Tudo sobre o novo HB20, que chega até novembro

Modelo não pôde ser fotografado sem camuflagem, mas teve inspiração no conceito rebelado no Salão do Automóvel de 2018

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Tudo sobre o novo HB20, que chega até novembro
Rodrigo Ferreira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A coreana Hyundai pelo jeito nunca ouviu um ditado popular entre os brasileiros: “em time que está ganhando não se mexe”. Resultado disso é que a segunda geração da família HB20, que será lançada entre outubro e novembro deste ano no Brasil, será completamente nova. E isso é uma boa notícia.

O WM1 está num seleto grupo de publicações brasileiras que acaba de ter um primeiro contato com a nova geração do veículo. O modelo foi apresentado dentro do centro de design da marca em Seul, capital da Coreia do Sul. Não foi permitido fazer fotos do modelo sem camuflagem, mas dá para dizer que a inspiração veio do conceito apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado.

Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20 ainda camuflado em testes na Coreia do Sul
Crédito: https://www.webmotors.com.br/wm1/lancamentos/tudo-sobre-o-novo-hb20-que-chega-ate-novembro
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

MELHORES OFERTAS WEBMOTORS

DESENHO MARCANTE

A família será reformulada toda de uma única vez, HB20, HB20 S (sedã) e HB20X (versão cross). O visual da dianteira segue o novo padrão de identidade da marca coreana, com capô liso (semelhante ao da primeira geração do Ford Focus) e uma grande grade dianteira que liga os dois faróis, que na nova geração terão LEDs diurnos na parte inferior. Por falar em faróis, estes foram ainda mais alongados em relação a atual geração e trazem a assinatura da marca no interior da peça.

Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button

O para-choque é recortado (especialmente na variação HB20X, que recebeu ainda uma espécie de extrator avantajado na parte de baixo) e se estende até quase o meio da caixa de roda. Segundo o vice-presidente da marca e chefe do Global Design Center da Hyundai, Lee SangYup, a ideia foi passar a impressão que capô e para-choque são uma peça única. “Dessa forma vamos ampliar a sensação de requinte ao modelo”, explicou.  Para reforçar essa ideia, o sedã trará a grande grade dianteira pintada na cor da carroceria, já o hatch e versão aventureira terão a peça pintada em preto, para sugerir maior esportividade.

 Novo Hyundai HB20
Novo Hyundai HB20
Legenda: Novo Hyundai HB20
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button

Das três variações, talvez o sedã consiga transmitir melhor a sensação de requinte. Por conta principalmente da caída da coluna C, que deu ao modelo um ar de cupê de quatro portas (moda lançada com a primeira geração do Mercedes-Benz CLS). É também da marca alemã a inspiração para as grandes lanternas que invadem o porta-malas do sedã. O bonito conjunto lembra muitos os recentes Classe E Coupe e o GT de quatro portas. A capacidade do porta-malas é outra boa surpresa, teve sua capacidade aumentada de 450 para 475 litros. No hatch, foram mantidos os 300 litros para carga no bagageiro.

CATÁLOGO 0KM WEBMOTORS

Hyundai Saga Ev 3
Hyundai Saga foi inspiração para o novo HB20
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button

Um ponto que pode gerar certa polêmica é a traseira do novo HB20. Eu particularmente gostei, mas alguns jornalistas torceram o nariz. Isso porque o desenho é vincado, com o para-choque com alguns recortes e uma grande lanterna que invade boa parte da tampa traseira. Lembrando, mais uma vez, o conceito apresentado pela marca no Salão do Automóvel de São Paulo. As lanternas do hatch, por sua vez, lembram outra prestigiosa marca alemã, a BMW, principalmente o Série 5.

Por fim, a lateral do novo HB20 trará dois grandes vincos, quase que de ponta a ponta, um próximo da altura da maçaneta e outro perto da soleira da porta. O efeito gera a impressão de robustez ao modelo, que está realmente maior. Segundo a Hyundai, são 20 milímetros a mais no comprimento (3,94 metros) e 30 milímetros a mais no entre-eixos (2,53 metros), no caso do hatch. O sedã cresceu 3 centímetros no comprimento (4,26 metros) e 2 centímetros na largura (1,70 metro), mesmo valor obtido no HB20.

Já as medidas das rodas variam de acordo com a versão. No HB20X, que será o topo da gama do modelo, elas têm desenho exclusivo e serão aro 16 (195/50), enquanto que no HB20 e HB20S terão aro 15(185/60).

Hyundai Saga
Hyundai Saga, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018
Crédito: Ricardo Rollo / WM1
toggle button

INTERIOR MAIS TECNOLÓGICO

A nova geração do HB20 também ficou mais tecnológica. Nas versões mais caras, o hatch ostentará uma tela de alta resolução de 8 polegadas no topo do console central. Não foi possível conferir os recursos que ela terá, apenas que será colorida e trará pareamento com Apple Carplay e Android Auto.

O cluster de instrumentos, dependendo da versão, também abrigará uma tela digital de 5,4 polegadas, porém sendo monocromática. A direção (que pode ser regulada em distância ou altura) será elétrica, além de ser multifuncional, dependendo da configuração, assim como o ar-condicionado, que poderá ser digital dependendo do pacote.

 Novo Hyundai HB20 camuflado
Novo Hyundai HB20
Legenda: Novo Hyundai HB20 camuflado
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button

Os bancos dianteiros (com regulagem de altura) também são novos e agora trazem abas laterais mais pronunciadas. Dependendo da opção poderão ainda ser revestidos com couro sintético.

Os materiais escolhidos para a cabine seguem o padrão da primeira geração do HB20. Há bastante plástico, mas ele é agradável ao toque, além disso a montagem não deixou rebarbas ou muita folga entre as peças (pelo menos nas unidades apresentadas aos jornalistas na Coreia).

MOTOR 1.0 DE 120 CV

Uma das principais novidades da segunda geração do HB20 estará sob o capô. A adoção do motor Kappa 1.0 Turbo Flex, com injeção direta de combustível, capaz de gerar até 120 cv de potência máxima e um torque máximo de 17,5 kgf.m a apenas 1.500 rpm. Com este propulsor, a marca oferecerá um câmbio automático de seis velocidades.

A princípio não será oferecida a versão com motor 1.6L, que equipa a atual geração. Um segundo motor 1.0, só que aspirado, também será disponibilizado no novo HB20. Trata-se do mesmo propulsor que equipa a atual geração, mas que recebeu melhorias. Nesta configuração, o hatch renderá até 80 cv de potência e torque máximo de 10,3 kgf.m a 6.200 rpm. O câmbio será manual de cinco velocidades.

Novo Hyundai HB20 camuflado
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button
Novo Hyundai HB20 camuflado
Crédito: Divulgação/Hyundai
toggle button

PREÇOS E VERSÕES

A Hyundai ainda não definiu que pacotes oferecerá no Brasil, nem mesmo os preços. É bem provável que haja um reajuste dos valores para cima por conta da adoção de alguns equipamentos não presentes na atual geração. Além disso, é provável que as versões mais completas encostem em valor no Volkswagen Polo,  algo na faixa dos R$ 75 mil. Já as versões de entrada estarão posicionadas para brigar de frente com o líder do mercado, o Chevrolet Onix, na casa dos R$ 40 mil.

Nesta quarta-feira traremos as primeiras impressões do rodar do novo Hyundai HB20, direto da Coreia do Sul.

Viagem à Coreia feita a convite da Hyundai do Brasil

VÍDEO RELACIONADO

Comentários