Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Serviço: precisa trocar óleo do câmbio automático?

Equipe do WM1 consultou um especialista da SAE para descobrir se a manutenção do óleo da caixa de transmissão é válida

  1. Home
  2. Graxa
  3. Serviço: precisa trocar óleo do câmbio automático?
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Polêmicas envolvendo automóveis aparecem e somem de tempos em tempos. Uma delas, que está em alta novamente, diz respeito à necessidade de troca de óleo de transmissões banhadas... a óleo.

A primeira coisa que você precisa saber é que o manual do proprietário é soberano nessa questão. Algumas marcas irão recomendar, enquanto outras trabalham com lubrificantes do tipo "lifetime", ou seja, que tem a mesma vida útil da transmissão.

PALAVRA DA SAE

Parar tirar as dúvidas e acabar com a polêmica, equipe do WM1 consultou o engenheiro Erwin Franieck, da comissão técnica de transmissões da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - a SAE Brasil.

Para Franieck, há sim a necessidade da troca de óleo, uma vez que "o uso aumenta a temperatura em conjunto com as elevadas pressões de contato, que geram intensas interações metal x óleo x metal, onde por vezes pode haver pequenas remoções de materiais metálicos que ficam no óleo".

No entanto, esse tipo de lubrificante é exclusivo para transmissões e possuem características exclusivas, bem diferentes dos óleos de motor, por exemplo. Ainda de acordo com o engenheiro, o óleo da transmissão trabalha em temperaturas menores, mas com pressão muito maior. Sendo assim, necessita de maior viscosidade e resistência à quebra do filme de óleo.

E vale ressaltar que, caso o manual indique a troca do óleo, a não realização do procedimento pode trazer sério problemas. Há possibilidade de desgaste, aquecimento e até mesmo a perca da função de automação em caixas automáticas - bem como, obviamente, perda da garantia do componente.

Apesar disso, o modo como se dirige carro não interfere na vida útil desse lubrificante - somente casos muito extremos ou de trancos nas trocas de marchas podem reduzir o período necessário da troca.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors