O WM1 faz parte da Webmotors, o maior portal de vendas de carro na internet do Brasil. E, nessa matéria, vamos mostrar algumas dicas básicas para valorizar o carro quando for anunciar. Fotos e um bom texto na descrição podem te fazer vender o automóvel muito mais rápido.
Vamos começar pelas fotos. Afinal, os olhos ajudam a despertar o interesse de um comprador. Isso é dito, não só por nós, mas pelo marketing. Em quase todas as redações de sites, revistas e jornais, temos alguns padrões: "poses" que sempre devem ser feitas. São aquelas fotos básicas que você pode fazer do seu carro para anunciá-lo.
São cinco fotos básicas: frente 3/4, perfil, traseira 3/4, motor e interior. Com imagens nestas posições, exemplificadas nas fotos desta matéria, você estará com um anúncio melhor do que boa parte dos ofertados. Além dessas, registre alguns detalhes: faróis, lanternas, porta-malas, com todas as portas abertas etc.
Como dito anteriormente, as fotos ajudam a estimular um possível comprador. Por isso, valorize o carro que vai anunciar com um fundo legal. Mesmo que seja um muro branco. Qualquer local aberto é mais interessante do que uma apertada garagem ou um ambiente sujo e escuro.
O ideal sempre é utilizar a luz do sol, com o carro limpinho (capriche no pretinho nos pneus). Mas se não for possível, procure um local bem iluminado para as fotos. Evite o contraluz na foto, que deixará o carro "escurecido" e difícil de visualizar nas imagens.
Outra dica em relação ao sol, é que esteja incidindo sobre a quina e rodas da posição 3/4 que você esteja usando. Isso evita sombras que podem "esconder" a lateral do carro.
Importante: nada de tampar a placa com o dedo ou um pano sujo. Lembre-se de que aparência é tudo. Coloque um papel ou edite a foto no celular.
Para a foto do interior, não há muito segredo. Sente-se bem no meio do banco traseiro e fotografe o painel. Valorize detalhes, como a quilometragem no quadro de instrumentos, um aparelho de rádio novinho, entre outros detalhes relevantes.
Outro fator muito importante em um anúncio é a descrição. Não tenha pressa e descreva bem o carro. Quilometragem, opcionais, condições de uso, manutenções etc. Seja sincero. Mesmo que o carro tenha defeitos, relate-os no anúncio. Esse é o último estágio antes do possível comprador entrar em contato.
Na plataforma da Webmotors, há itens que facilitam a vida de quem vai vender e de quem vai comprar. São opções selecionáveis, que indicam quais equipamentos o carro tem, se o proprietário aceita troca por outros veículos, se o IPVA está pago, entre outros. Use essas ferramentas sem moderação.