Como é o espaço interno do Volkswagen Nivus

Novo modelo se destaca por ser comprido, mas seu interior é menor que a média do segmento de SUVs compactos

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Como é o espaço interno do Volkswagen Nivus
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A apresentação do Volkswagen Nivus foi apenas virtual, o modelo só chegará às lojas no início do julho e a pré-venda começa ainda neste mês. No entanto, para responder diversos questionamentos dos leitores do WM1, aceitamos o convite do fabricante para ver o modelo de perto, com todos os cuidados necessários de prevenção ao coronavírus, dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Muitos questionaram a respeito do tamanho do modelo, que é maior do que o irmão T-Cross, por exemplo. Para tirar essa dúvida, resolvemos mostrar como o Nivus se posiciona em relação ao porte e espaço interno dentro da categoria de SUVs compactos.

Balanço traseiro aumenta o comprimento

Volkswagen Nivus4
icon photo
Legenda: Volkswagen Nivus tem balanço traseiro maior que o do T-Cross, por exemplo
Crédito: Divulgação

Devido ao teto com caimento cupê, o que naturalmente aumenta o balanço traseiro e as dimensões, o Nivus tem 4,26 metros de comprimento, sendo apenas um centímetro menor que o Chevrolet Tracker e Hyundai Creta, por exemplo. E maior que rivais como Ford EcoSport (se desconsiderarmos o estepe, são 4,14 m) e o próprio T-Cross, que tem 4,19 m.

Por fim, o Volkswagen Nivus supera em muito os "franceses" Citroën C4 Cactus, que tem apenas 4,17 m e proposta semelhante ao do Volkswagen, e Peugeot 2008, com seus 4,15 m.

Na comparação com outros rivais que estão na faixa de R$ 70 mil a R$ 100 mil, o Nivus vence ainda o Jeep Renegade, que tem 4,23 m de comprimento. Porém, fica atrás dos Renault Duster e Captur (4,37 m e 4,32 m, respectivamente), Honda HR-V (4,32 m) e Nissan Kicks (4,29 m).

Só que esse tamanho todo não necessariamente reflete no espaço para os passageiros, já que o entre-eixos não acompanha o tamanho do veículo.

Espaço de Polo

O espaço do Volkswagen Nivus é idêntico ao do Polo. Não que isso seja ruim, mas os 2,56 m de entre-eixos não o colocam em posição de destaque nesse ponto dentro da categoria de compactos.

Volkswagen Nivus23
icon photo
Legenda: Por dentro, espaço é semelhante ao do hatch compacto Polo
Crédito: Divulgação

O modelo só ganha do Ford EcoSport, que tem 2,52 m, e do Peugeot 2008, que tem 2,54 m. Renegade e Tracker têm apenas um centímetro a mais, porém ganham por conta da largura e altura, que auxiliam a comportar melhor os passageiros.

Mesmo o C4 Cactus oferece espaço interno maior: são 2,60 m de entre-eixos. Enquanto modelos como Duster e Captur esbanjam enormes 2,67 m. O irmão maior, T-Cross, tem 9 cm a mais, chegando aos 2,65 m. HR-V e Kicks, por sua vez, vêm com a medida de 2,61 m.

Para complicar a vida dos passageiros mais altos, o Nivus é o mais baixinho da galera, o único abaixo dos 1,50 m de altura, o que dificulta para quem vai no banco de trás.

Comentários