O canal de notícias da Webmotors

Airbag e cinto para motos: novas opções vêm aí

Honda desenvolve bolsa inflável para scooters, e a Italdesign aposta em dispositivo que pode prender ou ejetar o piloto

por Roberto Dutra

Cerca de uma semana atrás noticiamos aqui que está em desenvolvimento na Honda um sistema de embreagem eletrônica para ser aplicado em futuros modelos. Mas os japoneses não param e vem aí mais coisa: um novo airbag para scooters!

Confira as ofertas de scooters no estoque da Webmotors!
Ok, a "novidade" não é tão nova assim. Desde 2006 a própria Honda equipa uma de suas motos com um sistema de airbag para o piloto - a GL 1.800 Gold Wing. Mas o projeto em desenvolvimento é completamente novo por dois motivos: será do tipo cortina, e não do tipo frontal "balão" que estamos acostumados a ver, e destina-se a modelos de baixa cilindrada.

O dispositivo foi identificado em algumas patentes registradas recentemente pela marca. Se na Gold Wing o airbag serve para tentar impedir que o piloto seja projetado para a frente da moto, o airbag de cortina vai evitar que ele se lesione ao colidir com o guidom e com a parte interna do escudo frontal do scooter - inclusive o para-brisa, nos modelos que têm esse item  - como, o SH 300i vendido no Brasil (mas o modelo que aparece na imagem é o PCX).

Pelas patentes registradas, esse airbag ficaria acondicionado na base do guidom, em um compartimento com formato de "U". Uma segunda opção seria acomodá-lo dentro do escudo, embaixo do para-brisa - que se soltaria para a frente quando a bolsa inflável fosse acionada.

Como é frequente nas indústrias de motocicletas e de automóveis, o dispositivo está em desenvolvimento e mesmo a patente registrada não é garantia de que, um dia, chegue à linha de produção. A Honda diz investir nisso porque em torno de 60% das colisões que envolvem motociclistas são frontais. Será que vai virar equipamento padrão?

E o cinto de segurança para motos?

Bem longe do Japão, mais precisamente na Itália, outra empresa se dedica a criar um novo dispositivo de segurança para motociclistas: um cinto de segurança. Ok, também não é algo tão novo assim... Mas cintos de segurança nunca foram "oficialmente" aplicados em veículos de duas rodas, até por suscitarem dúvidas sobre sua efetividade - será seguro manter o piloto preso à moto em caso de acidente:? Além disso,  a ideia também nunca pareceu muito atraente para os motociclistas.

Independentemente, disso, a Italdesign trabalha no desenvolvimento do componente e aposta em um grande diferencial: seria um dispositivo "inteligente", capaz de identificar a necessidade de prender o usuário ao banco ou, por outro lado, soltá-lo para ser ejetado.
O equipamento imaginado pela Italdesign tem um encosto rígido ao qual o piloto vai preso por uma faixa em cada ombro e uma terceira faixa na cintura. Se o dispositivo identificar que a melhor opção é permitir que o piloto seja ejetado no caso de colisão ou tombo, todo esse conjunto se desprende da moto.
Basicamente o piloto ficaria preso à moto no caso de colisões pequenas, para não ter contato com a carroceria de outro veículo, por exemplo, e seria ejetado nas colisões maiores, para não ficar preso às ferragens ou à própria moto quando esta deslizar pelo asfalto.

Para quem não ligou o nome aos projetos, a Italdesign é um estúdio italiano responsável pelo design de alguns dos mais belos automóveis que já vimos - caso de Alfa Romeo 159, Bugatti Chiron, DMC De Lorean (sim, aquele mesmo dos filmes De Volta pro Futuro), Lotus Esprit, Maserati 3.200 GT, Subaru SVX e Volkswagen Scirocco, entre outros. A empresa trabalha em muitas áreas e, além de designers, tem engenheiros em suas fileiras.

Comentários

Carregar mais