A Toyota finalmente revelou o novo visual da dupla Hilux e SW4. Apesar da apresentação praticamente conjunta, ambos os modelos têm desenhos distintos. Além do retoque na aparência, a picape e o SUV ganharam atualizações no motor, no interior e também na suspensão.
Na nova Hilux, o design ficou mais bruto. A picape estreia para-choque com entradas de ar maiores. Os faróis parecem iguais, mas também foram levemente redesenhados. Um aplique plástico na porção inferior da dianteira passa a sensação de maior robustez.
Na traseira, as novidades são mais discretas para a nova Hilux. As lanternas têm novas seções de luzes e a tampa do porta-malas ganhou um aplique plástico na maçaneta.
Assim como já tinha ficado claro nesta nova geração, o SW4 tem desenho distinto da irmã Hilux. O SUV ficou mais elegante e esportivo. O para-choque dianteiro foi redesenhado, assim como os faróis, que estão mais afilados e podem ser completamente de LEDs, conforme a configuração de acabamento.
Na traseira, o para-choque mudou pouco, assim como as lanternas. O maior destaque fica para uma barra cromada que interliga as duas peças pela tampa do porta-malas.
Na cabine, a novidade dos modelos é a central multimídia. A tela agora tem nove polegadas e ganhou botões físicos para facilitar a operação, de acordo com a Toyota. O sistema é semelhante ao utilizado no novo Corolla.
Debaixo do capô, mais novidades compartilhadas. O motor 2.8 turbodiesel foi reprogramado e, finalmente, passou dos 200 cv. Agora, o propulsor rende 204 cv de potência e 51 kgf.m de torque. São 27 cv e 5,1 kgf.m extras em relação à geração anterior.
Dessa forma, a nova Hilux e o SW4 agora passam a ter um motor compatível com a potência dos seus concorrentes, que já rendiam acima dos 200 cv há algum tempo. Vale destacar que nas versões com câmbio manual, o torque permanece com os atuais 42,8 kgf.m.
Apresentados na Tailândia, os modelos serão primeiramente vendidos no mercado asiático. Posteriormente será a vez de a Europa receber a renovada dupla. Por aqui, a nova Hilux e o SW4 devem desembarcar no fim de 2020, caso o cronograma de lançamentos da Toyota não seja afetado pela pandemia do Coronavírus.
Atualmente, a picape média é vendida em 13 versões distintas no mercado brasileiro. Já o utilitário esportivo chega em seis variantes.