SUV e econômico? Cinco carros que bebem pouco

Nem sempre um utilitário esportivo é um automóvel beberrão; confira a seguir alguns modelos que bebem como um popular

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Evandro Enoshita
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Um SUV geralmente não é sinônimo de carro econômico. Também, pudera. São automóveis com altura elevada em relação ao solo e carrocerias mais pensadas para o uso aventureiro do que em cortar o vento de maneira eficiente.

Mas há algumas exceções. Carros que não precisam recorrer conjuntos motrizes eletrificados para se tornarem amigos do bolso do motorista na hora de encher o tanque. Confira a seguir cinco SUVs que conseguem ser tão ou até mais econômicos que alguns hatches populares. Os números são do PBEV, do Inmetro.

SUV e econômico? Cinco carros altinhos, mas que bebem pouco

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Nissan Kicks Xplay 9385
Com um motor 1.6 aspirado de 113 cv e câmbio CVT, o Nissan Kicks entrega baixo consumo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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5 - Nissan Kicks

A combinação do motor 1.6 de 113 cv e o câmbio automático CVT não fazem do Nissan Kicks uma referência em desempenho empolgante. Mas contribuem para que o SUV compacto seja um dos carros mais econômicos do seu segmento.

Quando abastecido com gasolina, o Kicks registra consumo médio de 11,4 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). Rendimento que garante ao SUV da Nissan a nota "B" na categoria e a "C" na classificação geral, com um consumo energético de 1,76 MJ/km.

Citroen C4 Cactus Noir F1
O motor 1.6 THP combina ótimo desempenho com um consumo digno de popular
Crédito: Divulgação
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4 - Citroen C4 Cactus

Quem já teve a oportunidade de dirigir um sabe que o Citroën C4 Cactus com o motor 1.6 turbo THP de 173 cv empolga bastante em desempenho. Só para se ter uma ideia, o SUV compacto acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos.

O que nem todo mundo sabe é que esse motor bebe menos que o 1.6 aspirado das versões mais básicas. Com gasolina, faz médias de 11,7 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada). O suficiente para um "B" na categoria e outro "B" na geral. O consumo energético é de 1,73 MJ/km.

O motor 1.0 turbo de 128 cv permite que o Nivus rode mais de 14 quilômetros com um litro de gasolina
Crédito: Ricardo Rollo / Webmotors
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3 - Volkswagen Nivus

O Volkswagen Nivus é outra prova do que um motor turbo com injeção direta é capaz de fazer em prol do baixo consumo de combustível. O SUV-cupê está equipado com um motor 1.0 turbo flex de 128 cv.

Sempre atrelado ao câmbio automático de seis marchas, esse propulsor permite que o Nivus registre médias de consumo, com gasolina, de 11,9 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada). Resultado que garante ao SUV da Volkswagen a nota "B" na categoria e o "B" na geral. O consumo energético é de 1,68 MJ/km.

A combinação do motor 1.0 de 130 cv com o câmbio CVT faz o Fastback um dos SUVs mais econômicos do país
Crédito: Ricardo Rollo
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2 - Fiat Fastback

Concorrente direto do Nivus, o Fiat Fastback sai um pouco melhor que o adversário no quesito consumo de combustível. O motor 1.0 de 130 cv - uma escolha mais equilibrada que o 1.3 turbo - garante também ao SUV um rendimento digno de popular.

Sempre combinado a um câmbio automático CVT, o propulsor 1.0 turbo permite que o Fastback registre médias de consumo, com gasolina, de 11,9 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada). Com nota "B" na categoria e "B" na classificação geral do PBEV, tem consumo energético de 1,65 MJ/km.

O Pulse Drive 1.3 combina o visual externo mais simples com um conjunto motriz econômico
Crédito: Divulgação
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1 - Fiat Pulse

A versão Drive 1.3 manual do Fiat Pulse é a mais acessível da linha. Com rodas de aço com calotas e uma lista de equipamentos mais enxuta, é um carro mais espartano que as configurações mais caras.

Por outro lado, a combinação do motor 1.3 aspirado de 107 cv com um câmbio manual de cinco marchas faz do Pulse Drive 1.3 o SUV 100% a combustão mais econômico à venda no Brasil. Com gasolina, registra médias de 12,5 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada). Com nota máxima "A" na categoria e "B" na classificação geral do PBEV, tem consumo energético de 1,58 MJ/km.

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Tags:SUV
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