BMW CE 02, uma mini-moto para o público jovem

Conceito com visual inusitado, motor elétrico, suporte para skate e especificações adequadas pode virar modelo de série

  1. Home
  2. Motos
  3. BMW CE 02, uma mini-moto para o público jovem
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Veículos conceituais podem parecer para a maioria dos mortais apenas "viagens" de engenheiros e designers, mas acredite: por trás de cada um há um fundo de verdade! "Conceitos" servem para desenvolver novas tecnologias e experimentar soluções de design, e muitos destes experimentos vão ser aplicados, no futuro, em modelos de produção.

Bmw Ce 02 (3)
É conceito, mas anda: o CE02 tem motor elétrico com o equivalente a 42 cv - potência de moto bicilíndrica média!
Crédito: Divulgação

O conceito que chamou a atenção do mundo esta semana é o CE 02, uma pequena moto criada pela BMW. Com linhas criativas e inusitadas, é um misto de moto e scooter - mas pode até lembrar uma bicicleta motorizada - desenvolvido pela marca alemã como uma opção de mobilidade urbana para um público jovem que nunca andou de moto, mas que já quer algo além de patinetes motorizados.

O BMW CE 02 tem dimensões enxutas, apenas 120 quilos de peso e motor elétrico de 31kW (o equivalente a 42 cv , potência de uma moto bicilíndrica média!). Sua velocidade máxima é de 90km/h e sua autonomia é de 130 quilômetros, números perfeitamente condizentes com a proposta e com o uso naquele vai-e-volta diário de casa pro trabalho ou pro cursinho.

Bmw Ce 02 (6)
Desenho inusitado tem razão de ser: parte superior plana rebaixa o centro de gravidade e melhora a maneabilidade
Crédito: Divulgação

Sobressai o desenho quase plano da parte superior, que segundo a BMW tem a função de rebaixar o centro de gravidade da motoquinha, o que proporciona melhor ciclística e maneabilidade. Em contraste, os pneus largos calçando as rodas de 15 polegadas são gordinhos e a suspensão traseira feita por um único amortecedor (monochoque), instalado em posição bem inclinada e na lateral esquerda.

Outro aspecto inusitado está na transmissão final: se na maioria dos veículos elétricos de duas rodas o motor vai direto na roda traseira, aqui o propulsor fica logo abaixo do banco e sua força é enviada à roda traseira por uma correia, o que caracteriza uma transmissão secundária sem que exista uma primaria - que seria uma caixa de marchas mecânica dentro de um motor a combustão.

Bmw Ce 02 (1)
Do lado de lá fica o amortecedor do monochoque traseiro. Do lado de cá, vemos que a balança é monobraço
Crédito: Divulgação

Como reforço à proposta voltada para um público jovem, o CE 02 tem, inclusive, um suporte para skate, que vai em posição transversal embaixo do motor - e que pode ser usado como suporte para os pés no lugar de pedaleiras tradicionais. Quer mais? Também tem um display colorido de 10,2 polegadas como painel, que engloba várias funções - como navegação por GPS e conectividades.

Bmw Ce 02 (2)
Na foto, o painelzinho parece simples, mas na prática tem 10,2 polegadas e funções de GPS e conectividades
Crédito: Divulgação

Tudo indica que o CE 02 será a principal atração da marca no Salão de Munique - um Salão de Mobilidade que começa amanhã e vai até o próximo dia 12, na Alemanha. E nunca é demais lembrar que a BMW já criou um scooter elétrico chamado de CE 04, que será vendido nos Estados Unidos e na Europa. Será que o CE 02 também vai sair do papel de conceito e virar modelo de produção? A conferir!

Comentários