A Stellantis emplacou os cinco carros mais vendidos do Brasil em agosto. O sexto foi o Hyundai HB20. Mais uma vez a trinca Strada (1º), Argo (2º) e Mobi (3º) fecharam o pódio, seguidos de perto por Jeep Compass(4º) e Fiat Toro (5º). Mesmo assim, no total de veículos comercializados, o mês foi de queda se comparado aos números de julho (-2,4%) e também aos de agosto do ano passado (-8,7%).
Todo o início de mês, a Fenabrave, associação que representa concessionárias de todo o país, divulga relatório com os números de vendas de veículos 0 km, com os dados divididos por categoria. Temos em mãos, portanto, os recém-anunciados resultados de agosto de 2021.
Abaixo, WM1 segue a tradição de todo mês e aponta quem foram os líderes das cinco principais categorias do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
Assim como em maio, junho e julho, o Fiat Argo terminou o mês passado com a primeiríssima colocação entre os carros mais vendidos do segmento de hatches. Foram 7.711 unidades emplacadas, algumas à frente do segundo colocado, o Fiat Mobi, que em agosto teve 7.538 licenciamentos.
A terceira posição ficou com o Hyundai HB20, com 6.795 emplacamentos. O Chevrolet Onix, líder do mercado nacional de 2015 a 2020 e, portanto, absoluto na categoria nesse período, terminou agosto na 69ª colocação no geral e na 11ª de seu segmento, com apenas 410 unidades, ainda por conta da crise de chips que atinge o mercado. Mas isso deve mudar em setembro com a chegada da linha 2022.
A medalha de ouro de carros mais vendidos da categoria de sedãs foi do Toyota Corolla em agosto - ele havia perdido o posto em junho para o Fiat Cronos, mas reassumiu a posição em julho e a manteve no mês passado. Foram 4.354 unidades emplacadas do modelo da marca japonesa contra 2.197 licenciamentos do Hyundai HB20S, que terminou com a segunda colocação do segmento em agosto.
Na sequência, o terceiro colocado foi o Fiat Cronos, que emplacou 1.855 unidades no mês passado; e o quarto foi o Volkswagen Voyage, com 1.594 registros, de acordo com o relatório oficial. O Onix Plus, que dominou esse segmento totalmente entre 2019 e 2020, finalizou agosto com apenas 267 registros.
O Jeep Compass, que passou por atualizações este ano e ganhou motor 1.3 turboflex, dominou o segmento de SUVs em agosto e terminou o mês na primeira colocação dos carros mais vendidos entre os utilitários, com 6.819 emplacamentos, seguido de perto pelo irmão Jeep Renegade, o líder no acumulado do ano, que teve 6.710 unidades registros. O terceiro foi o Volkswagen T-Cross, que teve 6.698 licenciamentos.
Na sequência vemos o Hyundai Creta, em quarto, com 4.822 emplacamentos, e o Toyota Corolla Cross, em quinto, com 4.789 veículos emplacados em agosto. No acumulado do ano, nos oito meses já contabilizados, a ordem é Renegade, Compass, Creta, T-Cross e Chevrolet Tracker.
No segmento em que a FCA (Fiat Chrysler Automóveis), agora do conglomerado Stellantis, "domina", nada mudou mais uma vez em agosto: Fiat Strada foi a líder com folga, com 9.111 emplacamentos - e assim a Fiat fica à frente em duas categorias mais uma vez, já que o Argo levou o posto entre os hatches mais uma vez neste mês.
A Fiat Toro (com 6.685 unidades) ficou mais uma vez em segundo - e forma, assim, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria de comerciais leves, como já ocorreu em vários meses de 2020 e deste ano. A Chevrolet S10 foi a terceira, com bons 4.798 licenciamentos, seguida pela Toyota Hilux, com 4.363 registros, e pela Ford Ranger, que teve 2.180 vendas em agosto.
O Porsche 911 vendeu mais 65 unidades em agosto e reforçou a liderança do segmento no geral - para mostrar que pretende, mais uma vez, dominar a categoria no mercado brasileiro, como fez em 2020. O número no acumulado do 911 subiu para 733 - lembre-se que falamos de um carro que custa "iniciais" R$ 689 mil na tabela, mas tem sido vendido por valores ainda mais altos.
Mas o modelo da Porsche não foi o mais vendido no mês passado. A medalha de ouro, desta vez, foi para o BMW Z4, que emplacou 68 unidades, seguido pelo 911 e pelo Porsche Taycan, em terceiro, com 35. Importante lembrar que essa categoria leva em conta só modelos "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6.



Email enviado com sucesso!