Depois de três anos de queda nas vendas, o mercado de automóveis da China - o maior do mundo - voltou a crescer em 2021. Dados compilados pela associação dos fabricantes daquele país, conhecida como Caam, mostram os carros mais vendidos e que a China emplacou praticamente 26,3 milhões de unidades no ano passado, cerca de 3,8% a mais do que 2020.
Curioso é registrar que desse número (um pouco mais de 17 vezes maior que o do mercado brasileiro, que registrou pouco mais de 1,5 milhão de automóveis e comerciais leves no ano passado), mais de 3,5 milhões de unidades são de veículos eletrificados - alta de 160% na comparação com 2020. Mas quem figura no topo da lista? Confira: tem modelo que também é vendido no Brasil e carro que deve chegar por aqui este ano.
Sim, os sedãs ainda dominam o mercado chinês, embora os SUVs também sejam uma tendência como acontece por aqui. E o carro mais vendido do ano passado foi o médio Sylphy, que a gente conhece muito bem - por aqui, era chamado de... Sentra. Sim, o Nissan Sentra/Sylphy foi o carro mais vendido da China no ano passado, com incríveis 500.160 unidades. Vale lembrar que no ano passado a Nissan confirmou que estuda a volta da venda do Sentra aqui no Brasil.
O segundo colocado, de acordo com os dados da Caam, foi o Wuling Hongguang Mini EV, uma minivan 100% elétrica feita pela Wuling em parceria com a GM. Foram 426.484 unidades no total, muito mais que a soma de emplacamentos dos dois primeiros carros da lista dos mais vendidos do Brasil.
Mas isso deve mudar em 2022, já que acabaram vários incentivos para EVs naquele país - e novos rivais para o carrinho da Wuling surgiram este ano. Ainda assim, estar nessa colocação foi incrível.
O Lavida é uma espécie de Jetta - por ter tamanho médio - que foi desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês. E o modelo faz muito sucesso por lá, já que emplacou, de acordo com a Caam, exatas 393.496 unidades ao longo de 2021. E o bom retrospecto não é novidade, já que o sedã foi o carro mais emplacado daquele país em outros anos, como em 2019.
Outro carro que costumamos ver no topo do ranking do mercado chinês e que em 2021 ficou na quarta colocação foi o Haval H6, um SUV com estilo parecido com os Tiggo 7 e 8 vendidos no Brasil, mas que pertence à Great Wall Motors, uma das maiores marcas chinesas do mundo. De acordo com a Caam, foram 370.438 unidades emplacadas durante a temporada. O modelo da GWM está entre os SUVs que devem ser lançados no Brasil ainda este ano.
O sedã médio mais vendido do Brasil (e segundo entre todos os sedãs, atrás apenas do Chevrolet Onix Plus) foi o quinto carro mais emplacado da China em 2021, com 321.912 unidades - mas vale dizer que por lá a Toyota vende somente a versão sedã, e não a SUV/Cross. Bom número, mas bem longe se comparado ao do Sylphy/Sentra, que emplacou mais que Corolla e Civic somados por lá.



Email enviado com sucesso!