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5 bons carros que agora podem ter isenção para PCD

Veja esta lista de modelos que, com a nova lei, podem ser comprados com desconto do IPI - prazo vai até o fim do ano

por André Deliberato

O Governo Federal sancionou nesta quinta-feira (15) a Lei nº 14.183/2021 que determina que a partir de agora o cliente PCD (Pessoa Com Deficiência) pode comprar, com isenção total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), carros zero-quilômetro que custem até R$ 140 mil - porém somente até dia 31/12.
É ótima notícia, já que diversos automóveis agora se enquadram no novo teto e podem oferecer versões especiais para esse público. O limite anterior era de R$ 70 mil. Vale lembrar que o desconto é só para o IPI, e não para o ICMS, já que este é estadual. Por conta disso, listamos abaixo cinco modelos interessantes.
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Cinco bons carros para clientes PCD

1. Honda HR-V

Um dos mais desejados era o Honda HR-V, que foi o SUV compacto mais vendido do Brasil entre 2016 e 2017. Alguns amigos meus, aliás, sempre me perguntaram por que a marca deixou de oferecer aquela versão que chegou em 2015 por R$ 69.990, que era a mais atraente financeiramente - hoje o modelo da marca japonesa custa entre R$ 116.600 e R$ 162.900.
Isso significa que o cliente PCD pode levar para casa qualquer uma das três versões do modelo que usa o motor 1.8 aspirado de até 140 cv e 17,3 kgf.m de torque aliado à caixa de câmbio CVT - só a turbo, chamada Touring, custa mais que R$ 140 mil. Os preços oficiais são R$ 116.600 (LX); R$ 123.500 (EX) e R$ 136.700 (EXL).

Fichas técnicas de todas as versões do Honda HR-V

2. Toyota Corolla

Agora o sedã médio mais vendido do Brasil nos últimos anos também poderá voltar a figurar como opção entre os clientes PCD. Isso porque as versões de entrada do carro começam com valores na casa dos R$ 130 mil - a GLi custa R$ 126.490; e a intermediária, XEi, sai por R$ 135.290.
Configurações mais caras que adotam conjunto híbrido já ultrapassam o teto e, portanto, dificilmente terão ofertas para esse segmento, embora seja possível chorar por descontos. O Corolla que se enquadra na nova lei tem motor 2.0 flex de até 177 cv e 21,4 kgf.m de torque combinado a uma caixa de transmissão CVT com simulação de dez marchas.

Fichas técnicas de todas as versões do Toyota Corolla

3. Volkswagen Nivus

Outro queridinho do público brasileiro e que certamente também é do interesse dos clientes PCD é o Volkswagen Nivus, que foi lançado em 2020 e hoje custa de R$ 100.050 a R$ 114.650. Vale destacar, no entanto, que o SUV compacto mais barato da marca hoje em dia é o T-Cross, que tem uma versão destinada a esse público por R$ 92.990.
As duas versões do Nivus são equipadas com o motor 1.0 TSI de até 128 cv e 20,4 kgf.m de torque e câmbio automático de seis marchas. O porta-malas é outro de seus pontos fortes: consegue suportar até 415 litros de capacidade.

Fichas técnicas de todas das duas versões do Volkswagen Nivus
Fichas técnicas de todas das duas versões do Volkswagen T-Cross

4. Fiat Toro

Até a Fiat Toro, a partir de agora, pelo menos até dia 31 de dezembro, poderá ser uma opção a clientes PCD que procuram carros com desconto total do IPI. As versões de entrada da picape - uma com motor 1.8 flex aspirado de R$ 121.909 (Endurance) e duas com o novo motor T270 turboflex, de R$ 127.074 (também Endurance) e R$ 138.440 (Freedom) - se enquadram no novo esquema de classificação.
A Toro mudou de visual e de ofertas recentemente. Nas versões intermediárias, ganhou motor turbo flex GSE de 1,3 litro de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque, que também é movido pelo câmbio automático de seis marchas. Configurações mais caras, Volcano, Ranch e Ultra, são guiadas pelo 2.0 MultiJet turbodiesel, que rende 170 cv e 35,7 kgf.m de torque, mas não se enquadram no novo teto de preço.

Fichas técnicas de todas das duas versões da Fiat Toro

5. Mitsubishi ASX

Até o SUV médio-compacto de entrada da Mitsubishi pode, a partir de agora, entrar no segmento de carros com ofertas para o público PCD. Isso porque a única versão do modelo vendida atualmente no Brasil, a GLS, custa exatos R$ 132.990. O "antigo" ASX, que agora é chamado de Outlander Sport, custa valores que superam o novo teto.
O ASX GLS usa um motor Mivec Duo VVT de 2 litros - flex, aspirado, que rende até 170 cv e 23 kgf.m de torque - acoplado a uma caixa de câmbio automática do tipo CVT que simula seis marchas. Hoje, é o modelo mais barato que a marca japonesa oferece ao consumidor brasileiro.

Ficha técnica do Mitsubishi ASX

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