O Volkswagen Fox foi o último modelo a sair de linha - por enquanto - em 2021, ano marcado por despedidas de muitos carros - alguns deles, bastante consagrados. Mesmo assim, ainda há unidades modelo 2022 do Fox nos estoques, por preços médios entre R$ 65 mil e R$ 70 mil. Mas será que vale a pena comprar um carro que saiu de linha?
Sim, a tendência é que o carro que saiu de linha desvalorize mais nesse primeiro momento. Isso quer dizer que não devo comprar? Depende de vários fatores, desde o retrospecto de vendas do modelo em questão, até a oportunidade de negócio e também por quanto tempo pretende-se ficar com o carro que saiu de linha.
Confira nossas mais de 300 mil ofertas de modelos 0 km, seminovos e usadosNegocie
O primeiro passo é negociar o valor. O vendedor já vai te apresentar o carro com desconto, mas você pode pechinchar um pouco com o argumento, justamente, da desvalorização extra como barganha. Lembre-se: o vendedor também não quer ficar com aquele automóvel parado por muito tempo.
Os especialistas apontam que se você pretende ficar ao menos três anos com o modelo, pode ser uma boa pedida. A desvalorização "extra" - se houver - será diluída nos anos junto com a depreciação normal do carro. Somado esse fator ao desconto na hora da compra, pode ser um bom negócio.
Por outro lado, se você pretende trocar rapidamente de automóvel - um ou dois anos -, não será um bom negócio. Por mais que você consiga uma boa oferta na hora de comprar, o que é comum em carro que saiu de linha.
Reputação
A história de vendas e de comportamento do carro que saiu de linha também são fatores importantes. Modelos que venderam bem e tem boa reputação de pós-venda e mecânica, tendem a perder pouco valor se comparados aos concorrentes que ainda estão em linha mas não tem esses predicados. Veículos de marcas mais consolidadas e com ampla rede de concessionárias também depreciam menos, mesmo que tenham saído de linha.O próprio Fox pode ser um bom exemplo. Ao longo de 18 anos, vendeu cerca de 1,8 milhão de unidades. Além disso, sempre usou conjunto mecânicos pares da linha Gol, o que resulta em uma mecânica simples, conhecida e com ainda boa oferta de peças.
E vale lembrar a alta nos preços de 0 km e seminovos. Ou seja, a tendência de desvalorização, neste momento, também pode ser mínima. Basta pegar um levantamento da consultoria KBB Brasil só com a variação de preço de alguns modelos 0 km um pouco antes de saírem de linha em comparação com agosto de 2021.
O Toyota Etios, que se despediu em abril, por exemplo, teve valorização de 5% no período. A do Volkswagen Up! - que também deixou de ser feito em abril - foi ainda mais expressiva: superior a 8% de valorização. Mesmo com os modelos da Ford, que registraram depreciação após a produção encerrada em janeiro, a perda foi pequena: -3,6% para o Ka hatch e -0,5% para o EcoSport.
Atenção com as peças
Se vai comprar um seminovo ou mesmo novo que saiu de linha, tente contato com proprietários do modelo para ter noção de como é o atendimento das lojas e, até mesmo, a facilidade de peças. Modelos como Fox, Etios, Up!, Ka e EcoSport certamente têm mais oferta de componentes do que um importado que vendeu pouco por aqui, por exemplo.
Comentários