Confira as ofertas de scooters no estoque da Webmotors!
Ok, a "novidade" não é tão nova assim. Desde 2006 a própria Honda equipa uma de suas motos com um sistema de airbag para o piloto - a GL 1.800 Gold Wing. Mas o projeto em desenvolvimento é completamente novo por dois motivos: será do tipo cortina, e não do tipo frontal "balão" que estamos acostumados a ver, e destina-se a modelos de baixa cilindrada.
O dispositivo foi identificado em algumas patentes registradas recentemente pela marca. Se na Gold Wing o airbag serve para tentar impedir que o piloto seja projetado para a frente da moto, o airbag de cortina vai evitar que ele se lesione ao colidir com o guidom e com a parte interna do escudo frontal do scooter - inclusive o para-brisa, nos modelos que têm esse item - como, o SH 300i vendido no Brasil (mas o modelo que aparece na imagem é o PCX).
Pelas patentes registradas, esse airbag ficaria acondicionado na base do guidom, em um compartimento com formato de "U". Uma segunda opção seria acomodá-lo dentro do escudo, embaixo do para-brisa - que se soltaria para a frente quando a bolsa inflável fosse acionada.
Como é frequente nas indústrias de motocicletas e de automóveis, o dispositivo está em desenvolvimento e mesmo a patente registrada não é garantia de que, um dia, chegue à linha de produção. A Honda diz investir nisso porque em torno de 60% das colisões que envolvem motociclistas são frontais. Será que vai virar equipamento padrão?
E o cinto de segurança para motos?
Bem longe do Japão, mais precisamente na Itália, outra empresa se dedica a criar um novo dispositivo de segurança para motociclistas: um cinto de segurança. Ok, também não é algo tão novo assim... Mas cintos de segurança nunca foram "oficialmente" aplicados em veículos de duas rodas, até por suscitarem dúvidas sobre sua efetividade - será seguro manter o piloto preso à moto em caso de acidente:? Além disso, a ideia também nunca pareceu muito atraente para os motociclistas.Independentemente, disso, a Italdesign trabalha no desenvolvimento do componente e aposta em um grande diferencial: seria um dispositivo "inteligente", capaz de identificar a necessidade de prender o usuário ao banco ou, por outro lado, soltá-lo para ser ejetado.
O equipamento imaginado pela Italdesign tem um encosto rígido ao qual o piloto vai preso por uma faixa em cada ombro e uma terceira faixa na cintura. Se o dispositivo identificar que a melhor opção é permitir que o piloto seja ejetado no caso de colisão ou tombo, todo esse conjunto se desprende da moto.
Basicamente o piloto ficaria preso à moto no caso de colisões pequenas, para não ter contato com a carroceria de outro veículo, por exemplo, e seria ejetado nas colisões maiores, para não ficar preso às ferragens ou à própria moto quando esta deslizar pelo asfalto.
Para quem não ligou o nome aos projetos, a Italdesign é um estúdio italiano responsável pelo design de alguns dos mais belos automóveis que já vimos - caso de Alfa Romeo 159, Bugatti Chiron, DMC De Lorean (sim, aquele mesmo dos filmes De Volta pro Futuro), Lotus Esprit, Maserati 3.200 GT, Subaru SVX e Volkswagen Scirocco, entre outros. A empresa trabalha em muitas áreas e, além de designers, tem engenheiros em suas fileiras.
Comentários