Carros de manutenção barata odiados por mecânicos

Fizemos uma lista com cinco modelos que são referência no quesito mecânica e não repetimos um fabricante sequer. Veja!

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Carros de manutenção barata odiados por mecânicos
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Carros confiáveis? Venha comigo. Fizemos uma lista com modelos que certamente fazem mecânicos passar raiva devido à manutenção barata que têm. Não por serem difíceis de mexer, mas por serem tão bem construídos que praticamente não quebram - e se por acaso quebrarem, o conserto é muito mais fácil que o de rivais.

É claro que isso não significa que todas as unidades e gerações desses carros são assim. Falamos da fama de ter manutenção barata que esses modelos criaram, sem considerar dados oficiais, baseados no que conhecemos desses veículos e em opiniões de especialistas, engenheiros do setor, clientes e  mecânicos da área automotiva. Lembra de outro? Deixe no campo de comentários, no "pé" desta página!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os carros mais confiáveis e de manutenção barata

1. Toyota Corolla

O Corolla é feito no Brasil desde 1998 e todas as gerações nacionais do sedã médio japonês são referência em termos de confiabilidade e custo de pós-venda. Pergunte a um dono de Toyota Corolla o que acha da confiança que seu carro lhe passa e a resposta será a mesma: "Não quebra".

Um amigo que mora no condomínio deste escriba é mecânico de uma oficina automotiva e quando questionado sobre o Corolla, a resposta foi até divertida: "Em 17 anos que trabalho com isso até hoje só atendi cinco carros desse. Em todos os carros levei menos de uma hora para arrumar".

Toyota Corolla 2010 Manutenção barata
Toyota Corolla feito no Brasil, independente de geração, é um carro muito confiável
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Volkswagen Fusca

Não tem como não citar o saudoso Volkswagen Fusca nessa lista de carros com manutenção barata. O modelo não é só um dos mais - senão o mais - confiáveis da história, mas também é aquele tipo de carro de mecânica simples, que muitos donos conseguem fazer ajustes e consertos na garagem da própria casa, de tão simples que é mexer no veículo.

Mas fique atento: se você não é adepto e não conhece o assunto, procure ficar longe e veja nessa lista o que dá para fazer no carro em casa sem prejudicá-lo. Na opinião de Reinaldo Rither, o amigo mecânico do meu condomínio, Fusca é igual Lego. "É simples de montar e rápido. Fácil como Lego e versátil. Consigo encaixar até peças de outras marcas. Mas tem que ter uma noção básica", afirma.

Fusca Itamar foi produzido entre 1994 e 1996
Fusca Itamar foi produzido - ou melhor, voltou a ser, por ordem do ex-presidente - entre 1994 e 1996
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Fiat Uno Mille

A referência da Fiat quando se fala em baixa manutenção é o Uno Mille, clássico compacto da marca italiana que foi fabricado e vendido no Brasil entre 1984 e 2014. O Mille é uma espécie de "Fusca da Fiat", embora tenham coexistido em épocas diferentes e convivido por pouco tempo. De peças baratas e soluções simples, o Uninho chegou até a inovar ao lançar novas tecnologias, mas sempre "assustou" mecânicos - justamente por ser fácil e barato de se consertar.

Angela Sabino, dona de casa e de um Uno 1994, conta que comprou seu carro zero km e que até hoje não teve problemas com ele. "Só fiz manutenção básica, que inclui componentes de desgaste natural. Já são quase 30 anos com o carro", diz Angela, que complementa: "não quebra e também é barato para se arrumar".

Fiat Uno Mille Grazie Mille Manutenção barata
Fiat Uno Mille teve até uma versão de despedida, chamada "Grazie Mille"
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Honda Fit

Mais um carro que não quebra, na opinião de especialistas e até de consumidores. "Toyota e Honda, especialmente Corolla e Fit, são carros extremamente seguros e confiáveis, que dá para comprar sem medo", revela Vanessa Vieira, empresária, dona de um Fit há mais de dez anos e que já teve Corolla e até um Tucson em sua garagem.

Na opinião de Rither, a visão que os mecânicos têm sobre o Honda Fit, que deixou de ser produzido no fim do ano passado, é muito parecida com a do Corolla. "É um carro muito confiável, que dificilmente quebra e aguenta tranco por muitos e muitos quilômetros", explica.

Honda Fit 1.4 Lx 16v Flex 4p Automatico Wmimagem08532663465
Honda Fit está em sua 3ª geração no Brasil e todas são confiáveis e têm fama de inquebráveis
toggle button

5. Chevrolet Onix

O carro mais vendido do Brasil de 2015 a 2020 é outra referência no quesito baixa manutenção. Além disso, o fato de ser o veículo de entrada da Chevrolet e o carro mais emplacado da década passada influencia no sentido de confiança. "O Onix não passa por um bom momento hoje, mas por causa da falta de peças de fornecedores. Isso não muda o fato de ser um carro bem parrudo", avalia Rither.

O Chevrolet Onix trocou de geração em 2019 e ganhou motor turbo e mais tecnologia. "Isso não mudou em nada a facilidade de mexer na parte mecânica", revela o mecânico. O carro da Chevrolet sofreu com a crise de semicondutores, o que inviabilizou sua produção por um tempo. "Tive um Onix por sete anos e um único problema só depois dos 150 mil km, mas nunca quebrou", conta Lucas Pereira, chef de cozinha de Santos (SP).

Onix passou por uma reestilização em 2016 e trocou de geração em 2019. É outro carro inquebrável
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários