O Renault Kwid E-Tech, subcompacto 100% elétrico e veículo mais acessível da gama sustentável da marca francesa, agora custa R$ 99.990 - a mudança de preço acontece um dia após o vazamento do possível preço do BYD Dolphin Mini.
O modelo foi lançado no Brasil em 2022. Chegou por R$ 142.990, depois subiu para R$ 146.990, caiu para R$ 139.990 e, antes da mudança anunciada nesta quarta (7), custava R$ 123.490. Um dos rivais, o JAC e-JS1 também teve redução de preço recentemente. Efeito do compacto da BYD?
Pequeno - mas maior que Caoa Chery iCar e JAC e-JS1 -, o Kwid E-Tech tem bateria com 26,8 kWh de capacidade, que pode ser recarregada em tomada doméstica de 110 ou 220 Volts. Seu motor elétrico é capaz de entregar 65 cv e 11,5 kgf.m de torque.
A autonomia declarada pela empresa é de 185 quilômetros, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Vale lembrar que além do Kwid, a Renault também vende no Brasil o Megane E-Tech e o Kangoo E-Tech.
O carrinho pede 56 minutos para a carga de 0 a 80% em carregadores ultrarrápidos de corrente contínua (DC), 3h45min em carregadores rápidos de corrente alternada (AC) de 32A (Ampéres), 6h50min nos AC de 16A, 10h43min em tomadas de 220 Volts e 18h34min nas tomadas de 127 Volts.
Neste outro link, um comparativo completo entre Renault Kwid E-Tech, JAC e-JS1 e Caoa Chery iCar.
Em dimensões, o carro da Renault é um pouquinho maior que sua versão movida por motor térmico e que todos os rivais aqui mencionados: são 3,73 m de comprimento, 1,58 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos (o Kwid convencional tem 3,68 m, 1,58 m, 1,47 m e 2,42 m, respectivamente). Ambos têm o mesmo bagageiro: 290 litros.