Cinco motos esquecidas, mas que são boas até hoje

Lembramos algumas motos que não fizeram tanto sucesso quando foram lançadas, mas que são ótimas opções de usadas

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Roberto Dutra
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Ao longo do tempo, algumas motocicletas de média cilindrada foram lançadas no mercado brasileiro e, apesar de terem bons conjuntos, não chegaram a ser um sucesso estrondoso. Em certos casos, até duraram pouco, caíram rapidamente no esquecimento e hoje em dia são pouco lembradas ou procuradas.

Mas isso não quer dizer que sejam motos ruins. Pelo contrário: hoje ainda são modelos eficientes, que viraram boa opção no mercado de usadas para quem busca uma moto média confiável, divertida de pilotar e que não seja "visada". Eventualmente não será fácil achar peças, mas a internet está aí para isso - e são motos que não costumam dar problema. Qual você levaria para casa?

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Honda Xl 700 Transalp 2
A Honda XL 700V Transalp  chegou ao Brasil "atrasada" e não vingou, mas é uma moto versátil e confiável
Crédito: Reprodução
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Honda XL 700V Transalp

A Honda XL 700V Transalp foi vendida no Brasil entre 2011 e 2014. O curto período de vida no país não faz jus ao conjunto eficiente, que proporciona conforto e boa versatilidade inclusive para longas viagens. O sucesso não foi grande porque a moto chegou "atrasada" ao Brasil - já existia lá fora desde 2008. Fora isso, seu motor V2 de 680 cm³, que entrega 69 cv de potência e 6,1 kgf.m de torque, e as boas suspensões com 20 cm de curso na frente e 17,3 cm de curso atrás, garantem jornadas confortáveis e seguras.

A primeira Yamaha MT-03 vendida no Brasil foi essa aí: uma versão roadster da Ténéré 660
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Yamaha MT-03

Não estamos falando da pequena MT-03 com motor de 300 cm³ que existe hoje nas fileiras da Yamaha, mas da primeira MT-03 que foi lançada por aqui em 2008. Era, na prática, uma derivada da Ténéré 660 - porém menos trail e mais on-road. O motor era o mesmo monocilíndrico refrigerado a água, com 48 cv de potência, 5,9 kf.m de torque, muita força e vibração. E a moto ainda tinha quitutes como suspensão traseira monochoque horizontal lateral, rodas de liga leve e painel de LCD. A MT-03 660 foi vendida apenas durante um ano, e teve menos de 3 mil unidades emplacadas. Foi uma injustiça não ter feito sucesso. Hoje, é boa opção para quem quer uma naked com pegada meio roadster, meio motard, e busca agilidade no dia a dia.

A custom Kawasaki Vulcan VN800 tem desempenho bacana e manutenção fácil
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Kawasaki Vulcan VN800

Houve um tempo em que a Vulcan VN800, lançada em 1995, reinou entre as motos custom de média cilindrada. Superior a modelos tradicionais da época, como Honda Shadow VT600 e Yamaha XV 535 Virago, era bonita e dinamicamente muito boa: andava forte e era confortável. Nova, custava caro, mas hoje tem preços bem acessíveis. O problema, atualmente, é aquele que o modelo sempre teve: encontrar peças muito específicas não é fácil. Mas é uma moto que, se bem cuidada, não dá problemas (ao contrário da irmã maior Vulcan VN750). E sua manutenção básica é muito fácil e barata, já que só tem um carburador para os dois cilindros, uma vela por cilindro e não tem sequer bomba de combustível. Troque óleo, velas, filtros e líquido do radiador, e vá curtir as estradas!

Alguém aí lembra da saudosa Suzuki GSX- 750F "Mônica"? É uma sport-touring de alto nível!
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Suzuki GSX-750F

O assunto, agora é, moto sport-touring. E a Suzuki GSX-750F está nas lembranças de muita gente, pois andava forte e, ao mesmo tempo, era suave e maneável. Isso sem contar o curioso design do conjunto ótico dianteiro, que lembrava os olhos dos personagens da Turma da Mônica, de Maurício de Souza. Não por acaso até hoje muita gente chama esse modelo, carinhosamente, de... "Mônica"! O motor de quatro cilindros em linha ronronava bonito para fornecer 85 cv de potência com 6,8 kgf.m de torque, proporcionando uma pilotagem confortável e segura. Boa opção para quem busca uma sport-touring e não quer gastar uma fortuna - mas garimpe bem para achar uma em muito bom estado!

A XR 1200 X prova que Harley-Davidson não anda só em linha reta: aqui, a pegada é esportiva
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Harley-Davidson Sportster XR 1200 X

A XR 1200 X é uma Sportster fora da curva. Ou dentro! Enquanto todas as outras Sportster sempre tiveram uma pegada bem custom com estilo "bandido", esta aqui propõe uma pilotagem mais esportiva. Até a posição de condução é bem diferente - o piloto fica mais inclinado à frente, com as pernas mais dobradas e recuadas do que nas outras Sportster. Aqui, o lance é acelerar forte e deitar nas curvas, e descobrir que Harley-Davidson não foi feita só para andar em linha reta. Para te ajudar nisso, o motor V2 de 1.200 cm³ fornece 91 cv de potência com 10 kgf.m de torque. Nota do editor: cuidado com os freios.

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