Hot hatch é o termo, em inglês, que se refere aos hatchbacks de alto desempenho – geralmente versões preparadas de fábrica de compactos populares já existentes. Por serem rápidos, práticos e relativamente acessíveis, os hot hatches conquistaram muitos fãs pelo mundo. Essas características fizeram com que praticamente todas as marcas tenham feito, em algum momento, pelo menos um compacto esportivo.
Além do visual mais descolado, os hot hatches contam com uma série de modificações que vão além dos motores mais potentes. Para lidarem com o maior desempenho, o chassi recebe melhorias, como freios mais eficientes e suspensões preparadas.
Se você procura um carro compacto que combina estilo mais agressivo com uma pegada esportiva, confira a seguir cinco sugestões de hatches esportivos de até R$ 101 mil anunciados no Mega Feirão Webmotors.
O Mega Feirão começou nesta quinta-feira (10/03) e vai até o dia 31 de março com quase 200 mil ofertas de carros e motos novos e usados com condições especiais de pagamento.
Baseado na penúltima geração do Citroën C3, o DS3 abre a nossa lista de hot hatches. Era o modelo de entrada da divisão de luxo da marca francesa. Além do visual carismático, o hatch trazia acabamento mais sofisticado e conjunto mecânico preparado para uma tocada mais esportiva.
O desempenho ágil era garantido pelo conhecido motor THP 1.6 turbo a gasolina de 165 cv de potência e 24,5 kgf.m de torque. Combinado ao câmbio manual de seis marchas, o propulsor permite ao compacto acelerar de 0 a 100 km/h abaixo de 8 segundos e atingir a velocidade máxima de 219 km/h.
O exemplar 2013/2014 amarelo com teto preto anunciado por uma loja de Londrina (PR) por R$ 62.900 está com 42.821 km rodados.
A versão mais apimentada do Fiat Punto foi lançada no Brasil em 2009 e chamou a atenção pelo belo visual e, principalmente, pelo então inédito motor 1.4 turbo com injeção indireta movido a gasolina de 152 cv e 21,1 kgf.m. O câmbio é manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o Punto T-Jet fazia de 0 a 110 km/h em 8,3 segundos e atingia os 203 km/h de velocidade final.
Além do motor mais potente e do visual invocado, o hatch também saía de fábrica com suspensão e freios recalibrados para a sua proposta esportiva. O Fiat Punto T-Jet 2014/2015 anunciado por R$ 71.900 na capital paranaense Curitiba está com apenas 6.000 km rodados.
Lançado em 2016, o 208 GT foi a resposta da Peugeot para o elogiado Renault Sandero R.S. A versão mais potente do hatch, então fabricado na cidade fluminense de Porto Real (a nova geração vem da Argentina), trazia sob o capô o mesmo conjunto mecânico do Citroën DS3. A diferença era que o motor THP 1.6 turbo passava a ser flex, o que elevava a sua potência para 173 cv quando abastecido com etanol (mas mantinha o torque de 24,5 kgf.m).
De acordo com os dados de fábrica, o hatch ia de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atingia os 222 km/h de velocidade máxima. O Peugeot 208 GT 2017 vermelho, anunciado em Balneário Camboriú (SC) por R$ 79.900, está com 66 mil km rodados.
Possivelmente o melhor hatch esportivo fabricado no Brasil, o Sandero R.S. é a diversão em forma de carro. O modelo pode não ser o mais potente e rápido desta lista, mas certamente é o que entrega mais diversão ao volante.
O motor 2.0 flex aspirado (150 cv e 20,9 kgf.m) e o câmbio manual de seis marchas, herdados do SUV Duster, podem não ser sinônimos de modernidade, mas os acertos de direção, freios e suspensão promovidos pela Renault Racing deram ao hatch uma dirigibilidade soberba. O R.S. acelera de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima.
Descontinuado no ano passado, o Sandero R.S, em breve, se tornará um modelo raro. Mas o exemplar zero quilômetro anunciado por R$ 87.900 em Blumenau (SC) é a oportunidade para quem quiser colocar um carrinho divertido na garagem.
Por fim, um carro que chamou muita atenção na época do seu lançamento e que está cada vez mais raro de se ver nas ruas. O Fiat 500 Abarth combina o visual mais invocado que o das demais versões com um conjunto mecânico preparado para lidar com o motor 1.4 turbo a gasolina, que entrega 167 cv de potência e 23 kgf.m de torque, combinado à caixa manual de cinco marchas.
Leve (1.164 kg), o “italianinho” era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e atingia a velocidade máxima de 214 km/h. O carro anunciado em Belo Horizonte (MG) por R$ 100.900 é um 2014/2015 com 42 mil km rodados e bancos revestidos de couro vermelho.