- Pode parecer estranho para quem não conhece o mercado de duas rodas, mas só agora, em pleno século XXI, uma motocicleta popular sai de fábrica equipada com injeção eletrônica no Brasil. A Honda acaba de lançar a BIZ 125 Fuel Injection, o primeiro modelo de baixa cilindrada equipado com alimentação eletrônica de combustível.
Terceira motocicleta mais vendida do país – até setembro deste ano haviam sido vendidas mais de 149 mil unidades – a pequena cub só ganhou o sistema em razão da nova lei de controle de emissão de poluentes. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, o famoso Promot, entra em janeiro de 2009 em sua terceira fase, mais rígida. Com isso as fábricas de motos estão tendo que adaptar sua linha de motocicletas de baixa cilindrada – justamente as líderes de venda.
Em agosto, a Yamaha apresentou a YBR 125 Factor ainda sem injeção, mas com um carburador mais moderno e catalisadores. Agora foi a vez de a Honda lançar nesta terça-feira, 23 de setembro, a Biz 125 com PGM-FI Programmed Fuel Injection, ou seja, Injeção Programada de Combustível, sistema que, com o novo catalisador no escapamento, fará com que a motoneta atenda com folga aos limites estabelecidos pelo Promot 3.
Mesmo desempenho, mais economia
Assim como havia acontecido com a custom Shadow 750, que também ganhou injeção no modelo 2009, a Honda não fez grandes mudanças visuais em sua pequena motoneta. A Biz 125 manteve o design lançado em 2005, mas ganhou melhorias. O banco está mais confortável e o escudo frontal, ligeiramente mais largo. O pedal do câmbio rotativo mudou para facilitar as reduções de marcha com o calcanhar. Um pedido das mulheres, 60 % das compradoras da Biz, segundo a fábrica, e que costumam pilotar com sandálias. Uma imprudência, cabe dizer. Outra alteração para 2009 está na nova cor vermelho metálico que mais parece um vinho.
Mas a grande novidade está mesmo no novo sistema de injeção eletrônica de combustível, desenvolvido pela Keihin em conjunto com a Honda. Além de atender à lei, traz outra vantagem para o consumidor deste tipo de motocicleta: a economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio pode ser cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada.
Como rodamos pouco com a nova Biz 125 Fuel Injection, só pudemos confirmar outras qualidades do sistema, como acelerações mais lineares e sem “buracos” nas retomadas. Os números de desempenho continuam praticamente iguais. O monocilíndrico de 124,9 cm³ de capacidade, refrigerado a ar, produz 9,1 cv de potência máxima, mas agora em uma rotação maior, aos 7.500 rpm. O torque também se manteve: 1,06 kgm. Mas agora a força chega mais cedo, já nas 3.500 rotações têm-se o par máximo.
Na prática, a nova Biz parece ter o motor mais cheio em baixas rotações. Nas acelerações e saídas, também se pode notar que ela ficou mais esperta.
2,5% mais cara
Outro fator de suma importância para o sucesso das motos de baixa cilindrada está no preço. A desculpa de outras fábricas para não usarem a injeção eletrônica em seus modelos populares é o alto custo. Porém, como a Honda já utilizava tecnologia semelhante em motos de 125 cm³ vendidas na Tailândia, Indonésia e Vietnã, a adoção da Fuel Injection não alterou tanto o preço da Biz 125. Em média, o aumento foi de 2,5%.
A versão mais básica, a KS, com partida a pedal e freio a tambor na dianteira, agora tem preço sugerido sem frete e seguro de R$ 5.147 – um acréscimo de R$ 126 em relação ao modelo anterior. Já na versão ES, com partida elétrica e freio a tambor, o preço foi para R$ 5.854 R$ 143 mais cara.
O freio a disco, como ainda não é exigido por nenhuma lei, continua disponível apenas na versão top de linha da motoneta. A Biz +, que tem também rodas de liga-leve e marcador de combustível e hodômetro digitais, subiu apenas 2%. O preço sugerido da Biz + foi para R$ 6.480.
Com o novo modelo injetado, que chega às concessionárias na primeira quinzena de outubro, a Honda espera aumentar em 5% as vendas da Biz 125. Neste ano, as vendas do modelo devem alcançar 230 mil unidades. Em 2009, a fábrica projeta comercializar 240 mil motonetas Biz 125. Injetadas, de acordo com a lei e, o mais importante, menos poluentes e mais ecológicas.
FICHA TÉCNICA – Honda Biz 125 Fuel Injection
MOTOR | Quatro tempos, OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar,124,9 cm³ |
POTÊNCIA | 9,1 cv a 7.500 rpm |
TORQUE | 1,06 kgm a 3.500 rpm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção Eletrônica PGM-FI |
TRANSMISSÃO | De velocidades, com embreagem centrífuga automática |
PARTIDA | Pedal KS e elétrica ES e + |
RODAS | Dianteira de aro 17” e traseira de aro 14”, em aço e liga-leve |
PNEUS | Dianteiro 60/100 – 17M/C 33L e traseiro 80/100 – 14M/C 49L |
CHASSI | Monobloco, com comprimento de 1.880 mm, largura de 726 mm, altura de 1.075 mm, entreeixos de 1.261 mm, altura do assento de 755 mm, altura mínima do solo de 133 mm e peso a seco de 98 kg KS, 100 kg ES e 101 kg + |
SUSPENSÃO | Dianteira com garfo telescópico e traseira com braço oscilante |
FREIOS | Dianteiro a tambor/130 mm KS e ES e a disco/220 mm + e traseiro com tambor |
TANQUE | 4 l |
CORES | Amarela, preta, prata metálica e vermelha metálica KS e ES e Vermelha e cinza metálica + |
PREÇOS | R$ R$ 5.147 KS, R$ 5.854 ES e R$ 6.480 + |
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