Principal lançamento da Chevrolet em 2023, a nova Montana rompeu completamente com o passado. Deixou para lá a pegada utilitária das duas gerações anteriores para virar uma picape mais voltada oara o lazer.
Com dimensões maiores e somente com cabine dupla, a Chevrolet Montana de terceira geração passou a brigar pelo público da líder Toro, oferecendo, no entanto, um pacote de qualidades diferente daquele visto no modelo da Fiat.
Ficou curioso para saber se a Chevrolet Montana, na versão de topo Premier (R$ 142.590) se encaixa nas suas expectativas? Então não deixe de conferir abaixo algumas razões para ter e outras para deixar a picape de lado.
Feita sobre a base do Tracker, a Chevrolet Montana Premier roda como um SUV compacto, com um comportamento neutro mesmo com a caçamba vazia.
Também contribui para essa sensação a posição de dirigir bem baixa para um carro da sua categoria. Algo que é uma boa notícia para quem gosta do visual, mas não das características das picapes.
Caso contrário, vale partir para a concorrente Fiat Toro Endurance, que custa quase o mesmo, mas tem uma pegada um pouco mais próxima à das picapes tradicionais.
Como fã de carros versáteis, sou obrigado a elogiar as soluções aplicadas pela Chevrolet na caçamba da Montana, que compensa as dimensões enxutas com ótimas soluções de aproveitamento de espaço.
Menor que o compartimento de carga da Toro (são 874 litros, ante os 937 litros do modelo da Fiat), a caçamba pode ser equipada com uma série de acessórios.
Caso do Multi-Board (que cria vários nichos e divisórias para pequenos objetos). Outro destaque é a capota marítima, que segundo a Chevrolet oferece a melhor vedação do segmento, transformando a caçamba quase em um porta-malas.
O motor 1.2 turbo de 133 cv e o câmbio automático de seis marchas são os mesmos usados no Tracker Premier. Mas a calibração faz com que a picape tenha um comportamento ainda mais ágil (e agradável ao volante) que o SUV.
Quem também merece aplausos é o consumo de combustível. Com gasolina, a Montana Premier registra médias de 11,1 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada).
É um rendimento bem superior ao dos concorrentes Fiat Toro e Renault Oroch, principalmente no uso rodoviário.
A lista de equipamentos da Montana Premier é bem recheada. Inclusive com a presença de itens como bancos de couro, faróis de LED, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático digital.
Mas se você gosta de auxílios tecnológicos de condução, então a picape da Chevrolet não é o para você. Apenas o monitor de pontos cegos marca presença nessa lista.
Itens como controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma com alerta de colisão ou assistente de manutenção em faixa - presentes em outros automóveis da mesma faixa de preço - estão indisponíveis na picape da Chevrolet.
O que é uma vantagem para alguns, pode não ser para outros. Principalmente se a ideia for usar a picape para levar cargas mais pesadas. Ainda que apenas ocasionalmente.
Se você precisa de uma picape para o lazer e o trabalho, uma opção mais interessante na mesma faixa de preços é a Fiat Toro Endurance.
Além dos pneus de picape (enquanto a Montana usa pneus de SUV), o modelo da Fiat é maior, oferece um motor mais forte (1.3 de 185 cv) e uma capacidade de carga também superior (750 quilos, ante os 600 quilos da Montana Premier).
Assim como o SUV Tracker e outros carros feitos sobre a plataforma GEM, a Chevrolet Montana também não pode ser equipada com engate para reboque.
Neste caso, a alternativa é partir para concorrentes como a Renault Oroch e as picapes Fiat Toro e Strada, que são certificadas pelos fabricantes para a instalação do engate.
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