BMW lança linha 2022 da sport-touring K 1.600

Transatlântico sobre rodas ganhou melhorias no motor e um incrível painel. As quatro versões têm chassi e motor iguais

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Roberto Dutra
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A BMW acaba de apresentar a linha 2022 das K 1.600. São quatro versões da mesma sport-touring de altíssimo luxo - GT, GTL, B e Grand America - que compartilham chassi, motor e proposta estradeira. Mas cada uma tem suas próprias particularidades.

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Os modelos da linha BMW K 1.600 expostos: vocação estradeira, mas cada uma com sua proposta
Crédito: Divulgação
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A K 1600 GT é a versão mais ágil e dinâmica, enquanto a GTL é aposta no conforto e na ergonomia. Já a B é uma bagger com traseira baixa e a Grand America é pensada especialmente para rodar pelas highways dos Estados Unidos, e por isso tem estilo exclusivo e é repleta de equipamentos e recursos.

A versão GT é a mais barata. Tem baús laterais, mas dispensa alguns luxos e o enorme tour-pack traseiro
Crédito: Divulgação
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A principal novidade mecânica é a "revisão" do motor de seis cilindros em linha para atender às normas de emissões Euro 5. A moto ganhou controle eletrônico do motor, dois sensores de detonação e duas sondas lambda novos, além do chamado controle eletrônico de torque do motor - que, na prática, é um controle de tração.

A B (de "bagger") tem traseira baixa e baús exclusivos, que proporcionam um visual mais jovem à moto
Crédito: Divulgação
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Além de reduzir drasticamente as emissões de gases poluentes - objetivo principal -, as mudanças aumentaram a força entregue pelo motor. A potência permaneceu em 160 cv, mas agora chega nas 6.750 rpm, ou 1.000 rpm mais cedo que antes. Já o torque subiu um pouco, foi de 17,8 kgf.m para 18,3 kgf.m nas mesmas 5.250 rpm de antes. Vale lembrar que o motor das K 1.600 existe desde 2010 - é, lá se vão 11 anos!

A GTL é a mais completa das versões vendidas na Europa: tem todos os recursos possíveis e o tour-pack traseiro
Crédito: Divulgação
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Já as famosas suspensões eletrônicas "ESA" da BMW, que se adaptam automaticamente ao tipo de piso e ao modo de condução do piloto, aparecem revisadas com uma sintonia ainda mais fina. Além disso, ganharam um novo recurso: um ajuste automático de compensação de peso. Segundo a BMW, o conjunto aprimorado proporciona ainda mais conforto e segurança.

A Grand America é pensada para o mercado americano e tem lanternas exclusivas com visual futurista
Crédito: Divulgação
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Na parte de iluminação, as K 1.600 já eram equipadas com luzes de LED, mas agora ganharam luz de rodagem diurna também com LEDs e sistema adaptativo, que move o farol baixo no sentido da curva que a moto faz. Além disso, o sistema compensa movimentos de frenagem e aceleração, e garante a iluminação ideal em todos os momentos. Por fim, há uma série de novas funções de luz, como a de "boas-vindas" - uma luz embaixo da moto para facilitar sua localização!

Detalhes da versão Grand America: banco personalizado e até apoios de braço articulados para o garupa
Crédito: Divulgação
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Mas a mudança mais visível, mesmo, está logo ali à frente dos olhos do piloto: o novíssimo painel de TFT com nada menos que 10,25 polegadas. Colorido e com mapa de GPS integrado, é uma espécie de tablet horizontal de alta definição que mostra todas as informações possíveis e ainda pode se conectar ao smartphone do piloto. Como se não bastasse, ainda há o sistema de som "2.0" de alta fidelidade e potência - que é de série na GTL e na Grand America, e opcional na GT e na B.

Perdeu a moto em um estacionamento escuro? Acione a "luz de boas-vindas" que ela se ilumina
Crédito: Divulgação
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A linha K 1.600 chegou a ser vendia no Brasil entre 2011 e 2020, mas desde o ano passado não é mais importada - provavelmente devido aos preços impraticáveis com a desvalorização do real diante do dólar e do euro.  Nos Estados Unidos, a GT parte de US$ 23.895; a B custa iniciais US$ 25.945, a GTL começa em US$ 26.895; e a Grand America, US$ 27.745. São preços equivalentes a R$ 135.000 a R$ 157.000, aproximadamente, em conversão direta.