O Brasil vive um momento de expansão das opções de carros híbridos. Se no começo apenas a Toyota oferecia o Prius, hoje boa parte das marcas já têm modelos com essa tecnologia em sua gama no país.
Isso se traduz, claro, em números. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, foram emplacados 7.290 veículos híbridos e elétricos no país de janeiro a abril deste ano. Este, segundo a ABVE, foi o melhor quadrimestre da história para os eletrificados.
No mesmo período, 3.869 híbridos e 2.993 híbridos plug-in foram emplacados, totalizando 6.682 unidades. Isso representa 94% das vendas de eletrificados de janeiro a abril.
Se cada vez mais modelos zero quilômetro deixam as revendas, a tendência é de que haja maior oferta de carros rodados. Por isso, o WM1 separou cinco bons híbridos seminovos para você que está em busca de um eletrificado.
Muita gente pode torcer o nariz e ter medo de comprar um híbrido seminovo, especialmente pela questão do custo de uma bateria, caso precise ser trocada. Por esse motivo, separamos carros híbridos com no máximo cinco anos de uso. Lembre-se que a maioria das baterias vem com de oito a 10 anos de garantia.
Já sobre a questão da manutenção, nesse modelos, a bateria é composta por diversas células. Nesse caso, se necessitar de troca, é feita somente na célula que apresentar problema. Confira as ofertas abaixo de híbridos seminovos.
Obviamente, a lista de híbridos seminovos precisava começar com o Prius. Ao considerar já unidades da segunda geração, o modelo usa o motor a combustão 1.8 de 98 cv e 14,2 kgf.m associado a um elétrico de 72 cv e 16,6 kgf.m. O preço médio na Webmotors é de R$ 78,3 mil para unidades 2017, mas há ofertas na casa dos R$ 75 mil.
Se quer algo mais premium, mas com a mesma confiabilidade da Toyota, a escolha pode ser um Lexus como híbrido seminovo. No caso do CT200h, a motorização é a mesma do Prius. Os preços também são parecidos, com ofertas iniciando em R$ 94 mil.
Você precisa de mais espaço? O Fusion pode ser uma opção. O preço inicial fica na casa de R$ 91 mil, para unidades 2016. Neste caso, o motor 2.0 de 143 cv e 17,8 kgf.m de torque é associado a um elétrico de 120 cv e 18 kgf.m. O valor máximo cobrado pelo três volumes na Webmotors é de R$ 145 mil, para veículo 2018.
Caso sua paixão seja o Corolla, dá para encontrar unidades de híbridos seminovos pouco rodadas com preços a partir de R$ 90 mil. A motorização é a mesma do Prius, mas com a vantagem de ter tecnologia flex.
Por fim, se deseja entrar no mundo dos SUVs e, de quebra, no mercado premium, uma saída é o Countryman híbrido plug-in. Os preços partem de R$ 196 mil. O modelo traz o motor 1.5 turbo de três cilindros com 136 cv e 22,4 kgf.m de torque associado a um motor elétrico de 88 cv e 16,4 kgf.m. A autonomia elétrica é de 40 km e a recarga leva duas horas.