Sistema de frenagem: entenda as siglas!

Entenda o que significa ABS, EBD, ESP, BAS e tantas outras siglas quando o assunto é a total segurança do seu automóvel

  1. Home
  2. Graxa
  3. Sistema de frenagem: entenda as siglas!
Luana Munekata
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sistema de frenagem: já aconteceu de você ficar perdido com tantas siglas quando tenta pesquisar mais sobre o assunto? Aqui, você entenderá o que significa cada uma delas, com explicações gerais, de maneira simples. Você pode até salvar este artigo entre os seus favoritos para consultar caso haja outras dúvidas.

O que são os freios ABS?

ABS significa Antilock Braking System. Desde janeiro de 2014, é o sistema obrigatório em todos os carros de fabricação nacional. Garantia de segurança, eficiência e estabilidade, tem como função principal evitar que as rodas travem em caso de frenagens bruscas ou severas. Isso acontece por meio de sensores e módulos eletrônicos que leem o sistema de freio quando o pedal é acionado.

O que é EBD?

EBD significa Eletronic Brake Force Distribution. Em outras palavras, distribuição eletrônica da força de frenagem. O item atua juntamente com os freios ABS e a função principal é monitorar o desempenho da frenagem. Por exemplo, verifica rotação, ângulo e tração das rodas.

O que é ESP?

ESP significa Eletronic Stability Program, também conhecido popularmente como controle eletrônico de estabilidade - essa sigla é patenteada pela Bosch, já que o correto mesmo é ESC, de Eletronic Stability Control.

Visa garantir a estabilidade da direção em situações repentinas, como curvas acentuadas em alta velocidade. Caso seja necessário, o sistema corrige, através dos freios e tração nas rodas, possíveis desvios gerados pelo peso ou pela velocidade, por exemplo.

Também é conhecido como:

  • DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade)
  • VSA (Assistência à Estabilidade do Veículo)
  • VSC (Controle de Estabilidade do Veículo)
  • O que é EAS?

    EAS significa Eletronic Actuation System, é o item que cuida da tração do carro. Também a partir de sensores decide qual é a melhor forma de espalhar a força do motor para as rodas. Em alguns modeos, também controla a altura do carro em relação ao chão.

    O que é BAS?

    BAS significa Brake Assist System. Sua função é aumentar a carga da frenagem caso detecte que o pedal foi acionado bruscamente. Atua, portanto, na urgência, junto com o ABS e o EBD.

    O que é ACC?

    ACC significa Adaptative Cruise Control. Ou seja, controle de cruzeiro adaptativo, que nada mais faz do que medir a distância e a velocidade do automóvel à frente, e freia ou acelera de maneira autônoma.

    O que é AHA?

    AHA significa Agile Handling Assist e controla o torque nas curvas. É um item que monitora eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, para virarem na medida correta quando uma curva é feita. AHA é o mesmo que TVC (Torque Vectoring Control).

    O que é A-LKA?

    A-LKA significa Active Lane Keeping Assist. Via câmeras, ele identifica sinalizações horizontais na pista. Em caso de desvio, entra em ação ao interferir no volante e nos freios.

    O que é ASR?

    ASR significa Anti Slip Regulation e impede que as rodas derrapem na arrancada ou em curvas e terrenos escorregadios.

    O que é CBC?

    Evolução do ABS, o Cornering Brake Control é o controle de frenagem em curva. Foi projetado para distribuir a pressão dos freios e significa o mesmo que:

    • DCA (Dynamic Cornering Assist)
    • CDA (Curve Dynamic Assist)
    • O que é ETS?

      ETS significa Enhanced Transitional Stability e é parte do ESC/ESP. Ele monitora a velocidade do carro e a forma como o volante é movimentado.

      O que é ESS?

      ESS significa Emergency Signal System. O item liga o pisca-alerta em frenagens repentinas. Significa o mesmo que EBL (Emergency Brake Light).

      O que é FCW?

      FCW significa Forward Collision Warning e trata-se de um alerta de colisão frontal que detecta objetos estáticos à frente do veículo. Nestes casos, ele emite um alerta para que o motorista pise no freio.

      O que é HDA?

      E o HDA significa Hill Descent Assist e ajuda o carro nas descidas: controla a velocidade do motor e aciona os freios ABS, se necessário. Significa o mesmo que:

      • DAC (Downhill Assist Control)
      • HDC (Hill Descent Control)
      • DSR (Downhill Speed Regulation)
      • O que é KERS?

        KERS significa Kinetic Energy Recovery System e tem por função realizar a coleta e a armazenagem de energia cinética liberada na frenagem para que seja reutilizada na aceleração.

        O que é LAC?

        Já LAC significa Load Adaptive Control e monitora o peso do automóvel para ajustar os sensores do ESC/ESP, em caso de necessidade, além de otimizar a estabilidade.

        O que é LKS?

        LKS significa Lane Keeping System e consiste em câmeras que identificam e acompanham as faixas. Emite alertas caso haja desvios ou invasões das pistas sem que o motorista tenha acionado a seta. Significa o mesmo que LKA (Lane Keep Assist).

        O que é ROM?

        No fim de nosso glossário, ROM significa Roll-over Mitigation e trabalha para diminuir as chances de capotamento. Via sensores do ESP, ele identifica a inclinação do eixo horizontal do carro. É o mesmo que:

        • RSC (Roll Stability Control)
        • PRA (Proactive Roll Avoidance)
        • Tudo sobre carros é na Webmotors!

          Como pode perceber, há muito que aprender sobre carros, não é mesmo? Com o avanço da tecnologia, aficionados por automóveis precisam de uma fonte confiável de informação, para conhecer mais e mais — e ainda aprender tudo sobre o próprio carro. Então, confira aqui no WM1 outros conteúdos e tire todas as suas dúvidas!

          Comentários