O que posso fazer no carro em casa? Essa é uma das perguntas que muitos engenheiros e mecânicos já me fizeram sobre um automóvel. Afinal, para quem entende - e gosta - do assunto, poucas coisas são tão divertidas quanto desmontar e remontar um equipamento - seja um chuveiro, um armário ou um... carro.
Mas quanto custa essa brincadeira quando o assunto é justamente um veículo motorizado e sobre rodas? E o que você pode fazer em casa sem interferir na garantia do carro, se ela ainda existir? Vamos listar abaixo cuidados e preços de serviços que você mesmo pode assumir - e lembrar de outros que só devem ser feitos em oficinas especializadas e/ou na concessionária.
Resumidamente, alguns conhecimentos básicos de mecânica permitem que algumas substituições de peças e outros componentes possam ser feitas sem ajuda de um profissional, o que pode aliviar seu bolso. Mas são coisas simples. "Com a profusão de recursos eletrônicos de um carro, a realidade é que pouco dá para ser feito dentro da garagem", avalia Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.
Vale destacar que valores gastos com IPVA, seguro, possíveis multas, estacionamento e combustível são alguns dos quais não podemos fugir. Ou seja: no chão da garagem de casa, o máximo que podemos fazer hoje em dia, em carros novos, é o seguinte:
Os limpadores de para-brisa são fundamentais para garantir a visibilidade em dias de chuva, seja na estrada ou na cidade. E essas peças também têm vida útil considerada até limitada, embora muita gente não saiba - duram, em média, seis meses até começarem a ressecar, riscar o vidro e/ou até quebrar.
A troca das palhetas dos limpadores é simples e pode ser feita por você mesmo. É preciso somente ter cuidado para não forçar o braço da peça a ponto de quebrá-lo. Encontre novas unidades em um posto de combustível ou loja de autopeças que seja compatível com seu modelo e siga o passo a passo - que pode vir na própria embalagem. Uma dupla totalmente nova custa de R$ 10 a R$ 30.
É preciso seguir os padrões do fabricante descritos no manual do proprietário, conforme já publicamos aqui no WM1, quando falamos sobre cuidados com esse item da manutenção. Se você verificar o nível do líquido toda semana ou, por exemplo, antes de viajar, isso já ajuda muito na saúde do carro. Mas atenção: faça o procedimento somente quando o motor estiver frio. Os líquidos de arrefecimento mais comuns do mercado custam de R$ 10 a R$ 40.
O primeiro passo é perceber se o fluido de arrefecimento está nivelado adequadamente, de acordo com a marcação no próprio reservatório. Não deixe de completar, caso esteja abaixo da marca, mas use o líquido indicado pelo fabricante. A informação está, claro, no manual do proprietário.
Isso também pode ser feito no seu carro quando estiver em casa. Veja no manual onde é o local para abastecer - normalmente, ele é fechado por uma tampa amarela ou laranja sob o capô, próximo ao motor, que pode ter até um desenho de um para-brisa com um jato d'água. O líquido prioritário é água.
Outra coisa possível de fazer em casa é trocar o filtro do ar-condicionado, que custa cerca de R$ 30. No entanto, tome cuidado e siga todos os procedimentos descritos no manual do fabricante. Não se esqueça que a limpeza de todo o sistema e a troca do filtro devem ser realizadas anualmente, mas esse prazo pode ser menor se você morar em regiões muito poluídas.
Esta é uma das manutenções que pode até virar um hábito. Veja no manual (ou na coluna B nos carros que tiverem essa informação exposta naquele lugar) a pressão correta dos pneus de seu automóvel e calibre-os regularmente na medida exata - uma vez por semana ou quinzenalmente são boas periodicidades. Não se esqueça do estepe.
O serviço é gratuito e o calibrador pode ser encontrado em qualquer posto de combustível, mas se você preferir fazer em casa, um equipamento manual simples custa aproximadamente R$ 40. O automático de parede, igual ao do posto, varia entre R$ 600 e R$ 800. Já um compressor portátil automático beira os R$ 400. Tem dúvidas de como fazer? Clique aqui e sane todas elas.