Snorkel permite ao carro "respirar" debaixo d'água

Importante em veículos 4x4 que enfrentam condições extremas, equipamento deve ser instalado em oficinas especializadas

  1. Home
  2. Dicas
  3. Snorkel permite ao carro "respirar" debaixo d'água
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O snorkel é um equipamento fundamental para os veículos 4x4 que são utilizados em condições extremas. Nas trilhas é comum a travessia de alagamentos, rios ou lamaçais, situações que podem provocar a infiltração de água no motor, o que levar ao calço hidráulico e, por fim, a um grande prejuízo.

Thumbnail Snorkel
Snorkel é útil em situações que podem fazer com que a água entre no motor, o que levar ao calço hidráulico
Crédito: Divulgação

Na prática, o snorkel é um equipamento que permite ao veículo “respirar” debaixo d’água - funciona como o acessório utilizado por mergulhadores em águas rasas.

Como funciona o snorkel

O uso do equipamento é quase sempre relacionado a impedir a entrada de água no motor em trechos alagados, mas isso acaba como uma função secundária no dia a dia. No cotidiano, o snorkel serve mais para limpar o ar que entra no motor.

Por ficar em uma posição mais alta que a entrada de ar original do veículo, o equipamento ajuda a evitar que a poeira mais densa levantada pelas rodas seja aspirada pelo motor.

Thumbnail Snorkel Poeira
Por ficar em posição mais alta que a entrada de ar normal, equipamento ajuda a evitar que motor aspire poeira
Crédito: Divulgação

É importante lembrar que o snorkel por si só não torna o veículo capaz de atravessar alagamentos muito profundos, pois a água pode afetar componentes elétricos e da cabine ou infiltrar nos reservatórios de fluidos.

Por se tratar de um acessório, a instalação do snorkel exige um corte na lataria. Geralmente, esse tipo de aplicação não é coberta pela garantia de fábrica do veículo.

Como escolher

A instalação deve ser feita por oficinas e profissionais especializados, para evitar o risco de infiltrações de água e poeira no motor e de corrosão na lataria.

O ideal é utilizar um snorkel de peça única. Quanto menos conexões, menor o risco de infiltrações e vazamentos.

Se possível, escolha um snorkel que tenha sido desenvolvido especificamente para o seu veículo 4x4. Esses equipamentos geralmente não exigem modificações muito extensas no sistema de admissão do motor.

Comentários