Cinco modelos usados que ainda são bom negócio

Fizemos uma lista com alguns dos modelos que estiveram na nossa série ao longo do ano e que continuam bem no mercado

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Cinco modelos usados que ainda são bom negócio
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ao longo de 2023, a nossa série "Usado Novo" falou bastante sobre a oportunidade no mercado de modelos seminovos e usados. Foram indicações de subcompactos, hatches e sedãs que podem ser boas oportunidades para quem busca bom preço e modelos confiáveis.

Diante do aumento na procura pelos "velhinhos" no mercado durante 2023 - apontada por levantamento da federação que reúne as lojas de usados (Fenauto) -, fizemos uma lista com cinco modelos que continuam sendo uma boa opção de compra em 2024.

Fiat Grand Siena
O Fiat Siena virou Grand Siena e justificou o novo primeiro nome com mais espaço e porta-malas maior que antes
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

1. Fiat Grand Siena

O mercado dos sedãs não está no seu melhor momento no Brasil, mas nem sempre foi assim. No início dos anos 2010, por exemplo, os três volumes ainda eram muito valorizados. Especialmente para quem trabalhava dirigindo e também buscava um carro para a família.

Foi logo nesse período, inclusive, que a Fiat atualizou o Siena. A segunda geração do sedã foi apresentada oficialmente em 2012 e veio com uma mudança de nome. Fazia sentido, porque se tratava de um carro realmente diferente do cansado antecessor.

Conhecido por sua robustez mecânica, o agora Grand Siena ganhou design mais atual e um tamanho mais convincente - com ganho de 14 cm no entre-eixos, que saltou para 2,51 m -, e o porta-malas passou para 520 litros (20 litros a mais que antes).

O sedã manteve as opções de motorização: 1.6 E.torQ, de 117 cv e 16,8 kgf.m de torque, além do 1.4 Fire, de 88 cv e 12,5 kgf.m. O câmbio podia ser o tradicional manual de cinco marchas ou a opção automatizada Dualogic, também de cinco.

Se você busca um sedã eficiente e seguro, o Grand Siena é uma boa alternativa. No estoque da Webmotors, há unidades do três volumes sendo negociadas a partir de R$ 25.977.

Ford Ecosport 2015
Crédito: Divulgação/Ford
toggle button

2. Ford Ecosport

O Ford EcoSport foi - e ainda é - um dos carros mais importantes do mercado brasileiro nos últimos 20 anos. Primeiro SUV compacto do país, criou tendência e inaugurou o próprio segmento em 2003, ano em que foi apresentado pela marca americana.

Na sua 2ª geração, lançada em 2012, elevou o patamar do já cansado SUV compacto e conseguiu renovar o público do modelo. Nessa geração, o modelo tinha como pontos fortes o visual, a posição de direção, a tecnologia a bordo e também o nível de segurança.

A mecânica teve três opções de motores ao longo dos quase 10 anos de vida da segunda geração do SUV. O mais recente foi o motor flex Dragon 1.5 aspirado, de 137 cv e 16,2 kgf.m de torque, nas versões com tração dianteira. O modelo também teve a opção Storm, com tração 4x4 e motor 2.0 aspirado de 176 cv.

Atualmente, o Ecosport de 2ª geração é encontrado com preços a partir de R$ 39.977 no estoque da Webmotors.

A Chevrolet Spin ocupou o espaço de Meriva e Zafira. Fez sucesso e vai ganhar nova geração
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Chevrolet Spin

A Spin foi lançada no Brasil em 2012 para assumir um lugar deixado por outros dois modelos no portfólio da Chevrolet. Sucessora de Meriva e Zafira, a minivan sempre foi muito bem avaliada por seu espaço interno, pela alternativa de sete lugares e por sua relação interessante de custo-benefício.

Uma dessas opções bem avaliadas, pelo que entregava, embora só tivesse cinco lugares (até a linha 2019), era a versão aventureira Activ. Equipada com o mesmo motor 1.8 Familia I das demais versões, o modelo apostava em um visual mais ousado, de estilo aventureiro, para dar uma pitada de graça em um carro considerado quase sempre racional demais.

O modelo pode ser encontrado no estoque da Webmotors com preços a partir de R$ 41.699.

O Volkswagen Up chegou ao mercado em 2014 com duas ou quatro portas e seis configurações
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Volkswagen Up!

O Volkswagen Up! chegou ao Brasil em 2014 com a missão de ocupar uma lacuna deixada pelo fim da produção do Gol geração IV. Com isso, o modelo assumiu o posto de porta de entrada da Volkswagen.

Inicialmente, o modelo era vendido em duas opções de carrocerias, com quatro ou duas portas e seis versões: Take Up!, Move Up!, High Up!, Black Up!, Red Up! e White Up!.

O preço inicialmente era até competitivo, especialmente se considerássemos os pontos positivos do modelo ante os seus rivais. Na prática, graças à plataforma modular PQ12, o Up! tinha um projeto bem mais seguro, além de entregar uma motorização atualizada e bem mais eficiente - o modelo usava o motor EA211 1.0 12V aspirado, com bloco de alumínio e tanquinho de partida a frio, que rendia até 82 cv e 10,4 kgf.m de torque.

Vale lembrar que à época o Up! brigava com os recém-chegados Chevrolet Onix, Hyundai HB20, além dos valentes Fiat Palio e Uno. Nessa época, o subcompacto tinha preços que partiam de R$ 26 mil.

Atualmente, o subcompacto usado pode ser considerado um dos mais valorizados do mercado e tem preços começando em R$ 26.900 no estoque da Webmotors.

O Hyundai HB20 surgiu em 2012 e logo fez sucesso.
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Hyundai HB20

A primeira geração do Hyundai HB20, lançada em 2012, causou um alvoroço no mercado dos hatches por conta do seu estilo. Era diferente de tudo que estava disponível no mercado, mas não causava estranheza - e, por isso, fez sucesso logo de cara.

Não era só estilo, é claro. O modelo também sempre foi elogiado por seu acabamento, mecânica e boa lista de equipamentos oferecidos já de série. Era um bom conjunto e, por isso, conquistou os consumidores brasileiros.

O hatch era equipado com motor da família Kappa, era o 1.0 12V três cilindros, que rendia 80 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque. Na medida para um compacto urbano. A segunda opção era o Gamma 1.6 16V aspirado, capaz de render até 128 cv de potência e 16,5 kgf.m de torque. O câmbio manual de cinco marchas podia ser casado com as duas motorizações, mas o 1.6 tinha versões automáticas.

Confira aqui anúncios do Hyundai HB20 de 1ª geração no estoque da Webmotors. O modelo pode ser encontrado com preços a partir de R$ 27.990.

Comentários
Wid badge