Um SUV geralmente não é sinônimo de carro econômico. Também, pudera. São automóveis com altura elevada em relação ao solo e carrocerias mais pensadas para o uso aventureiro do que em cortar o vento de maneira eficiente.
Mas há algumas exceções. Carros que não precisam recorrer conjuntos motrizes eletrificados para se tornarem amigos do bolso do motorista na hora de encher o tanque. Confira a seguir cinco SUVs que conseguem ser tão ou até mais econômicos que alguns hatches populares. Os números são do PBEV, do Inmetro.
A combinação do motor 1.6 de 113 cv e o câmbio automático CVT não fazem do Nissan Kicks uma referência em desempenho empolgante. Mas contribuem para que o SUV compacto seja um dos carros mais econômicos do seu segmento.
Quando abastecido com gasolina, o Kicks registra consumo médio de 11,4 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). Rendimento que garante ao SUV da Nissan a nota "B" na categoria e a "C" na classificação geral, com um consumo energético de 1,76 MJ/km.
Quem já teve a oportunidade de dirigir um sabe que o Citroën C4 Cactus com o motor 1.6 turbo THP de 173 cv empolga bastante em desempenho. Só para se ter uma ideia, o SUV compacto acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos.
O que nem todo mundo sabe é que esse motor bebe menos que o 1.6 aspirado das versões mais básicas. Com gasolina, faz médias de 11,7 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada). O suficiente para um "B" na categoria e outro "B" na geral. O consumo energético é de 1,73 MJ/km.
O Volkswagen Nivus é outra prova do que um motor turbo com injeção direta é capaz de fazer em prol do baixo consumo de combustível. O SUV-cupê está equipado com um motor 1.0 turbo flex de 128 cv.
Sempre atrelado ao câmbio automático de seis marchas, esse propulsor permite que o Nivus registre médias de consumo, com gasolina, de 11,9 km/l (cidade) e 14,1 km/l (estrada). Resultado que garante ao SUV da Volkswagen a nota "B" na categoria e o "B" na geral. O consumo energético é de 1,68 MJ/km.
Concorrente direto do Nivus, o Fiat Fastback sai um pouco melhor que o adversário no quesito consumo de combustível. O motor 1.0 de 130 cv - uma escolha mais equilibrada que o 1.3 turbo - garante também ao SUV um rendimento digno de popular.
Sempre combinado a um câmbio automático CVT, o propulsor 1.0 turbo permite que o Fastback registre médias de consumo, com gasolina, de 11,9 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada). Com nota "B" na categoria e "B" na classificação geral do PBEV, tem consumo energético de 1,65 MJ/km.
A versão Drive 1.3 manual do Fiat Pulse é a mais acessível da linha. Com rodas de aço com calotas e uma lista de equipamentos mais enxuta, é um carro mais espartano que as configurações mais caras.
Por outro lado, a combinação do motor 1.3 aspirado de 107 cv com um câmbio manual de cinco marchas faz do Pulse Drive 1.3 o SUV 100% a combustão mais econômico à venda no Brasil. Com gasolina, registra médias de 12,5 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada). Com nota máxima "A" na categoria e "B" na classificação geral do PBEV, tem consumo energético de 1,58 MJ/km.