Protetor de cárter: quando instalar?

Veja nosso guia de uso e preço da peça que serve como escudo para o recipiente que armazena o óleo lubrificante

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Fernando Miragaya
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Você volta e meia lê sobre protetor de cárter. A peça fica abaixo do compartimento do motor e serve como escudo para o cárter, o local onde o óleo fica armazenado. Mas ele é imprescindível?

O WM1 vai te explicar que a instalação pode ser importante, conforme o uso do veículo. E te mostrar quais automóveis saem de fábrica com o item e os preços do componente, modelo por modelo.

O que é?

O protetor de cárter é feito geralmente de alumínio e instalado na área mais baixa do recipiente do óleo, de onde o produto é bombeado para todas as partes móveis do motor. O item, que era popular em veículos com apelo fora de estrada, também é encontrado ou oferecido em carros de passeio - porém, sua aplicação ainda é mais usual em SUVs e picapes.

Isso ocorre por motivos óbvios, pois são os tipos de automóveis mais sujeitos - teoricamente - a pedras, galhos e objetos que podem atingir o cárter. Porém, conforme o estado do asfalto de sua cidade, ou mesmo se você usa o seu hatch ou sedã na estrada maltratada de terra e repleta de pedrinhas com frequência, vale considerar o protetor.

“O cárter é uma peça que fica exposta, em uma posição relativamente vulnerável. Uma pedra pode arrancar o bujão do cárter e provocar vazamento de óleo. Para quem transita em vias ou cidades com ruas ruins e por trechos de terra, por questão preventiva, pode ser bom negócio ter o protetor”, observa Francisco Satkunas, conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).

Posso instalar em qualquer lugar?

O protetor de cárter, quando não é item de série no carro, geralmente é oferecido como acessório de concessionária. O preço da peça varia conforme o modelo e a marca, e pode ir de R$ 150 a R$ 1 mil - veja mais abaixo, marca por marca. Mas, nestes casos, é importante que seja colocado na revenda oficial.

Por que? Existe muito protetor de cárter não original vendido em sites e lojas de autopeças, mas isso pode representar um risco. A peça original é desenhada, projetada e testada pela própria montadora para aquele veículo. Um equipamento não original pode interferir em outros componentes do motor e causar dores de cabeça para o dono do veículo.

Isso porque o protetor de cárter tem, por exemplo, aberturas para manter a ventilação do conjunto, pontos de fixação específicos e até mesmo o peso correto para não sobrecarregar o sistema, nem aumentar o consumo de combustível. A peça errada pode até afetar o funcionamento de outros equipamentos, como os airbags.

“As fábricas fazem muitos testes de durabilidade, que incluem exercícios de arrefecimento, para saber se não afeta a parte de refrigeração do motor, e até dos parafusos de fixação, especiais e adequados, para não haver risco de perder pressão. Um protetor de cárter errado pode adulterar os parâmetros do carro e afetar desde a caixa de direção até o sensor de disparo dos airbags”, alerta Satkunas

Quem tem, quem não tem e o preço da peça

Elaboramos uma relação com os principais modelos à venda no país e quais oferecem o item de série ou quais negociam o equipamento como opcional ou acessório. Consideramos o preço da peça sugerido - o valor pode variar de acordo com o estado e a concessionária - e não incluímos os fabricantes premium. Os valores são referentes a fevereiro de 2021.

Chevrolet

  • Oferecido como acessório de concessionária para as linhas Onix, Onix Plus e Spin - para o Tracker chega em março de 2021.
  • Preço: R$ 300, em média (sem instalação) - os valors variam de região para região
  • Citroën

    O protetor de cárter é vendido apenas como acessório de concessionária.

    • C3, Cactus e Aircross: R$ 454,22 (R$ 548 com instalação)
    • C4 Lounge: R$ 313,63 (R$ 408 com instalação)
    • Fiat

      • Strada - de série nas versões Cabine Dupla (Endurance, Freedom e Volcano);
      • opcional nas versões Cabine Plus (Endurance e Freedom): R$ 200

      • Toro - de série nas versões a diesel (Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra)
      • Acessório Mopar nas versões flex (Endurance e Freedom): R$ 619

      • Uno e Mobi - acessório Mopar: R$ 244,33
      • Argo - acessório Mopar: R$ 269,73
      • Grand Siena - acessório Mopar: R$ 174
      • Cronos - acessório Mopar: R$ 262
      • Dobló - de série em toda a linha
      • Fiorino - acessório: R$ 198,25
      • Honda

        Os modelos da marca japonesa não têm o item, que é oferecido como acessório de concessionário. Preços sem instalação:

        • Fit: R$ 323,80
        • City: R$ 408,40
        • HR-V: R$ 408,40
        • HR-V Touring: R$ 508,50
        • WR-V: R$ 323,80
        • Civic: R$ 467,80
        • CR-V: R$ 397,60
        • Civic Si: R$ 358,20
        • Hyundai Brasil

          • Opcional para a linha HB20: R$ 294,98
          • Opcional para a linha Creta: R$ 538,85
          • Também são oferecidos como acessório de concessionária
          • JAC Motors

            • De série nas linhas T50, T60 e T80
            • Acessório de concessionária no T40: R$ 380
            • Jeep

              Renegade

              • Opcional nas versões Sport, Longitude Flex e Limited Flex dentro do Pack Protection (protetor de cárter, para- barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e Badge Jeep Authentic Accessories): R$ 743
              • De série nas versões Longitude Diesel, Trailhawk e Moab
              • Acessório Mopar na versão STD: R$ 713,94
              • Compass

                • Opcional para as versões Sport, Longitude Flex e Limited Flex no Pack Protection (para-barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas, Badge Jeep Authentic Accessories e protetor de cárter): R$ 966
                • De série nas versões Longitude Diesel, Limited Diesel, Trailhawk e Série S
                • Kia

                  Nos veículos da linha com Sub chassis, o cárter já fica protegido.

                  Mitsubishi

                  De série em toda a linha da marca japonesa no Brasil.

                  Nissan

                  A peça é oferecida como acessório de concessionária.

                  • V-Drive: R$ 272,00
                  • Kicks: R$ 396,91
                  • Sentra: R$ 470,28
                  • Peugeot

                    • De série no 2008 a partir da versão Allure Pack
                    • De série no 3008 e 5008
                    • Acessório para 208 e 2008: R$ 454,22 (R$ 548 com a instalação)
                    • Renault

                      • De série nas linhas Sandero, Logan, Duster e Captur (exceto a versão Life)
                      • Acessório no Kwid: R$ 160
                      • Acessório no Captur Life: R$ 321
                      • Suzuki

                        De série em toda a linha vendida no Brasil.

                        Toyota

                        • De série nas linhas Hilux e SW4
                        • Não oferece o item para os demais modelos, nem como opcional ou acessório original
                        • Até o fechamento desta edição Hyundai Caoa e Volkswagen não responderam sobre condições e preços da peça. A Ford informou que não iria participar da reportagem.

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