcos.
VERDADE: mesmo que o seu carro não tenha nenhum problema aparente, é fundamental fazer as revisões periódicas. Pode ser em seu mecânico de confiança mesmo, mas respeitando os prazos dos fabricantes.
É que alguns componentes precisam ser trocados por tempo e ainda existe a chance de detectar, na revisão, um problema aparentemente oculto antes de se tornar uma dor de cabeça maior. Afinal, manutenção corretiva sempre sai mais cara que a preventiva.
MITO: como manutenção periódica, esse procedimento é desnecessário. A limpeza dos bicos injetores só deve ser feita caso o veículo apresente falhas de funcionamento.
E, mesmo assim, só depois da análise de um profissional. Ou seja: procure o seu mecânico antes de sair por aí fazendo a limpeza dos bicos.
VERDADE: o que existe é uma recomendação de boa parte dos fabricantes de automóveis e pneus para que seja feito o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas a cada 10 mil quilômetros ou um ano.
Mas esse prazo pode aumentar ou diminuir de acordo com o seu perfil de uso e, principalmente, de acordo com os sinais que o carro dá. A direção está "puxando" em linha reta? Então está na hora de alinhar. O volante vibra em altas velocidades? Então o problema é de falta de balanceamento nas rodas.
Veja também



Email enviado com sucesso!