Entre os carros mais acessíveis do Brasil em 2025, nomes como Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 dominam a cena. Todos têm versões abaixo dos R$ 80 mil — o que, em tempos de preços elevados, chama a atenção de quem quer um carro novo gastando o mínimo possível.
Mas e se por cerca de R$ 1.000 a mais for possível levar para casa um hatch mais moderno, com mais equipamentos, motor eficiente e um visual mais arrojado?
É o caso do Peugeot 208 Active 1.0. O preço sugerido é R$ 91.990, mas o carro é anunciado por R$ 79.990 através de uma oferta válida para venda feita através do estoque da montadora.
Vamos às contas: entre os três carros mais baratos do Brasil hoje, o Fiat Mobi parte de R$ 78.990, o Renault Kwid de R$ 79.790 e o Citroën C3, embora tenha preço de tabela em R$ 80.700, pode ser encontrado por R$ 73.790 - na mesma condição de venda do hatch da Peugeot.
O Peugeot 208 Active 1.0, portanto, custa:
R$ 1.000 a mais que o Mobi
R$ 200 a mais que o Kwid
R$ 6.200 a mais que o C3
Considerando o que o 208 entrega, essa diferença pode ser facilmente justificada para quem busca mais conforto, espaço, visual e desempenho no dia a dia.
A versão mais acessível do 208 traz o conhecido motor 1.0 Firefly de três cilindros, com até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco marchas. Aliás, esse é o mesmo conjunto mecânico do C3.
O propulsor faz o carro acelerar de zero a 100 km/h em 14,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 164 km/h. O consumo, por sua vez, é bem satisfatório: com etanol, 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Com gasolina, 13,3 km/l na cidade e 15,8 km/l respectivamente, segundo dados do Inmetro.
Mas um dos pontos que mais favorecem o 208 é a lista de equipamentos de série, que é mais completa do que as dos rivais. Confira abaixo:
Tudo isso com o visual bonito e elegante característico do modelo. As rodas têm aros de 15 polegadas, o volante tem formato esportivo e o acabamento dos bancos é em tecido.
Apesar de ser um dos modelos mais interessantes entre os hatches compactos, o Peugeot 208 continua com vendas tímidas em 2025.
Nos três primeiros meses do ano, o modelo emplacou 1.951 unidades, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse resultado o deixa atrás de todos os principais concorrentes diretos.
Para comparação, abaixo o ranking de vendas dos hatches compactos no primeiro trimestre deste ano:
Você também pode gostar: Qual é o consumo de combustível dos SUVs mais vendidos?
No ranking dos hatches pequenos, o 208 está apenas na 10ª colocação, atrás até mesmo do BYD Dolphin Mini, um modelo 100% elétrico.
Esse desempenho tímido mostra que, mesmo com bons argumentos, o 208 ainda enfrenta resistência do público brasileiro.
[embed]