Usados da Ford ficarão mais baratos

Fim de Ka e EcoSport vai gerar efeito de desvalorização em cadeia no mercado de seminovos em um primeiro momento

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Fernando Miragaya
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A saída de um carro de linha sempre gera aquela desvalorização no modelo no mercado de carros usados. Mas a saída de três modelos, com volumes altos de vendas e acompanhada de fechamento de fábricas de uma marca tradicional pode gerar um impacto maior. Não se impressione, pois os usados da Ford ficarão mais baratos. E pode ser uma oportunidade para quem quiser comprar carro.

WM1 ouviu executivos, consultores e lojistas do setor para saber qual será o impacto do fim da produção dos modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport no segmento de seminovos. E o que se espera é um efeito em cadeia, normal nesses casos.

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É esperada uma desvalorização sobre os seminovos quase que imediata. As linhas Ka e EcoSport com até três anos de uso tendem a perder valor de 5% a 10% nos próximos dias. Para Rafael Freitas Constantinou, diretor de Marketing e Design da Webmotors, qualquer movimento externo impacta o interesse do consumidor, desde a possibilidade de uma vacina à saída de uma marca.

"Estamos na fase de especulação sobre revendas, peças etc. Ainda não é possível considerar como  isso mexe com confiança do consumidor. No curto prazo, contudo, deve haver uma migração de interesse do consumidor para outros modelos e outras marcas", adianta o executivo.

Terceira opção

Isso ocorre pelo receio do consumidor, já que ainda não há uma definição sobre como ficará a rede de distribuição da Ford, tampouco sobre o abastecimento de peças. Mas a depreciação imediata é natural, uma vez que os próprios lojistas tendem a oferecer uma outra opção aos modelos Ford no segmento de usados.

"Manutenção simples, opção fácil de revenda, marca tradicional deixam de ser argumentos de venda. No ponto de venda, os carros da marca podem virar uma segunda ou terceira opção. Aí é a velha oferta de demanda e procura: vai ter menos demanda, a tendência é do preço cair", completa Constantinou.

A depreciação do usado  também está diretamente ligada ao movimento dos 0 km. As ofertas de Ka, Ka Sedan e EcoSport que já pipocam nas concessionárias geram efeito no segmento de seminovos.

"O mercado reage da seguinte maneira: quando o preço do carro novo chega próximo ao do seminovo, há um incremento de venda do 0 km e uma queda do seminovo. Quando esse percentual aumenta, acontece o inverso. Dentro dessa tendência, o que vai acontecer com o seminovo da Ford dependerá do nível de redução de preço que será aplicado na concessionária", explica o consultor automotivo Valdner Papa, da Consult Motors.

Esses descontos nas revendas já começaram. Em uma pesquisa rápida em concessionárias da Ford em São Paulo, Rio e Fortaleza, alguns abatimentos já chegam perto 10%. Um EcoSport Freestyle 1.5 AT, por exemplo, que tem preço sugerido de R$ 96.900 com pintura metálica, já é negociado em algumas lojas a R$ 89.900. Já a configuração SE 1.5 AT, é oferecida por R$ 80 mil, ante os R$ 87.900 originais.

Ford EcoSport Titanium preto ambientado em cenário natural com árvores verdes ao fundo
EcoSport 0 km já é oferecida em algumas concessionárias com até 10% de desconto
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Com o Ka os abatimentos se repetem. O modelo mais básico do hatch, o S 1.0, é comercializado em algumas revendas por R$ 47.900, enquanto a tabela oficial cobra R$ 51.990. Já a variante SE Plus 1,5 AT, de R$ 68.090, pode sair por R$ 64 mil. E em todas as concessionárias que consultamos como clientes, os vendedores falaram que tinham "margem para mais descontos".

"Para o consumidor e para quem gosta da marca, é uma oportunidade. Principalmente porque a Ford opera na baixa gama", ressalta Valdner Papa.

Mas e o pós-venda?

A desvalorização entre os seminovos ocorre mais por questões mercadológicas. Os usados da Ford ficarão mais baratos não por questões de manutenção e peças, segundo os analistas. Além de uma rede de concessionárias - que vai diminuir, mas não morrerá -, são carros que tiveram altos volumes de vendas, com facilidade para encontrar peças originais e genéricas.

Além disso, carro fora de linha que vendeu bem quando zero também se vale de boa liquidez no segmento de seminovos e usados.

"Corsa e Palio saíram de linha e vendem bem entre os usados, só para citar dois exemplos. São carros que têm peças de reposição até hoje. O preço despenca porque o mercado vai se adequando. Em um primeiro momento pode não ter gente querendo comprar, vai desvalorizar no começo e depois o mercado se adequa", observa Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive.

O consultor automotivo lembra, inclusive, que algumas versões ou anos de Ka e EcoSport podem até valorizar (ou desvalorizar menos) devido ao custo/benefício. "Quando se começa a comprar, no  segmento de seminovos e usados por custo benefício se nivela o preço do mercado. Quem é mandatório no mercado é o consumidor", conclui Garbossa.

Diluição

Ao mesmo tempo, tem aquela "regra" dos três anos. Se você vai ficar com o carro por esse período ou mais, relaxe que a desvalorização se dilui - ainda mais se você se animou com essas promoções dos 0 km e está preocupado com a desvalorização.

Os lojistas, por sua vez, estão na expectativa. Conversamos com gerentes e donos de agências de carros do Sudeste e Nordeste e a maioria acredita que poderá haver uma resistência aos modelos da Ford em janeiro e fevereiro. E que uma desvalorização natural ocorrerá. Mas creem também que, conforme a versão e o modelo - e o passar do tempo -, pode ocorrer o inverso em alguns casos.

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