Donos apontam pontos positivos e negativos do Mobi

Modelo subcompacto da marca italiana é vendido em duas versões (Like e Trekking), ambas com motor 1.0 e câmbio manual

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Marcelo Monegato
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O Fiat Mobi é, hoje, o carro mais barato do Brasil. Na versão Like, o subcompacto da marca italiana parte de R$ 69.990. Já na configuração topo de linha Trekking, o modelo não sai por menos de R$ 73.590. Nas duas configurações, o motor é o já conhecido 1.0 Fire EVO de quatro cilindros, flex e aspirado, e o câmbio é manual de cinco marchas.

De acordo com as opiniões dos donos, colhidas pelo Catálogo da Webmotors, o Fiat Mobi tem boas avaliações. O hatch tem média de quatro estrelas de um total de cinco possíveis.

Veja agora os principais pontos positivos e negativos a partir da análise dos próprios donos do carro.

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O Fiat Modi tem duas versões atualmente: Like e Trekking (foto acima)
Crédito: Divulgação
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Fiat Mobi

Ponto positivo: consumo de combustível

O consumo de combustível é a principal qualidade do Mobi para os seus proprietários. Sim, o modelo da Fiat é econômico. Para boa parte das pessoas que opinaram espontaneamente, essa é uma qualidade que se destaca no modelo.

“É um excelente carro, muito econômico e confortável”, opina o dono de um Mobi Like 2018. “Ótimo consumo e dirigibilidade”, analisa outro proprietário de um Mobi Like, mas este ano 2017.

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O Fiat Mobi tem sempre motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas
Crédito: Divulgação
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Ponto positivo: praticidade

Outro ponto positivo que os donos de Mobi fazem questão de ressaltar é a praticidade do carro no dia a dia. A facilidade de estacionar, por exemplo, é um aspecto que sobressai. Isso se deve muito ao tamanho (sub)compacto do Fiat.

“Carro prático, estável, tudo de bom”, afirma o dono de um Mobi Easy 2017. “Ótimo carro para cidade e para a correria do dia a dia”, pontua outro motorista, dono de um Mobi Easy 2017.

Ponto positivo: suspensões

O acerto das suspensões do Fiat Mobi tem arrancado elogios dos proprietários de todas as versões do Mobi, e não apenas das mais “altinhas”, como a Way e a Trekking.

“Carro com boas suspensões, baixo consumo e ágil dentro da cidade”, detalha o dono de um Mobi Easy 2027. “Ótimas suspensões”, elogia o proprietário de um Mobi Trekking 2022.

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O porta-malas com capacidade para apenas 200 litros é um dos pontos negativos
Crédito: Divulgação
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Ponto negativo: porta-malas

Segundo a maioria dos proprietários, o principal problema do Fiat Mobi é a falta de espaço no porta-malas, que para muitos não atende às necessidades – especialmente para quem tem família.

“Não tem como usar o bagageiro com malas grades”, escreveu um proprietário de um modelo versão Like, ano 2022. “Pra mim, o único problema do Mobi é ter porta-malas muito pequeno”, opina o dono de um Mobi Way 2017.

Ponto negativo: espaço interno

Os donos de Mobi também criticaram o espaço interno, especialmente o dedicado aos passageiros que viajam no banco traseiro.

“O carro não tem um espaço interno para pessoas altas (de 1,80 m a 1,85 m de altura)”, avalia o dono de um Mobi Drive 2019. “Se tiver mais de 1,80 m de altura, no banco traseiro, atrás do motorista, não cabe ninguém! Eu tenho 1,94 m e duas pessoas no banco traseiro ficavam apertadas!”, explica um outro proprietário de um modelo Drive, mas ano 2017.

Outro ponto negativo, segundo os donos, é o espaço traseiro para os passageiros
Crédito: Divulgação
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Ponto negativo: potência

O terceiro ponto negativo mais mencionado pelos próprios donos é a falta de potência. Mas que, de certa forma, é compreendido por eles pela proposta do carro.

“Poderia ter uns 10 cv a mais”, avalia o proprietário de um Mobi Trekking 2022. “Desempenho ruim nas retomadas”, diz o dono de um Like 2017.

O volante multifuncional e central multimídia são itens disponíveis para o Mobi
Crédito: Divulgação
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Fiat Mobi

O Fiat Mobi foi lançado em 2016 com a proposta de ser uma opção ainda mais em conta que o Uno. Atualmente, o subcompacto da marca italiana é oferecido em apenas duas versões de acabamento - Like e Trekking.

Apesar de já ter sido oferecido com motor 1.0 de três cilindros e até câmbio automatizado GSR, atualmente as duas configurações do Mobi são equipadas com propulsor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros, flex e aspirado, que entrega 74 cv de potência máxima e 9,7 kgf.m de torque, quando abastecido com etanol.

O câmbio é sempre manual de cinco marchas, e a tração, dianteira.

O Fiat Mobi foi lançado no Brasil em 2016, e chegou a ter motor de três cilindros e transmissão automatizada
Crédito: Divulgação
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Já o consumo do Fiat Mobi, de acordo com os dados do Inmetro, é de 8,8 km/l (etanol) e 9,9 km/l (gasolina) na cidade. Na estrada, os números são 12,7 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina).

O Fiat Mobi é um dos menores carros do Brasil. O subcompacto mede 3,59 m de comprimento, sendo 2,30 m de distância entre os eixos, 1,67 m de largura e 1,52 m de altura. E seu porta-malas tem capacidade para apenas 200 litros.

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