Mercedes-Benz SLR McLaren 722 chega a 337 km/h

Alemão fabricado no Reino Unido fica ainda mais exclusivo com série especial
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Gustavo Ruffo
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- O Mercedes-Benz SLR McLaren já é um carro mais do que exclusivo. Segundo a fábrica, serão feitos apenas 3.500 unidades, a um ritmo de 500 por ano durante sete anos, com um custo de cerca de 500 mil euros, ou cerca de R$ 1,4 milhão na Europa. Com 1.768 kg, ele tem um motor V8 de 5,4 litros com 626 cv, que o leva à máxima de 334 km/h e a uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 s. Acontece que, para alguns, exclusivo não é o bastante. Para estes clientes a Mercedes-Benz desenvolveu a série especial 722.

Criada em homenagem à vitória de Stirling Moss e Dennis Jenkinson na edição de 1955 da Mille Miglia, obtida com um 300 SLR de número 722 referente à hora de partida do carro na competição, às 7h22, o SLR McLaren 722 teve mais de 300 itens modificados para se tornar ainda mais esportivo, se é que isso é possível. Serão produzidas apenas 150 unidades da série especial.

A potência do motor passou de 626 cv para 650 cv, o que, convenhamos, não é um ganho tão significativo de potência para um carro tão forte. Acontece que esse aumento, aliado a uma redução de peso de 44 kg o 722 pesa 1.724 kg, dá ao SLR especial a chance de atingir a máxima de 337 km/h e de reduzir em 0,2 s o tempo que leva para chegar aos 100 km/h que passou a 3,6 s.

Esses, entretanto, são apenas os números de uma máquina que certamente encanta ao ser dirigida. Isso porque, como é tradição da Mercedes-Benz, mesmo os carros mais nervosos da marca apresentam uma docilidade peculiar. Eles não assustam com comportamentos ariscos demais, ainda que, nos últimos tempos, a preocupação em conferir à marca um estilo mais esportivo possa ter mudado um pouco as coisas.

Tudo bem que, apesar de alemão, o SLR é produzido no Reino Unido, em Woking, cidade próxima de Londres, no Centro de Tecnologia da McLaren, empresa que ajudou a Mercedes-Benz a desenvolver a máquina. Da Alemanha vem o motor V8 com compressor, montado à mão em Affalterbach, sede da AMG leia mais sobre a preparadora oficial da marca da estrela de três pontas aqui.

A usina, não bastasse sua força, tem outros aspectos bastante respeitáveis, como o bloco de alumínio, os pistões forjados, pesados um a um, assim como o virabrequim, para garantir o melhor equilíbrio de funcionamento, além de um mínimo de vibrações. O compressor, para uma condução confortável e uma emissão menor de gases, entra em ação apenas quando o motorista exige todos os 650 cv com o pé direito.

A transmissão automática de cinco marchas foi feita especialmente para os modelos superpotentes da marca, capaz de resistir ao absurdo torque de mais de 80 kgm, capaz de moer qualquer sistema de engrenagens um pouco mais sensíveis.

Apesar de o SLR ter meros 1,26 m de altura, o SLR 722 conseguiu ficar ainda mais perto do chão. O trabalho de suspensão feito para aperfeiçoar a série especial a deixou 1 cm mais baixa que a versão “de série”. Isso fez com que a rolagem da carroceria fosse reduzida em 20%. E 20% do mínimo é um feito e tanto.

Prova de como o carro é para poucos foi a escolha do local de sua apresentação oficial: Dubai, centro financeiro dos Emirados Árabes Unidos e um dos locais com a maior concentração de milionários do planeta e de demonstrações desta riqueza toda, como a ilha Palm Jumeirah, construída artificialmente e com o formato de uma palmeira. Com a deferência, é possível que o SLR McLaren 722 se torne figurinha fácil entre as areias do deserto.

FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz SLR McLaren 722


MOTOR Quatro tempos, oito cilindros em “V”, 3 válvulas por cilindro, arrefecido a água, superalimentado por compressor mecânico, 5.439 cm³
POTÊNCIA650 cv a 6.500 rpm
TORQUE83,6 kgm a 4.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
CÂMBIO Automático de cinco velocidades
TRAÇÃO Traseira
SUSPENSÃO Dianteira e traseira com braços triangulares superpostos, sistema antimergulho e barra estabilizadora na dianteira
FREIOSSensotronic Brake Control, com discos de cerâmica, ventilados na dianteira, ABS, assistência à frenagem e ESP
RODAS Dianteiras e traseiras de aro 19”, em liga-leve
PNEUS Dianteiros 255/35 19; traseiros 295/30 ZR 19
CARROCERIA 4,66 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1.,25 m de altura e 2,70 m de entreeixos
PORTA-MALAS272 l
PESO1.724 kg
TANQUE97,6 l reserva de 12 l
PREÇO Não divulgado


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