Como trocar de carro na quarentena?

Com os desafios do isolamento, confira se vale a pena comprar agora e como fazer isso de forma segura e prática

  1. Home
  2. Bolso
  3. Como trocar de carro na quarentena?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Trocar de carro ou não? Eis uma dúvida para quem precisa de fôlego econômico nesta quarentena – e principalmente nos tempos incertos que virão pós-pandemia.

Se o home office não é opção, possivelmente você está na ponta do lápis a fim de descobrir onde economizar. Trocar de carro pode ser uma saída, sim, uma vez que ninguém sabe quando tudo voltará ao normal.

Afinal, um automóvel continua necessário para atividades fundamentais, como ir trabalhar, fazer compras básicas de mercado e farmácia — sem falar, claro, nas necessidades emergenciais de hospitais. Se você tem filhos, sabe disso como poucos.

Neste “novo normal”, trocar de carro por um mais barato é uma alternativa prática. E como o cenário não está fácil para ninguém, o lugar da incerteza é tanto para quem compra, quanto para quem vende. Então, um modelo mais econômico, com manutenção mais barata, é saída para gastar menos, sem precisar abrir mão de um bem tão necessário.

Trocar de carro durante a quarentena é possível?

Sim! Você pode comprar carro online, já que a maior parte das concessionárias mantém o atendimento ao cliente, inclusive com vendedor disponível para apresentar opções e tirar dúvidas. Hoje, os aplicativos de comunicação com os clientes suprem bem a necessidade de informações claras e eficientes.

Assim, você pode comprar um veículo novo, usado ou seminovo ou trocar de carro desta forma. Para isso, basta pedir o catálogo disponível. Peça também vídeos dos carros que mais agradar ou fotos mais detalhadas, para conferir, por exemplo, o estado da pintura, dos bancos, dos vidros, dos pneus, das rodas e outras partes do automóvel.

Todas essas ferramentas estão disponíveis na Webmotors, por exemplo. O maior portal de vendas de veículos do país oferece o CarDelivery, sistema que permite que todo o processo de compra do automóvel - inclusive test drive, avaliação do usado, financiamento e entrega do modelo novo - seja feito sem sair de casa.

Dentro do site também é possível agendar videochamadas com o anunciante para ter mais detalhes do modelo do seu interesse. Basta procurar os anúncios com esta opção.

Mas trocar de carro via internet é confiável?

Sim! Há marcas e agências de imensa credibilidade, nas quais você pode confiar. De todo modo, na hora da compra, certifique-se de que os carros tenham passado pela Vistoria Cautelar e que tenham selo de procedência, além do laudo cautelar. Isso garante que as informações anunciadas estejam corretas.

Além disso, hoje, grande parte do processo já é online, como o envio e emissão de documentos, além das transferências bancárias. Então, fique tranquilo para realizar a compra do seu carro via internet.

E posso fazer test-drive?

Uma vez que a maior parte dos processos já pode ser feita online, as idas às concessionárias e agências serão exceções. Neste caso, como fica o test-drive? Algumas empresas que vendem carro levam o modelo escolhido até o comprador em potencial — como um delivery mesmo. Quem leva o carro não mantém contato com o comprador e o uso de álcool em gel e máscara é obrigatório.

teclado de computador com o desenho de carro na tecla enter
icon photo
Legenda: Trocar de carro pela internet é uma opção segura e prática para ambas as partes da negociação
Crédito: iStock

Vale lembrar mais uma vez que ao usar o filtro CarDelivery na Webmotors, você pode ver os anúncios de diferentes carros onde tudo pode ser feito de forma digital.

Documentação do carro durante a quarentena e pandemia

O site do Detran de São Paulo, por exemplo, está apto para atender mais de 40 tipos de serviço. Alguns cartórios também já têm sistemas para serviços digitais, embora estes funcionem, hoje, quase que normalmente dentro das mesmas regras estabelecidas pela OMS.

Outra facilidade é que documentos, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), já podem ser impressos em casa, isso em mais de 13 estados. Algo parece certo na vida pós-pandemia: simplificar processos e serviços será definitivo para os negócios prosperarem. Não hesite em perguntar todas as vantagens oferecidas.

Como trocar carro financiado?

Você estava numa época de vacas gordas, comprou um carrão financiado, daí veio a pandemia e jogou seu sonho por terra? Não importa se você perdeu o emprego ou não, manter um carrão numa época como esta não é tarefa fácil. Mas é, sim, possível trocar de carro financiado.

Muita coisa pode acontecer quando se assume uma dívida de médio e longo prazos — inclusive o inesperado, uma pandemia! Neste caso, há três saídas possíveis.

Quitar a dívida

A primeira saída é que você pode quitar toda a dívida junto ao banco. Antes de pensar que não pode raspar a poupança em tempos tão incertos, esta tem sido uma boa época para vantajosas negociações. Você pode conseguir significativos descontos, devido ao abatimento dos juros.

Importante: todo mundo está no mesmo barco. Logo, as financeiras estão com receio da inadimplência, o que é vantagem para você na hora de negociar.

Transferir o financiamento

Aqui, você pode transferir o financiamento para outra pessoa, que assumirá as parcelas restantes. Neste caso, é necessário ir com o comprador em potencial até a instituição financeira que realizou a transação. Ambos passarão por análise de crédito.

Atenção: se uma pessoa conhecida fizer uma proposta e você estiver pouco a fim de quebrar o isolamento social para ir ao banco, muito cuidado! Acordo de cavalheiros não é uma boa ideia neste tipo de compra e venda. As instituições financeiras existem justamente para assegurar todas as partes.

Vender o veículo

Você pode vender para concessionárias ou lojas de carro que quitarão a dívida no seu lugar. Neste caso, a conta precisa ser muito bem feita, porque o valor da dívida pode ser maior do que o do automóvel, devido aos juros. Mas esta é uma ótima opção para quem deseja negociar com rapidez, segurança e até trocar de carro. Veja o passo a passo de como vender o veículo financiado aqui.

Posso dar carro de entrada na hora da troca?

Em alguns lugares, pode. Aqui, na Webmotors, há uma maneira excelente de fazer isso: o Troca+Troco. Não dissemos que há marcas confiáveis na internet para trocar de carro? Estamos aqui para ajudar você!

O que é o Troca+Troco?

O Troca+Troco foi criado para quem precisa organizar as finanças, mas não quer ficar sem o carro nesse momento. Então, ele reúne estabelecimentos que permitem a troca do seu carro seminovo por um modelo de menor valor. E o dinheiro da diferença é todinho seu!

Como encontrar uma loja com Troca+Troco?

Em nosso site, há ofertas de veículos com o selo Troca+Troco. Procure um modelo que goste e, se o anúncio interessar, você já pode enviar uma proposta. E lembre-se: se preferir não sair de casa para trocar de carro, o CarDelivery permite que toda a negociação seja feita online.

Conheça mais desses dois serviços da Webmotors e já procure modelos que vão facilitar a sua vida nesta quarentena. Economia é a palavra de ordem! Conte com a gente pra isso.

Comentários