Depois de alguns meses longe das primeiras colocações, o Chevrolet Onix voltou ao pódio e ao primeiro lugar do mercado em novembro, segundo dados da Fenabrave (associação das concessionárias) divulgados em seu relatório mais recente. Apesar disso, mesmo que o hatch da GM repita o feito em dezembro, a liderança do mercado nacional em 2021 deve ficar com a Fiat Strada, que também foi bem no mês passado.
De acordo com a entidade, o volume de vendas cresceu 7,3% em novembro na comparação com outubro, mas caiu 24,8% em relação a novembro do ano passado. Quando analisamos os números no acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2020 e de janeiro a novembro de 2021, o crescimento é de 3,7%.
No total, novembro teve 161.027 unidades entregues entre automóveis de passeio e comerciais leves. No acumulado de 2021, o mercado já registra 1.780.906 veículos. Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
O Chevrolet Onix voltou à liderança dos hatches e terminou novembro como primeiro colocado entre os carros mais vendidos do Brasil. Foram 9.327 unidades emplacadas, número bem maior que o do veterano Volkswagen Gol, o segundo colocado, com 6.866 emplacamentos.
O terceiro colocado do mês passado foi o Fiat Argo, com 6.340 licenciamentos. O Hyundai HB20, que foi o hatch mais vendido em vários meses ao longo deste ano, terminou novembro na quarta colocação, com 5.540 unidades, seguido pelo Renault Kwid, quinto colocado, que emplacou 3.712 carros no mês passado.
Na categoria de sedãs o Chevrolet Onix Plus retomou a confiança há alguns meses e reforçou essa posição de liderança mais uma vez - o carro da GM não deixa a medalha de ouro desde setembro, quando voltou ao topo do pódio do segmento. Em novembro, o três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês com 7.521 unidades entregues.
O segundo colocado foi o Fiat Cronos, que registrou 3.545 emplacamentos no mês passado; e o terceiro na lista foi o Toyota Corolla, que foi várias vezes o líder dessa categoria enquanto o Onix Plus enfrentava a crise dos microchips - o modelo da marca japonesa terminou novembro com 3.505 unidades licenciadas.
O Hyundai Creta, que trocou de geração em agosto, foi o líder entre de SUVs em novembro e roubou a posição do Jeep Renegade, que havia conquistado o posto em outubro. Foram 6.099 unidades do modelo da marca sul-coreana contra 6.073 do Chevrolet Tracker, segundo colocado da lista. A terceira posição ficou com o Jeep Compass, que teve 5.287 registros no mês passado.
Líder absoluto entre os SUVs no acumulado do ano, porém, ainda é o Jeep Renegade, que já soma 69.621 registros de acordo com dados da Fenabrave e tem tudo para terminar mais uma vez uma temporada inteira como SUV mais emplacado do Brasil. Nesse ranking, o Compass está em segundo, com 64.240 unidades; e o Hyundai Creta é o terceiro, com 58.721 emplacamentos.
Lembra que em setembro a Fiat Strada, líder absoluta entre os comerciais leves e um dos carros mais vendidos do Brasil, perdeu a liderança para sua irmã maior, a Fiat Toro? Pois a "toda-poderosa" voltou ao trono em outubro e reforçou seu poder em novembro - foram 8.535 vendas registradas. A picapinha da marca italiana deve terminar também o ano como o carro mais vendido do Brasil.
De volta à categoria, em novembro a Fiat Toro foi a segunda colocada, com 5.921 registros; e a Toyota Hilux foi a terceira, com 4.103 emplacamentos. A Strada dificilmente perde o posto. De janeiro a novembro já são 100.049 unidades comercializadas, praticamente 20 mil a mais que o segundo colocado no geral, o Fiat Argo, que até agora teve 80.135 registros.
O Porsche 911 vendeu 42 unidades em novembro e deve terminar o ano como carro esportivo mais emplacado do Brasil - assim como fez em 2020. Com os emplacamentos do mês passado, o número no acumulado do ano subiu para 856.
O Ford Mustang, que vendeu bastante em outubro, emplacou 33 carros em novembro e com isso terminou com a segunda colocação da categoria no mês e também no acumulado do ano. O terceiro foi o Porsche Taycan, com 21 unidades. Com isso, a disputa pelas outras duas medalhas do pódio é forte, entre o muscle car da Ford (379 unidades em 2021), o BMW Z4 (375) e o Porsche Taycan (363).
É importante destacar que nessa categoria levamos em conta só modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam antes, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros exemplos.