Dicas para você comprar um carro usado

Confira as dicas do WM1 para fazer uma negociação mais mais segura e econômica quando for adquirir um novo modelo

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Dicas para você comprar um carro usado
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A compra de carros seminovos se consolidou como parte importante do mercado de automóveis no Brasil há muito tempo, e cada vez mais pessoas recorrem a essa categoria na hora de adquirir um veículo. Entretanto, a prática ainda gera dúvidas: afinal de contas, como comprar carro usado de forma segura e que garanta um bom negócio?

Em geral, a compra de usados é considerada vantajosa financeiramente. Mas, de acordo com especialistas, é preciso checar alguns itens antes da compra, como o estado de conservação do veículo, preços e formas de pagamento, documentação e outros trâmites de segurança.

Para ajudar você a fechar um bom negócio, apresentamos dicas de como comprar carro usado de forma adequada, para evitar futuros contratempos com o veículo. Além disso, reservamos alguns macetes para que você encontre o automóvel que mais combina com suas necessidades. Veja a seguir.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Escolha o modelo de carro ideal para você

Como tudo na vida, a aquisição de um veículo requer muito planejamento, e isso envolve saber bem qual o melhor carro usado para comprar de acordo com as suas preferências. Para chegar a essa definição, a principal sugestão é conhecer as particularidades de cada tipo de carro.

Se você pretende dirigir na cidade, por exemplo, pode optar por um modelo mais compacto e econômico, como os hatches Chevrolet Onix, Ford Ka ou Hyundai HB20. Para famílias, modelos de sedãs são mais atrativos, pois oferecem maior espaço interno e porta-malas grande, carros como Volkswagen Voyage, Ford Ka Sedan e Chevrolet Joy Plus são alguns dos mais famosos.

Já quem busca um carro para viajar, pode escolher modelos de SUV, que possuem mais potência e espaço para os passageiros. Altos e robustos, foram criados para enfrentar terrenos off-road, mas também são bastante utilizados nas cidades, como as linhas Jeep Compass e Renegade.

Pesquise preços e a formas de pagamento

Os preços podem ser muito voláteis na compra e venda de carros usados. Por isso, a pesquisa, o planejamento financeiro e a definição da forma de pagamento são essenciais. Para esse processo, procure seguir orientações como:

  • Faça seu planejamento financeiro: Conheça bem o seu bolso antes de comprar, leve em conta não só o valor do financiamento, mas gastos com manutenção, combustível, IPVA, seguro e licenciamento, entre outros. Lembre-se também de fixar um limite de quanto pode gastar, assim evita de embarcar em um negócio que não poderá pagar no futuro.
  • Saiba onde pesquisar os preços: Além de acompanhar a oscilação dos valores de carros usados para comprar em fontes como a Tabela Fipe, compare anúncios de carros do mesmo modelo, ano e versão que você se interessa para saber se os preços são compatíveis.
  • Avalie condições de financiamento: Muita gente fica em dúvida sobre como financiar um carro usado, e pula etapas importantes. Uma delas é a análise de crédito junto à instituição financeira, fase em que é preciso considerar que o financiamento só pode comprometer até 30% da sua renda. Outra recomendação é realizar mais de uma simulação para identificar a opção ideal de pagamento. Especialistas também sugerem que o consumidor economize para dar a maior entrada possível, pois com isso, o gasto com juros pode ser menor.
  • Analise o estado de conservação geral do veículo

    Encontrou o carro que mais combina com você? Então, a próxima etapa é conhecer cuidados imprescindíveis de como comprar carros usados com segurança. São eles:

    1. Placa

    Levante dados pelo número da placa, para saber se não há multas ou impostos atrasados, e cheque se a identificação do veículo está de acordo com a marca e o modelo anunciados.

    2. Mecânica

    Se for conhecer o veículo presencialmente, abra o capô e veja se porcas, parafusos e outras peças são originais, e se não há sinais de reparos malfeitos. O mesmo vale para o porta-malas, que deve ter forro e assoalho do bagageiro analisados. Observe também possíveis alterações de cores em partes da carroceria e se as portas fecham sem precisar fazer esforço.

    Como comprar carro usado requer um parecer mais técnico, você pode pedir para que um mecânico de confiança o acompanhe, ou levar o veículo até a oficina para uma inspeção. Verifique ainda se o automóvel passou por todas as revisões obrigatórias da compra de carros usados e faça um teste drive antes de fechar negócio. Ao dirigir, perceba se o motor não apresenta falhas ou barulhos e trepidações incomuns.

    Agora se você decidiu comprar carro usado em outro estado ou em uma cidade distante, existem serviços como o CarDelivery, em que é possível adquirir um veículo sem precisar sair de casa. É só encontrar as opções disponíveis no site da Webmotors, agendar uma videochamada para saber de todos os detalhes e esperar pelo automóvel. O legal é que, nesses casos, o carro passa por revisão e higienização antes do test drive e da entrega.

    3. Quilometragem

    Ainda na vistoria, verifique se o estado geral do veículo coincide com a quilometragem informada, bem como possíveis desgastes irregulares nos pneus. Frouxidão e arranhões nas peças internas e até mesmo mofo também podem indicar que o automóvel é mais rodado do que o anunciado.

    4. Documentação

    Os documentos básicos para compra e venda de carros usados são o Certificado de Registro do Veículo (CRV), que comprova a negociação, e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório e permite a circulação do automóvel. Geralmente, a loja ou concessionária prepara essa documentação. Já nos casos de compra por pessoa física, um despachante pode realizar esse serviço.

    De todo modo, a transferência de proprietários requer os seguintes documentos:

    •         RG (original e cópia) e CPF do proprietário;
    •         Comprovante de residência (original e cópia);
    •         Notas de pagamento do primeiro registro e do emplacamento;
    •         Formulário do Renavam (emitido no site do Detran);
    •         Decalque do chassi;
    •         Nota fiscal da revenda (emitida pela concessionária ou fabricante).
    • Compre em lugares especializados em venda de carros usados

      Existem diversos meios de negociação de carros usados, como concessionárias de veículos – que comercializam os seminovos envolvidos nas compras dos modelos zero-quilômetro – e agências especializadas nesse tipo de venda.

      Porém, não há nada como comprar carro usado de maneira segura e com formas acessíveis de pagamento. Por isso, na hora de escolher um site para comprar carro usado, você pode contar com o catálogo da Webmotors, que apresenta modelos diversos e disponíveis em todo o país.

      Tags:Mercado
      Comentários
      Wid badge