Pneu de carro tem validade? Tire essa dúvida

WM1 esclarece questão, comum entre motoristas menos experientes e também entre os que já têm alguns anos de estrada

  1. Home
  2. Dicas
  3. Pneu de carro tem validade? Tire essa dúvida
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Essa é uma pergunta que habita a mente de muitos motoristas. E isso não é uma exclusividade de condutores menos experientes. Até mesmo a turma que tem anos de CNH se pega nisso vez ou outra. Justamente por isso, WM1 responde para você se o pneu do seu carro tem, de fato, validade.

E aí, o pneu do carro tem validade?

A resposta é não. Não há validade, em tese, para o pneu do carro. No entanto, há um prazo de garantia estipulado pelos fabricantes dos compostos, que é de, geralmente, cinco anos.

Os pneus podem, então, durar mais ou menos que isso. Dessa forma, o condutor tem de ficar atento aos sinais de desgaste dos compostos. Deformações, bolhas, cortes e abaulamento são alguns deles.

Além disso, deve-se também ficar ligado em rachaduras. E no ressecamento também. Ambos são indícios de que os pneus estão envelhecidos.

Como checar a “validade”

Para saber se o seu pneu está dentro do prazo de garantia do fabricante, basta checar o número DOT, que fica no flanco do componente e traz informações relevantes sobre a peça.

DOT é uma sigla para Department of Transportation, padrão dos Estados Unidos que também é usado no Brasil e em outras partes do mundo. É um código alfanumérico composto por 13 dígitos e letras.

Como Ler O Pneu
Veja acima como você pode "ler" o seu pneu e saber quando foi fabricado

Os três primeiros indicam a planta onde o pneu foi produzido. Em seguida, há medida e modelo do pneu. Por fim, e é aí que você encontra a “validade”, sua data de fabricação.

Esse dado é representada por quatro dígitos. Os dois primeiros se referem à semana a qual o pneu foi produzido. Os dois últimos indicam o ano de fabricação. Ou seja, se você checar o DOT e ver, lá no final, um 2521, saberá que o pneu do seu carro foi feito na vigésima-quinta semana do ano de 2021.

Comentários