Nova Mitsubishi L200 Triton faz estreia mundial

Sexta geração da história da picape cresce em tamanho, potência e presença

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Nova Mitsubishi L200 Triton faz estreia mundial
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A nova Mitsubishi L200 Triton apareceu neste início de semana maior, mais ousada e potente. Ela fez sua estreia global em Bangkok, na Tailândia - onde já começou a ser vendida -, revelou sua nova filosofia de design, chamada "Beast Mode" ("Modo Animal", em tradução literal) e deve chegar ao Brasil até o final de 2024. As informações desse texto são dos parceiros australianos do Carsales.

Feita sobre uma plataforma totalmente nova, ela traz um novo motor biturbo a diesel, maior oferta de equipamentos de segurança e cabine com alto nível de tecnologia. A meta é, claro, não deixar a Ford Ranger e demais picapes recém-renovadas ficarem em patamares superiores.

A sexta geração da Mitsubishi L200 Triton também assume um novo design e cresce em todas as dimensões - que você saberá ao longo desse texto. Abaixo, veja o vídeo de apresentação da picape.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Novo visual

Criado sob um tema de design chamado de "Beast Mode", a nova Triton tem o tradicional design frontal conhecido como "Dynamic Shield" com uma grade tridimensional e para-lamas, três luzes diurnas de LED em forma de "L", capô em forma de concha e faróis de três elementos.

A grade é da cor da carroceria, enquanto o Dynamic Shield, espelhos retrovisores, maçanetas, barra de estilo traseira e trilhos de teto são pretos - a parte inferior da frente, laterais e traseira é de titânio escuro.

As laterais são dominadas por protuberantes arcos de roda quadrados, com extensões opcionais em preto brilhante e fosco, enquanto outras adições incluem lanternas em forma de "T", maçanetas que são maiores e mais duráveis e laterais mais largas.

Por dentro, o design do painel conhecido como "Horizontal Axis" lembra muito o do último Outlander, incluindo uma grande tela tátil central flutuante.

Há materiais macios nos principais pontos de toque, peças metálicas, mostradores e interruptores robustos, entradas USB-A e USB -C no console central e um carregador sem fio de smartphone na parte inferior do console.

A Mitsubishi disse que uma ampla gama de acessórios estará disponível, incluindo a barra esportiva traseira, molduras do arco do para-lamas e guarnições das portas laterais.

Duas novas cores (Laranja Yamabuki metálica e Prata Blade metálica) se juntam ao Branco Diamond, Branco Solid, Cinza Graphite metálico e ao preto Jet Mica.

Dimensões da Nova Mitsubishi L200 Triton

A picape mede 5,36 m de comprimento (6,5 cm a mais), 1,93 m de largura (+11,5 cm) e 1,82 m de altura (+4 cm). O entre-eixos também aumentou: agora são 3,13 m (13 cm a mais).

Isso faz dela 4 cm maior e 4,5 cm mais confortável na distância entre-eixos do que a Toyota Hilux, que é a picape média mais vendida do Brasil.

As capacidades de carga e reboque ainda não foram anunciadas, mas os dois devam aumentar - a L200 atual suporta 3.100 kg e 3.500 kg, respectivamente, tal qual os líderes da categoria.

A altura da caçamba diminuiu: foi reduzida em 4,5 cm para 82 cm. Já a superfície superior dos cantos do para-choque foi ampliada e reforçada para uso como degrau.

Em termos de ângulos para uso no off-road, a distância mínima ao solo é de 222 cm, o ângulo de ataque é de 29º, o de saída é de 22,8º e o de rampa é de 23,4º.

Apesar dos ajustes, freios a tambor na traseira foram mantidos. Na frente, ela usa discos ventilados de 32 cm e rodas de até 18 polegadas, com pneus 265/60 R18.

Novo motor

A picape passa a contar com um recém-desenvolvido motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros que tem a mesma capacidade de 2.442 cc do modelo anterior, com o mesmo diâmetro e curso - de 86 mm x 105,1 mm dimensões - e o mesmo layout de 16V e duplo comando variável.

Mas a grande novidade é o acréscimo de um turbocompressor extra, resultando no primeiro motor biturbodiesel da história da picape. São de 204 cv a 3.500 rpm e 47,9 kgf.m de torque, disponíveis entre 1.500 e 2.750 rpm.

Portanto agora há um turbo menor para desempenho de baixa rotação e um turbo maior para saídas de alta rotação, mas isso deve ficar com as versões mais caras, já que a marca manteve variantes de turbo simples no mercado tailandês – o maior mercado da picape do mundo, seguido pela Austrália.

No Brasil, ainda não há qualquer informação sobre a nova geração da picape, muito menos sobre qual será o tipo de motor utilizado por aqui.

Mitsubishi Triton Highest Spec Dynamic 05
Mitsubishi L200 Triton 2024 está maior, mais potente e ganhou design inédito
Crédito: Divulgação
toggle button

Consumo

Não foram divulgados dados sobre o consumo de combustível, mas a Mitsubishi afirma que a picape terá "melhor desempenho ambiental".

Lá na Ásia, a nova Mitsubishi L200 Triton terá opção de câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas - e este último irá oferecer um modo Sport.

As duas transmissões serão combinadas com o sistema Super Select 4WD-II, bem como um pacote de suspensão e direção redesenhado - que a Mitsubishi disse ter melhorado conforto e estabilidade da direção.

Mitsubishi L200 Triton 2024 ganhou motor biturbodiesel: são 204 cv e 47,9 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

Novo 4x4

A nova Triton segue equipada com os sistemas Super Select 4WD-II e Easy Select 4WD da Mitsubishi, equipados com um diferencial de deslizamento limitado (LSD) com detecção de torque que envia até 40% da força para as rodas dianteiras.

O sistema Super Select 4WD-II oferece quatro opções: 2H (tração traseira), 4H (tração nas quatro rodas), 4HLc (diferencial central travado) e 4LLc (diferencial central travado em marcha reduzida). Ainda há sete modos de direção, incluindo configurações on-road (acima dos quatro modos off-road no modelo atual).

Em versões equipadas com o Easy Select 4WD, as opções são limitadas a 2H (tração traseira), 4H (diferente central travado) e 4L (marcha reduzidas). Ambos os veículos 2WD e 4WD são equipados com um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado por freio ativo.

Carroceria simples

Na Tailândia são três estilos de carroceria: cabine simples de duas portas, cabine extra com espaço para carga atrás dos bancos dianteiros e cabine dupla de quatro portas - este o único estilo oferecido no Brasil - todas com mais espaço graças à carroceria maior. .

Outra coisa: lá fora, em alguns mercados, a Mitsubishi oferece um sistema de telemática chamado "Connect" que relata automaticamente a central de atendimento com o acionamento de um airbag - assim como a Chevrolet faz com o OnStar aqui no Brasil.

Também é possível contatar a central por meio de um botão no carro ou pelo celular em caso de acidente ou pane. O sistema tem localizador, informa o nível de combustível e do óleo, a operação do farol e da buzina e faz um pré-condicionamento do ar-condicionado, entre outros.

Lá fora, a picape também ganhou uma tela tátil na vertical estilo tablet de 9 polegadas, completa, com Apple CarPlay sem fio - o Android Auto é com fio - controle de voz por Bluetooth e navegação nativa por satélite, incluindo reconhecimento de placas de trânsito.

Nova Mitsubishi L200 Triton: uma picape global

A Mitsubishi já vendeu cerca de 5,6 milhões de L200 em cinco gerações desde 1978.

"As principais características da nova Triton foram desenvolvidas exclusivamente pela Mitsubishi, incluindo estrutura e carroceria em escala robustas, chassi resistente, motor potente e amigável ao motorista e sistema 4WD que alcança excelente manuseio e estabilidade na estrada”, revelou o presidente da Mitsubishi Motors e CEO, Takao Kato.

“Com a produção prevista para atingir 200 mil veículos em mais de 100 países, a nova Triton é extremamente importante e vai fornecer suporte fundamental para a Mitsubishi, bem como ser o primeiro veículo global a ser lançado no início dessa nova fase de crescimento", finalizou o executivo.

Mitsubishi L200 Triton 2024 deve chegar ao Brasil no ano que vem, já como linha 2025
Crédito: Divulgação
toggle button