SEGREDO - Dacia Duster surge sem disfarces na Romênia

Modelo antecipa o Renault anti-EcoSport, que usará a mesma plataforma do Logan e do Sandero
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Dacia Duster surge sem disfarces na Romênia
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Fotos de segredo se espalham pela internet a uma velocidade espantosa. Depois de surgirem no fórum romeno DaciaClub.ro, as primeiras imagens do Dacia Duster foram parar no blog Autos Segredos, do jornalista Marlos Ney Vidal, e agora estão também aqui, no WebMotors, antecipando o modelo que a Renault fará no Brasil para enfrentar o Ford EcoSport.

O H79 nome de desenvolvimento do veículo será fabricado sobre a mesma base do Logan e do Sandero. Aliás, quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, já se esperava uma série de outras carrocerias, como perua, picape, hatchback e utilitário. Destas, só o hatch veio ao país, mas com vantagens. O lançamento mundial do Sandero aconteceu por aqui. Bom seria se a estreia do Duster também fosse em terras nacionais, mas ele deve ser oficialmente apresentado na Alemanha, durante o Salão de Frankfurt, em setembro.

Não seria nada estranho se o veículo tivesse medidas parecidas com as do carro-conceito Duster, ainda que o estilo ousado não tenha acompanhado a produção em série. Com 4,25 m de comprimento, 1,50 m de altura e 1,64 m de largura, ele tem um entreeixos de 2,80 m. É medida de carro grande, 7 cm maior que a de um Ford Fusion. O Duster, como já se sabe, terá versões de cinco e de sete lugares, assim como as Nissan Livina e Grand Livina. Coincidência?

A versão conceitual do Duster veio equipada com um motor turbodiesel 1.5 dCi que consegue acelerar o carro de 1.300 kg de 0 a 100 km/h em 9,6 s. Com 105 cv 77 kW e 240 Nm de torque a 2.000 rpm, sua esportividade leve era aliada à sustentabilidade. Ele emitia apenas 139 g/km de CO2 e tinha um consumo de 18,9 km/l. O câmbio era manual, de seis marchas, e as rodas são de aro 21”, com pneus 245/35 ZR21.

Para a versão de produção em série, podemos esperar por motores 1,6-litro e 2-litros. Pode ser que o veículo adote até o motor 1,8-litro de origem Nissan, já flexível em combustível, ainda que a origem mexicana deste motor torne essa possibilidade mais remota. Certo é que a versão europeia do Duster terá tração nas quatro rodas. Tomara que aquele velho discurso de que “isso é caro demais para o Brasil” não afete o novo utilitário pequeno do mercado nacional, o primeiro a enfrentar o Ford EcoSport de igual para igual. Vejamos como ele se sairá nessa pendenga.

Se você, leitor, conseguir flagrar alguma unidade do Duster ou de qualquer outro segredo no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de utilitários esportivos pequenos?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

Ford EcoSport

Chevrolet Tracker

Mitsubishi TR4

Kia Sportage

Suzuki Grand Vitara

Hyundai Tucson

Leia também:

OFICIAL - Bentley chega ao Brasil no último trimestre de 2009

<
Nissan Sentra SE-R, estrela do Quatro Rodas Experience, pode vir ao país

SEGREDO - Revista Motor Trend confirma Chevrolet Viva nos EUA

SEGREDO - Honda City surge quase sem disfarces em São Paulo

SEGREDO - Chevrolet Aveo será o novo GM nacional, o Viva

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors