Saiba como escolher o carro adequado ao seu perfil

Dúvidas na hora de comprar o modelo que mais atenda às suas necessidades? Confira dicas da Webmotors de como escolher

  1. Home
  2. Dicas
  3. Saiba como escolher o carro adequado ao seu perfil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Escolher o modelo certo de automóvel nem sempre é uma tarefa tão simples, não é mesmo? Afinal de contas, a compra de um veículo geralmente envolve boa parte do nosso orçamento mensal, e ninguém quer se arrepender de uma aquisição como essa depois de fechar o negócio. Por isso, separamos dicas de como escolher um carro adequado para cada perfil de motorista.

Dos iniciantes aos mais experientes, para os diferentes tipos de rotina e número de passageiros, as sugestões a seguir ajudam o consumidor a conciliar o estilo e as qualidades técnicas que um veículo pode oferecer. Acompanhe as perguntas e explicações para montar um checklist de como deve ser um carro feito para você.

Descubra como escolher um carro de acordo com seu perfil

Muita gente não se dá conta, mas escolher um carro tem muito mais a ver com autoconhecimento do que unicamente com pesquisa de modelos. Ao saber mais sobre seu estilo de vida, sua rotina e para que precisa de um automóvel, fica bem mais fácil entender qual o veículo certo. Confira:

Quem é você?

Para pessoas solteiras ou que namoram, mas que andam a maior parte do tempo sozinhas, as opções para encontrar o carro ideal são bem maiores. De todo modo, um conversível, a exemplo do Peugeot 308 CC, ou um hatch pequeno, como o popular Fiat Mobi, costumam agradar esse tipo de motorista.

Thumbnail Fiat Mobi Like
O Fiat Mobi é uma boa opção para quem precisa de um carro pequeno para usar no dia a dia
Crédito: Divulgação
toggle button

Famílias pequenas ou quem não dispensa espaço para caronas, pode optar por conversível de quatro lugares, como o BMW Série 4 Cabrio. Modelos de hatch compacto, como o Chevrolet Onix, também são bastante indicados.

Se você tem uma família grande, vale a pena contar com um carro espaçoso. O mercado tem boas opções sedãs compactos, como Ford Fiesta, médios, como Toyota Corolla, e até mesmo monovolumes compactos, a exemplo do Honda Fit, também garantem uma boa experiência.

Thumbnail Toyota Corolla 2.0 Vvtie Flex Xei
Toyota Corolla é uma escolha certeira para quem quer um carro confiável e com bom espaço
Crédito: Reprodução
toggle button

Agora, se mesmo assim, você acha que precisará de mais espaço, conte modelos maiores de sedãs, como um Nissan Altima, peruas, como a VW Passat Variant, ou minivans, como um Citroën C4 Picasso.

Este é o seu primeiro carro?

Caso este seja seu primeiro veículo, procure pesquisar entre os chamados carros para iniciantes, que são modelos menores e mais “fáceis” de dirigir. Até porque, motoristas que acabaram de tirar a carteira costumam ter receio de dirigir carros que demandam mais tempo de prática para manobrar.

Portanto, talvez seja melhor deixar o seu automóvel dos sonhos para o futuro, e optar por um modelo mais econômico e compacto. Um carro hatch, como Ford Ka ou Fiat Uno, são boas recomendações para quem busca um bom veículo, mas sem precisar recorrer a modelos muito avançados.

Fiat Uno
Se está à procura de um modelo mais econômico e compacto, o Fiat Uno pode entrar na sua lista
Crédito: Divulgação
toggle button

Por que você vai comprar esse carro?

Na sequência de nossas dicas de como escolher um carro: é interessante pensar em como o veículo vai ser utilizado. Por exemplo, quem busca um automóvel para locomoção de curta distância, como ir e voltar do trabalho, um hatch, como o VW Gol, pode ser o suficiente.

No entanto, se você precisa de um carro que o auxilie no trabalho, como carregar volumes, um picape como a Fiat Strada é bastante indicada, e o mesmo vale para vans, como a Renault Master.

Thumbnail Fiat Strada Freedom
Se você está em busca de um carro para carregar volumes, a Fiat Strada é uma das alternativas
Crédito: Divulgação
toggle button

Claro que também há quem queira um carro apenas pelo prazer de dirigir. Nesses casos, estilos de carro coupé, como C 300 Coupé Sport da Mercedes-Benz, são uma boa escolha.

Quantas pessoas vão usar o carro?

Há pouco, explicamos quais os modelos mais adequados para quem está sozinho, com companhia, e até mesmo para grandes famílias. Mas, como escolher um carro que será dirigido por mais de uma pessoa?

Nos casos em que as pessoas que vão dirigir o carro são de perfis diferentes, vale optar por modelos mais versáteis, que garantam robustez e espaço. Aqui vão algumas opções: o multiuso Fiat Doblò, e os crossovers Ford EcoSport ou Renault Duster.

Renault Duster garante versatilidade, robustez e espaço
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Onde o carro será usado?

O ambiente em que o carro vai rodar faz toda a diferença na hora de escolher o modelo certo. Conheça as principais indicações:

  • Na cidade: alguns tipos de carro são recomendados para quem enfrenta muito trânsito no ambiente urbano, principalmente os totalmente automáticos, como Hyundai HB20 e Toyota Etios. Para cidades mais tranquilas, o motorista pode optar por carros mais básicos, inclusive os de câmbio manual.
  • Na estrada: para quem pega a estrada, o ideal é considerar carros que aguentem tanto o asfalto bom como o danificado. Um crossover como o EcoSport ou um SUV do tipo Mitsubishi Pajero dão conta do recado.
  • Off-road: motoristas mais aventureiros podem adquirir um veículo com tração 4x4, na linha dos crossovers, SUVs e picapes, VW CrossFox e Fiat Palio Adventure são alguns dos modelos mais recomendados para rodar em percursos de terra.
  • Hyundai HB20 é uma boa opção para quem precisa de um carro para a cidade
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
    toggle button

    Como escolher um carro de acordo com seu orçamento

    Se já tem em mente o tipo de carro que mais se encaixa com seu perfil, é importante analisar agora qual opção está dentro do seu orçamento. Se perceber que os modelos mais adequados estão acima do que pode pagar, há alternativas, como escolher um carro seminovo, mas sempre leve em conta gastos com manutenção ao longo da vida útil do veículo.

    Entenda as formas de pagamento do seu carro

    Além de saber como escolher um carro e como se planejar financeiramente para pagá-lo, atente-se às formas de pagamento disponíveis. Na maioria das vezes, os consumidores recorrem ao financiamento ou ao consórcio.

    Uma das vantagens do financiamento é que o comprador adquire o veículo a um prazo bem curto se der um valor considerável de entrada. Cabe acrescentar que o melhor financiamento de veículos é aquele em que você consegue bons descontos com o adiantamento de parcelas e que possíveis juros não comprometam suas finanças ao longo dos anos.

    Fazer o financiamento pode ser uma boa alternativa na hora de fechar o negócio de seu novo carro
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Há também o modelo de consórcio, que não possui juros, apresenta menos burocracia e não é necessário pagar a entrada para ter boas condições. No entanto, o comprador pode ter que esperar mais tempo até ser contemplado.

    Comentários