Tudo sobre moto e carro alienado

Veículo fica "preso" ao banco até que o financiamento seja quitado como forma de garantia para a instituição financeira

  1. Home
  2. Dicas
  3. Tudo sobre moto e carro alienado
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Imagine a seguinte situação: você compra um carro que não está quitado pelo atual proprietário e não sabe o que fazer. Nesse caso, o veículo que negociado é um "carro alienado", isto é, o automóvel ainda não está com o financiamento quitado e é a garantia do banco de que receberá a dívida.

Ou seja, carro alienado é um veículo que ainda não teve seu financiamento quitado ou está como garantia em um empréstimo em andamento. Na alienação fiduciária, a propriedade do bem é da instituição credora até que a dívida seja paga. Essa é uma forma de obter crédito com juro mais baixo e, ao mesmo tempo, usufruir do bem. 

A aquisição de um produto pode ser feita de diversas formas: à vista, financiado, por meio de consórcio, crédito pessoal, etc. Ao fazer uma compra dividida no cartão, por exemplo, o item pode ser seu ainda que você esteja na primeira de muitas parcelas. A situação é diferente para transações regidas por contratos de alienação fiduciária. Nessas situações, dizemos que o bem está alienado.

O que fazer nessa hora? Vamos explicar ao longo do artigo, e contaremos quais são os riscos envolvidos, como funciona a alienação fiduciária e alguns fatos pertinentes sobre o assunto. Confira!

O que é carro alienado?

Na alienação de carro, basicamente, o veículo é usado pelo comprador, mas o bem está ligado à instituição bancária que fez o financiamento para a sua aquisição. O automóvel é utilizado como garantia em caso de inadimplência. 

Vamos supor que você comprou um carro e não quitou nenhuma das parcelas ou atrasou os pagamentos, o banco poderá pegar o seu veículo e cobrir qualquer prejuízo que tenha tido. Mesmo em caso de dívida com o banco, é possível fazer a venda do carro antes que você passe por transtornos como o descrito acima.

A alienação é um recurso muito utilizado para auxiliar na redução do valor que será pago no financiamento. Isso porque as taxas de juros são muito mais baixas que em outras opções de crédito, por causa da garantia representada pelo carro alienado.

COmo vender um carro financiado
A alienação do carro é um mecanismo que ajuda a instituição financeira a reduzir a taxa de juros do financiamento
Crédito: Divulgação
toggle button

O que é alienação fiduciária?

Para entender o que é alienação fiduciária de veículo, é preciso saber que é um mecanismo que permite ao comprador ter direito de usar o automóvel com o entendimento de que ele não é o legítimo proprietário até o total pagamento da dívida. Sendo assim, o carro é propriedade da instituição financeira durante o período de financiamento.

Como saber se o carro está alienado?

Quer saber se o carro está alienado? É fácil descobrir, pois a indicação fica disponível na documentação. Caso não tenha acesso ao documento, basta usar o número do Renavam e a placa do carro para consultar no site do Detran se o carro está com alguma dívida pendente e todo o histórico. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran de seu estado;
  2. Clique na aba “veículos”;
  3. Selecione “pesquisar débitos e restrições em veículos”;
  4. Insira o Renavam e a placa.
  5. Além de saber se o carro está alienado, é possível checar se o veículo tem outras dívidas. Porém, apesar de ser possível verificar se o automóvel está alienado, você não é capaz de checar, pelo sistema do Detran, quantas parcelas são necessárias para quitar a dívida. Nesse caso, entre em contato com a instituição financeira que liberou o empréstimo. 

    Vantagens de comprar um carro alienado

    Uma das principais vantagens na compra der um carro alienado é o preço, geralmente menor do que um zero-quilômetro. Mas é importante saber que se você for comprar o veículo, é preciso saber o tamanho total da dívida para assumi-la. Faça uma análise da sua situação financeira e tenha certeza das suas reais condições. 

    Tanto para quem compra, quanto para quem vende é essencial estar com todos os documentos do carro em perfeitas condições e atualizados. Por isso, esteja atento se tem algum IPVA, multa ou licenciamento para pagar. Se não souber checar as informações, contrate um despachante para te ajudar. 

    Antes de fechar a compra, avalie a conservação do carro para não ter nenhum problema depois da aquisição. Verifique a situação legal junto ao Detran e confira todos os detalhes do documento na hora da transferência. Um carro alienado não representa nenhum risco, basta seguir as dicas que falamos ao longo do texto para ter a garantia do negócio. 

    Carros Seminovos E Usados 1254x500
    Ao comprar um carro alienado, é possível obter bons descontos e fazer um ótimo negócio
    toggle button

    Como tirar alienação do veículo?

    O processo para retirada da alienação do carro é simples, mas em primeiro lugar você precisa realizar o pagamento de todas as dívidas pendentes para dar a baixa no termo. Dessa forma, você consegue solicitar a emissão do novo CRV, que é o Certificado de Registro do Veículo, e o CRLV Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo. 

    Confira o passo a passo para regularização do documento:

    • Certifique-se de que todos os débitos estão quitados e atualizados: IPVA, seguro DPVAT, taxa de licenciamento (em alguns estados), multas;
    • Preencha o formulário do Detran no site;
    • Pague a Guia de arrecadação;
    • Separe os documentos necessários (recibo de compra e venda, cópia da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência) e dirija-se a uma empresa licenciada para vistoria ou ao Detran.
    • Agora que você já sabe o que significa carro alienado, que tal garantir o seu modelo escolhido em uma plataforma segura e confiável? Com a Webmotors você consegue comprar ou anunciar um carro. Confira!

      Comentários