Os carros automáticos caíram no gosto dos brasileiros. Com veículos de entrada passando a oferecer versões com este tipo de transmissão, uma parcela maior dos consumidores obteve acesso a esta comodidade realmente importante – especialmente no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades.
Por isso, montamos uma lista atualizada dos dez carros automáticos mais baratos do Brasil. Nesse nosso ranking, o Citroën Basalt já faz parte, e com duas versões, assim como o Fiat Cronos!
Outro detalhe interessante é que, além das configurações do novo SUV-cupê da marca francesa, outros quatro carros de marcas da Stellantis. Modelos da Volkswagen, Chevrolet e Toyota completam a lista.
O que chama a atenção nesta lista atualizada é que apenas dois carros automáticos custam, hoje, menos de R$ 100 mil. Detalhe: os dois primeiros colocados são da mesma montadora.
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Na décima colocação vestá o Toyota Yaris (hatchback) na versão de entrada XL. O modelo é equipado com motor 1.5 flex de quatro cilindros, aspirado, que desenvolve 110 cv (e)/105 cv (g) e torque de 14,9 kgf.m (e)/14,3 kgf.m (G). A caixa de transmissão é automática CVT.
O Onix é o único representante da Chevrolet neste top 10. O hatch é equipado com bloco 1.0 flex de três cilindros, aspirado, que desenvolve potência máxima de 116 cv (e/g) e torque de 16,8 kgf.m (e)/16,3 kgf.m (g). A transmissão é automática de seis velocidades (conversor de torque).
O primeiro Fiat a participar dessa seleta lista é o Cronos, em sua versão de entrada Drive automática. Aqui também deixamos de lado os motores turbo de três cilindros para destacar um bloco 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, de 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g). No caso do Cronos, o câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável).
O Fiat Argo Trekking, que custa R$ 105.990, tem mesmo conjunto mecânico do Cronos Drive 1.3 Flex AT: propulsor 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, de 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g), e transmissão automática CVT.
O Basalt chegou muito competitivo, realmente. Na lista dos carros automáticos mais baratos do Brasil a versão intermediária Shine Turbo 200 AT aparece na sexta posição, com preço de R$ 105.899. A configuração tem motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, de 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático do tipo CVT (continuamente variável), que simula sete marchas.
O Volkswagen Polo Sense é o quinto carro automático mais barato do Brasil, partindo de R$ 102.990. No caso do modelo fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o propulsor é um 1.0 turbo de três cilindros, flex, que gera uma potência máxima de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 mkg.f (e/g). A transmissão é automática de seis marchas.
Na configuração Allure Turbo 200 AT, o Peugeot 208 sai por R$ 103.990. No hatch fabricado na Argentina, o casamento motor e câmbio é o mesmo do Basalt, ou seja, motor 1.0 turbo flex, de três cilindros somente, que gera 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático CVT.
O Fiat Argo Drive 1.3 AT Flex já ocupou a posição de carro automático mais barato do Brasil em um passado não muito distante. No entanto, com a chegada de novas versões e novos modelos, acabou caindo para o terceiro lugar. Por R$ 101.990, o hatch traz sob o capô o confiável "coração" 1.3 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 108 cv (e)/87 cv (g) de potência e torque de 13,7 kgf.m (e)/13,2 kgf.m (g). A transmissão é automática do tipo CVT.
O Basalt aparece novamente na lista, agora com a versão Feel Turbo 200 AT. O conjunto mecânico do SUV é composto pelo motor 1.0 flex turbo de três cilindros com 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático CVT.
Pela terceira vez na lista e líder do ranking, a Citroën aparece novamente, agora com o C3 You! Turbo 200 AT, carro automático mais barato do Brasil.
Assim como segundo colocado o carro tem o motor 1.0 flex turbo de três cilindros com 130 cv (e)/125 cv (g) e torque de 20,4 kgf. (e/g). O câmbio é automático CVT.



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