Onix vende muito e volta ao topo em novembro

Hatch que ficou alguns meses fora da disputa devido à crise dos semicondutores emplacou 9.327 unidades no mês passado

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Onix vende muito e volta ao topo em novembro
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois de alguns meses longe das primeiras colocações, o Chevrolet Onix voltou ao pódio e ao primeiro lugar do mercado em novembro, segundo dados da Fenabrave (associação das concessionárias) divulgados em seu relatório mais recente. Apesar disso, mesmo que o hatch da GM repita o feito em dezembro, a liderança do mercado nacional em 2021 deve ficar com a Fiat Strada, que também foi bem no mês passado.

De acordo com a entidade, o volume de vendas cresceu 7,3% em novembro na comparação com outubro, mas caiu 24,8% em relação a novembro do ano passado. Quando analisamos os números no acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2020 e de janeiro a novembro de 2021, o crescimento é de 3,7%.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No total, novembro teve 161.027 unidades entregues entre automóveis de passeio e comerciais leves. No acumulado de 2021, o mercado já registra 1.780.906 veículos. Abaixo, veja quais foram os líderes dos cinco principais segmentos do mercado: hatchessedãsSUVspicapes e esportivos.

Onix volta a estar entre os mais vendidos

Hatch: Chevrolet Onix

O Chevrolet Onix voltou à liderança dos hatches e terminou novembro como primeiro colocado entre os carros mais vendidos do Brasil. Foram 9.327 unidades emplacadas, número bem maior que o do veterano Volkswagen Gol, o segundo colocado, com 6.866 emplacamentos.

O terceiro colocado do mês passado foi o Fiat Argo, com 6.340 licenciamentos. O Hyundai HB20, que foi o hatch mais vendido em vários meses ao longo deste ano, terminou novembro na quarta colocação, com 5.540 unidades, seguido pelo Renault Kwid, quinto colocado, que emplacou 3.712 carros no mês passado.

Pódio dos hatches em novembro

  1. Chevrolet Onix com 9.327 unidades vendidas
  2. Volkswagen Gol com 6.866 unidades vendidas
  3. Fiat Argo com 6.340 unidades vendidas
  4. Chevrolet Onix Pcd
    Onix voltou a ser o carro mais vendido do Brasil - mas fechar 2021 nessa posição é praticamente impossível
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Sedã: Chevrolet Onix Plus

    Na categoria de sedãs o Chevrolet Onix Plus retomou a confiança há alguns meses e reforçou essa posição de liderança mais uma vez - o carro da GM não deixa a medalha de ouro desde setembro, quando voltou ao topo do pódio do segmento. Em novembro, o três-volumes produzido no Rio Grande do Sul fechou o mês com 7.521 unidades entregues.

    O segundo colocado foi o Fiat Cronos, que registrou 3.545 emplacamentos no mês passado; e o terceiro na lista foi o Toyota Corolla, que foi várias vezes o líder dessa categoria enquanto o Onix Plus enfrentava a crise dos microchips - o modelo da marca japonesa terminou novembro com 3.505 unidades licenciadas.

    Pódio dos sedãs em novembro

    1. Chevrolet Onix Plus com 7.521 unidades vendidas
    2. Fiat Cronos com 3.545 unidades vendidas
    3. Toyota Corolla com 3.505 unidades vendidas
    4. Chevrolet Onix Plus Premier 2021
      Chevrolet Onix Plus voltou a liderar o segmento de hatches em setembro e manteve posição no mês passado
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      SUV: Hyundai Creta

      O Hyundai Creta, que trocou de geração em agosto, foi o líder entre de SUVs em novembro e roubou a posição do Jeep Renegade, que havia conquistado o posto em outubro. Foram 6.099 unidades do modelo da marca sul-coreana contra 6.073 do Chevrolet Tracker, segundo colocado da lista. A terceira posição ficou com o Jeep Compass, que teve 5.287 registros no mês passado.

      Líder absoluto entre os SUVs no acumulado do ano, porém, ainda é o Jeep Renegade, que já soma 69.621 registros de acordo com dados da Fenabrave e tem tudo para terminar mais uma vez uma temporada inteira como SUV mais emplacado do Brasil. Nesse ranking, o Compass está em segundo, com 64.240 unidades; e o Hyundai Creta é o terceiro, com 58.721 emplacamentos.

      Pódio dos SUVs em novembro

      1. Hyundai Creta com 6.099 unidades vendidas
      2. Chevrolet Tracker com 6.073 unidades vendidas
      3. Jeep Compass com 5.287 unidades vendidas
      4. Hyundai Creta Platinum 1.0 Tgdi 3223
        Novo Creta ganhou visual polêmico e motor 1.0 turbo, mas versão topo de linha Platinum manteve 2.0 aspirado
        Crédito: Ricardo Rollo/WM1
        toggle button

        Picape: Fiat Strada

        Lembra que em setembro a Fiat Strada, líder absoluta entre os comerciais leves e um dos carros mais vendidos do Brasil, perdeu a liderança para sua irmã maior, a Fiat Toro? Pois a "toda-poderosa" voltou ao trono em outubro e reforçou seu poder em novembro - foram 8.535 vendas registradas. A picapinha da marca italiana deve terminar também o ano como o carro mais vendido do Brasil.

        De volta à categoria, em novembro a Fiat Toro foi a segunda colocada, com 5.921 registros; e a Toyota Hilux foi a terceira, com 4.103 emplacamentos. A Strada dificilmente perde o posto. De janeiro a novembro já são 100.049 unidades comercializadas, praticamente 20 mil a mais que o segundo colocado no geral, o Fiat Argo, que até agora teve 80.135 registros.

        Pódio das picapes em novembro

        1. Fiat Strada com 8.535 unidades vendidas
        2. Fiat Toro com 5.921 unidades vendidas
        3. Toyota Hilux com 4.103 unidades vendidas
        4. Strada Freedom Cabine Plus 1 (17)
          Fiat Strada deve terminar 2021 como a picape, o comercial leve e também o carro mais emplacado do Brasil
          Crédito: Fernando Miragaya/WM1
          toggle button

          Esportivo: Porsche 911

          O Porsche 911 vendeu 42 unidades em novembro e deve terminar o ano como carro esportivo mais emplacado do Brasil - assim como fez em 2020. Com os emplacamentos do mês passado, o número no acumulado do ano subiu para 856.

          O Ford Mustang, que vendeu bastante em outubro, emplacou 33 carros em novembro e com isso terminou com a segunda colocação da categoria no mês e também no acumulado do ano. O terceiro foi o Porsche Taycan, com 21 unidades. Com isso, a disputa pelas outras duas medalhas do pódio é forte, entre o muscle car da Ford (379 unidades em 2021), o BMW Z4 (375) e o Porsche Taycan (363).

          É importante destacar que nessa categoria levamos em conta só modelos naturalmente "nascidos" esportivos. Não são considerados, por exemplo, versões esportivas de carros que já existiam antes, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros exemplos.

          Pódio dos esportivos em novembro

          1. Porsche 911 com 42 unidades vendidas
          2. Ford Mustang com 33 unidades vendidas
          3. Porsche Taycan com 21 unidades vendidas
          4. Porsche 911 é um dos carros esportivos mais vendidos no Brasil e teve ótimos números de venda em 2020
            Crédito: Divulgação
            toggle button