Kardian manual: 3 razões para ter e 3 para passar

A versão Evolution manual coloca o modelo da Renault entre os SUVs mais acessíveis do Brasil. Este é o carro para você?

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Evandro Enoshita
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Lançado no final de 2024, o Renault Kardian Evolution manual é a versão mais acessível do SUV compacto da marca francesa.

Com preço de tabela de R$ 106.990, é um dos SUVs mais acessíveis do mercado brasileiro e se diferencia das versões mais caras da linha pelo câmbio manual de seis marchas no lugar da transmissão automatizada de dupla embreagem.

E o motor? É o mesmo das versões mais caras: 1.0 turbo flex de 125 cv de potência. Confira a seguir três razões para ter e três para repensar essa compra - e partir para um modelo da concorrência.

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O Kardian manual é um carro potente e bom de guiar
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Renault Kardian manual: 3 razões para ter e 3 para passar

Razões para ter um Kardian manual

1. Desempenho 

O Kardian Evolution manual é um SUV com ótimo custo-benefício. Não há opção mais acessível de utilitário esportivo com o motor turbo no mercado de carros zero-quilômetro.

O propulsor entrega muita agilidade no uso urbano e rodoviário. E o câmbio manual de seis marchas também foi uma grata surpresa, pelos engates macios e pelo curso curto da alavanca. Sem contar que o Kardian é uma delícia de guiar.

O Kardian entrega bom espaço interno para um SUV de pequenas dimensões
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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2. Espaço interno

Para um SUV com porte de hatch compacto, o Kardian oferece um espaço interno bem satisfatório, permitindo levar quatro adultos com conforto e cinco pessoas com um pouco mais de aperto.

Já o porta-malas, com 358 litros de capacidade, também está acima da média para um carro com menos de 4,15 m de comprimento.

3. Equipamentos de série

Mesmo nesta versão de entrada, o Kardian sai de fábrica com uma boa lista de equipamentos.

A relação de itens inclui ar-condicionado automático, painel digital, multimídia com tela de oito polegadas, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro faróis de LED e câmera de ré.

O ar-condicionado digital e os seis airbags são itens de série mesmo nessa versão básica
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Razões para repensar

1. Espaço interno

Espera aí! O espaço interno do Kardian não é uma das qualidades do modelo? Sim e não. Apesar da área de passageiros e do porta-malas serem bem satisfatórios para um SUV desse porte, quem precisa de mais espaço tem uma opção ainda melhor na mesma faixa de preço.

Estou falando do Citroën Basalt Feel Turbo, que tem valor de tabela de R$ 115.700, mas pode ser encontrado por menos de R$ 100 mil numa campanha promocional da marca. Maior por dentro, tem um porta-malas com 490 litros de capacidade.

A multimídia tem tela com resolução baixa e poucos recursos
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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2. Multimídia

Gosta de carros com centrais multimídia vistosas e cheias de recursos? Então o Renault Kardian manual não é o carro para você. O equipamento é simples e tem uma tela de oito polegadas de baixa resolução.

A central até permite o espelhamento sem fio do smartphone. Ou seja: você não fica totalmente rendido. Mas se a multimídia for fator decisivo, uma opção é partir para um Fiat Pulse Drive 1.3 manual, de R$ 107.990, que tem um equipamento mais completo e com tela de 8,4 polegadas.

3. Falta do câmbio automático

Eu não me incomodei com a presença de um pedal de embreagem. Pelo contrário: o Kardian manual é muito divertido de guiar. Mas é claro que um automático é mais confortável no trânsito diário.

Além do próprio Kardian - e dos concorrentes Basalt Feel Turbo e do Pulse Drive automático - outra opção bacana de SUV automático e acessível é o Nissan Kicks Play Active Plus, que sai por R$ 117.990.

O motor 1.0 turbo entrega ótimo desempenho para um SUV de entrada
Crédito: Evandro Enoshita/Webmotors
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Tags:Renault
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