O que é ISOFIX e como funciona esse sistema?

  1. Home
  2. Graxa
  3. O que é ISOFIX e como funciona esse sistema?
Luana Munekata
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A popularização dos itens de segurança têm aumentado gradativamente, após mudanças na Lei e iniciativas das montadoras — e com o ISOFIX não é diferente. Em meio às novidades, muitos motoristas ficam em dúvida sobre como o que é ISOFIX e qual a sua funcionalidade.

Presente em outros mercado há muitos anos, o equipamento chegou recentemente no Brasil. Agora, o WM1 vai explicar tudo sobre ele: a obrigação após mudanças na Lei, sua utilidade no dia a dia e até mesmo como instalar no seu veículo. Confira!

O que é ISOFIX?

O sistema ISOFIX foi criado para trazer mais segurança ao transporte de crianças no automóvel. O objetivo dele é fixar as cadeirinhas infantis sem deixar nenhuma folga no uso, ou seja, trazer mais segurança à viagem durante todo o tempo.

Ele fica alocado no encosto do banco, na parte inferior. Para localizá-lo, basta procurar um ganchinho soldado e pronto, encontrou o ISOFIX. É nesse gancho que a cadeirinha da criança deverá ser fixada, tirando a necessidade de usar cinto de segurança.

Quando ele se tornou obrigatório?

Quando falamos em itens de segurança de carro, o mercado brasileiro se mostra muito distante do que ocorre em outras regiões, como Estados Unidos e Europa. O país norte-americano, por exemplo, tem um sistema compatível ao ISOFIX, chamado Latch, como equipamento obrigatório nos carros desde 2003.

Na Europa o item é o mesmo daqui e a lei em todo o continente obriga as fabricantes a incluir o ISOFIX nos veículos desde 2013. Por aqui o equipamento de segurança só foi se tornar obrigatório em todos os carros novos com uma fileira de bancos a partir de 2018. Para os modelos que já estão no mercado, o prazo para adequação é até 2020.

Como funciona o sistema ISOFIX?

O sistema ISOFIX funciona com três pontos de ancoragem que, quando fixados em seu veículo de maneira correta, garantem a segurança total da criança sentada na cadeirinha ou base do bebê conforto. Exatamente por esse motivo ele se tornou item de segurança obrigatório em todos os novos veículos.

icon photo
Legenda: Entender o funcionamento do ISOFIX é essencial para trazer segurança ao veículo

Quais são os conectores do ISOFIX?

O sistema ISOFIX possui dois conectores de metal que são fixados nos grampos metálicos de engate soldados na base do assento traseiro do veículo. Além desses, existe um terceiro ponto de ancoragem que é de extrema importância para estabilizar a cadeirinha ou base do bebê conforto.

A função deste terceiro ponto de ancoragem é impedir que o assento tombe para os lados em situações de impacto ou freadas bruscas. Existem dois tipos de terceiro ponto de ancoragem: top tether ou haste de suporte. Conheça mais sobre eles.

Top tether

Conhecido também como ponto de ancoragem superior, é o mais comum nos veículos. Ele é um gancho localizado no piso do porta-malas ou, em alguns casos, na tampa traseira do banco. Para identificá-lo, muitas fabricantes colocam um logo de fácil visualização.

Para o pleno funcionamento do equipamento, é necessário que esse gancho da parte superior da cadeirinha esteja bem fixado e firme ao gancho do carro. Com todos os três pontos presos, o seu pequeno estará seguro com o sistema ISOFIX.

Haste de suporte

A segunda opção de terceiro ponto é utilizada geralmente quando o carro não conta com o top tether. Diferente deste primeiro, em que a fixação ocorre na parte traseira do assento ou no piso do porta-malas, a haste de suporte é fixada sobre o chão do carro, posicionada embaixo da cadeirinha.

Para funcionar de maneira segura, o equipamento deve ser esticado até que encoste no chão e estabilize a cadeirinha no banco. Caso escolha essa opção, é de extrema importância verificar se o seu carro possui um local específico para a instalação — caso necessário, consulte o manual do carro.

Encontre os modelos mais seguros na Webmotors!

Toda a segurança para as nossas crianças é necessária, por isso muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre o que é ISOFIX. No entanto, depois de conferir todas essas informações, ficou claro como o sistema funciona e a sua importância no carro.

Justamente por isso que no catálogo da Webmotors de anúncios de carros novos, seminovos e usados você encontra as melhores opções. Além disso, por lá você consegue filtrar e escolher o maior número de itens de segurança, inclusive marcar a opção de carros com ISOFIX. Confira agora mesmo!

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors