Toda vez que a MV Agusta apresenta uma nova moto, eu quase caio da cadeira. Foi assim, por exemplo, com a Enduro Veloce 900, que foi lançada no início de abril. Nem é meu tipo de moto - big trail -, mas foi impossível não me impressionar com sua beleza e imponência. Agora, outra novidade e a mesma sensação (não é meu tipo de moto, mas caramba!).
A marca italiana apresentou a Superveloce 1000 Serie Oro, uma versão para um modelo que já existia, e que já era estonteante. Mas essa opção Serie Oro vai além, de já nasce como raridade, item de colecionador e séria candidata a moto mais bonita de todos os tempos.
Nem vou descrevê-la. Basta que o caro leitor veja as fotos (inclusive a galeria, logo embaixo) para reparar como essa moto é impressionante nos mínimos detalhes. Cada pequena parte parece ter sido minuciosamente criada, tudo se encaixa perfeitamente e nada está faltando ou sobrando.
A Superveloce 1000 Serie Oro é uma escultura em forma de moto. A carenagem de contornos suaves e desafiadores contrasta com a rabeta curta, arrebitada, agressiva e valorizada pelas quatro ponteiras de escape. Alguém lembrou da superbike MV Agusta F4 aí? Pois é. E o que falar de suas rodas douradas ou das laterais super aerodinâmicas?
O motor dessa obra-prima sobre duas rodas é um quatro cilindros em linha com 1.000 cm³, que entrega nada menos que 208 cv de potência gritando lá nas 13.000 rpm, enquanto o torque fica em 11,8 kgf.m a 11.000 rpm. Com tudo isso, a moto, que pesa apenas 194 quilos, chega à velocidade máxima de 320 km/h. Para resistir a tanta força - a faixa vermelha começa em 14.000 rpm -, o motor tem bielas de titânio.
Aliás, materiais nobres não faltam nesta moto. Também estão ali, montadas em esquema quase artesanal, mais de 40 peças em fibra de carbono, acabamentos em couro e muito alumínio. Quer mais? O tal escape é fornecido pela Akrapovic, grife do setor com sede na Eslovênia, cujas peças são usadas inclusive no Moto GP.
Pois felizardos serão os que tiverem orçamento e sorte de levar essa moto para casa. Apenas 500 unidades serão feitas, e cada uma custará pouco mais de 70 mil euros - cerca de R$ 420 mil na conversão direta. Se fosse vendida no Brasil, certamente custaria o dobro. E tem vermelha...