Revisão do carro: sabia como e onde fazer?

Realizar as manutenções periódicas é importante para garantir a segurança e também um bom desempenho do veículo

  1. Home
  2. Dicas
  3. Revisão do carro: sabia como e onde fazer?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você planeja uma viagem, saiba que fazer a revisão do carro antes de pegar a estrada é fundamental. Muitas pessoas deixam para fazer no último momento, e isso pode causar problemas porque pode levar a uma revisão incompleta ou feita às presas. Lembre-se: as peças do automóvel devem estar em ótimas condições de uso quando for pegar estrada para evitar quebras e até acidentes.

A manutenção preventiva faz com que você não tenha surpresas durante uma viagem ou até mesmo no dia a dia e evita que precise gastar com despesas além do planejado. Dessa forma, realizar a revisão do carro periodicamente faz com que você mantenha o funcionamento correto, além de contribuir para o consumo eficiente de combustível. 

Se o seu carro for zero-quilômetro, o ideal é que a revisão seja feita direto na concessionária em que você comprou o veículo, pois a garantia é mantida e você não perde os seus direitos. 

Veja abaixo tudo sobre a revisão de carros, seus tipos, como funciona e por que é importante! 

O que é a revisão automotiva?

A revisão automotiva é uma manutenção feita de forma preventiva que auxilia no desempenho e garantia da segurança do seu carro. Além disso, em concessionárias e oficinas de confiança são respeitados todos os parâmetros do fabricante, assim, você não precisa se preocupar com a qualidade das peças.

Ao produzir um veículo, a montadora faz inúmeros testes para simular todas as situações a que o carro está sujeito no dia-a-dia. Esses exames englobam as possíveis condições climáticas adversas que o veículo irá enfrentar ou até mesmo buracos na estrada, entre outras situações, e assim é possível diagnosticar em quanto tempo ocorrerá o desgaste de peças e componentes do carro. 

Homem mexe no compartimento do motor do carro, que está com o capô aberto
Revisão periódica é garantia de que seu carro terá melhor desempenho e segurança
Crédito: iStock
toggle button

Por que é importante fazer a revisão do carro?

Os principais objetivos são evitar que o carro pare por causa da quebra de algum componente, cause acidentes ou até mesmo deixe o proprietário na rua sem ter como dirigir. Sendo assim, a revisão de veículos é importante para deixá-lo em boas condições de uso. 

Tipos de revisão automotiva

Existem vários procedimentos para avaliar as condições de funcionamento durante uma revisão veicular, sendo essenciais para aumentar a vida útil e garantir uma performance satisfatória. Conheça os três tipos de revisão de carros:

Manutenção Corretiva

O principal objetivo desta manutenção é corrigir possíveis falhas que comprometam o funcionamento normal do veículo, por isso é importante submeter o carro a revisões periódicas.

Manutenção Preditiva

Já no caso da preditiva, o acompanhamento é feito através de inspeção e monitoramento e prevê todas as possíveis falhas que podem ser apresentadas pelo carro. E, nesse caso, você consegue planejar os reparos antes que os defeitos nas peças apareçam. Considere alguns pontos:

  • análise de vibrações (vibração no volante ou na caixa de direção);
  • análise dos óleos;
  • análise do estado das superfícies;
  • análise estrutural.
  • Quando trocar o óleo do carro: homem faz a troca do carro
    A troca de óleo é um dos procedimentos realizados durante a revisão do veículo
    Crédito: iStock
    toggle button

    Manutenção Preventiva

    Por último, a manutenção preventiva, como o próprio nome diz, previne que você passe por situações complicadas com seu veículo. É feito um checklist de revisão veicular para evitar agravamentos e trazer mais segurança para o condutor. 

    Além disso, ao realizar essa revisão do carro você tem mais economia, pois evita outras manutenções como a corretiva, e, no caso de automóveis que precisam ter peças importadas, é possível adquirir com antecedência. 

    Onde a revisão do carro pode ser feita?

    O ideal é procurar a própria concessionária para realizar a revisão de carros, porém, uma oficina mecânica ou um profissional de sua confiança também podem realizar essa análise, verificar todos os detalhes do automóvel e corrigir sistemas elétricos e mecânicos que precisarem de manutenção. 

    Porém, não se esqueça de procurar por bons profissionais e oficinas que oferecem segurança no serviço. Assim, você evita retrabalho e não tem problema quanto a qualidade das peças utilizadas durante a troca. 

    Itens revisados na manutenção preventiva

    Para que a manutenção seja feita com qualidade e você tenha bom retorno, é preciso fazer verificações frequentes e dar a atenção necessária, pois o motor pode ter algum problema de regulagem, as luzes podem estar queimadas ou até mesmo a bateria pode estar fraca. Sendo assim, existe uma lista de itens que devem ser observados durante uma revisão automotiva completa.

    • Calibragem dos pneus: os pneus são fundamentais para que você tenha segurança ao dirigir e devem estar em bom estado. É recomendável realizar a calibragem uma vez por semana, entre outros cuidados necessários para conservar os pneus.
    • Alinhamento e balanceamento são importantes para garantir que seu carro esteja sempre estável.
    • Suspensão e amortecedores: esse tópico corrige pontos de fixação e faz a inspeção de inúmeros itens como molas, terminais, bandejas, amortecedores, entre outros. 
    • Troca de óleo: é um componente que garante o bom funcionamento do motor e das demais peças do automóvel. Mas, lembre-se: se o nível estiver abaixo do recomendado, é preciso substituí-lo.
    • Água do radiador: a cada 15 dias você pode solicitar a um frentista ou mecânico para verificar a quantidade de água que evita o superaquecimento do veículo.
    • Luzes externas e internas: todas as luzes do painel, setas, lanternas, farol, luzes de freio, pisca-alerta, entre outros devem funcionar adequadamente.
    • Alinhamento e balanceamento são importantes para garantir estabilidade do veículo
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Veja outros sistemas do carro que devem ser verificados:

      • Embreagem;
      • Motor e câmbio;
      • Cabos elétricos e fios;
      • Bateria;
      • Ar-condicionado (se houver);
      • Filtro de ar e de combustível;
      • Radiador;
      • Sistema elétrico em geral.
      • Quando fazer a revisão do carro?

        A revisão de carros deve ser feita de forma periódica de acordo com a orientação do manual do fabricante - o comum é ser realizada a cada 6 meses, 10 mil quilômetros rodados. Nos carros novos é preciso ficar atento as revisões obrigatórias para não perder a garantia dada pelo fabricante.

        Se o seu carro é usado diariamente, a visita pode ser feita antes deste período indicado e o motorista deve ficar sempre atento aos sinais. Porém, mesmo se o automóvel ficar parado, é importante fazer a revisão, pois alguns itens têm prazo de validade, como o óleo do motor.

        Comentários