Como preparar o carro para a quarentena

Reunimos dicas básicas para que seu automóvel não dê problemas depois de ficar parado por muito tempo devido ao Covid-19

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como preparar o carro para a quarentena
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitos estados do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, já começaram a adotar medidas devido à pandemia de coronavírus, como o fechamento do comércio. Também há planos até para a proibição de pessoas nas ruas para conter o avanço da doença. Nesse caso, além de você, o seu carro também ficará parado por um bom tempo.

Mas como automóvel parado também dá problema lá na frente, reunimos algumas dicas para ajudar na conservação do veículo. São cuidados simples para você deixar o automóvel parado e, quando for ligar, não ter dor de cabeça. Veja como preparar o carro para a quarentena.

Bateria

É a peça mais afetada pelo pouco ou nenhum uso do carro. Por isso, desconecte primeiro o polo negativo da bateria e depois desconecte o positivo. Quando você for ligar o carro novamente, faça o inverso: conecte o positivo primeiro e depois o negativo.

Partida do motor

Se o seu carro ficar em uma garagem aberta ou ventilada, e for possível, uma dica importante é ligar o motor pelo menos uma vez por semana. Deixe-o funcionando por uns 10 minutos, sem acelerar. Isso vai manter algumas partes lubrificadas e as mangueiras funcionando. Pise nos pedais da embreagem e dos freios poucas vezes.

Pneus

Homem faz a calibragem dos pneus com a ponta do compressor no bico
icon photo
Legenda: Calibragem dos pneus: por pressão um pouco a mais é uma das dicas de como preparar o carro para a quarentena
Crédito: Divulgação

Colocar uma pressão a mais no pneu é uma importante dica de como preparar o carro para a quarentena. Isso porque, mesmo que o veículo não rode e os pneus não sejam usados, eles perdem um pouco de ar ao longo do tempo - podem até vazar. Coloque dois ou três PSI a mais na hora de calibrar.

Escapamento

A ferrugem pode danificar o escapamento com o passar do tempo. Aqui, a sugestão é deixar um pano embebido com óleo de motor na peça. Antes, veja se há fuligem acumulada e retire-a com um pano seco.

Freio de estacionamento

Se for possível, deixar o carro solto é uma boa dica. O sistema geralmente usa um cabo flexível que fica tensionado e faz pressão sobre o eixo traseiro, além de ter desgaste maior. Em alguns casos, com o automóvel parado por muito tempo, o motorista pode até não conseguir destravar o freio de estacionamento.

Cabine

Não deixe restos de alimentos, embalagens de alimentos ou balas na cabine, pois isso atrai baratas - e também pode deixar seu carro livre do coronavírus. Aproveite e limpe o interior do carro com pano úmido com uma solução de água e detergente neutro antes de deixá-lo parado.

Limpeza de banco
icon photo
Legenda: Evite deixar a cabine do carro suja e com restos de alimentos, para não atrair baratas
Crédito: Divulgação
Comentários