O aspecto mais radical da moto é complementado pelos logotipos Red Rider e Pro Honda aplicados nas laterais. Por fim, a inscrição "300" aparece aplicada com um adesivo vistoso na parte superior da carenagem de farol e nas laterais, remetendo a number plates típicos de motos de competição.
A bem sucedida associação entre o nome do passado e a mais recente tecnologia colocou a XR300L Tornado em um patamar de admiração plena, e sua aceitação se confirma verificando que, em pouco mais de um ano de mercado, cerca de 30 mil XR300L Tornado chegaram às ruas de todo o Brasil, colorindo trajetos no mais puro “Red Rider”.
Mecânica conhecida - e eficiente
Tecnicamente a Honda XR300L Tornado Special Edition mantém as mesmas especificações da versão "normal". Está lá, por exemplo, o manjado motor monocilíndrico e flex, com 293,5 cm³ de capacidade e refrigeração a ar - é o mesmo, inclusive da bem-sucedida XRE 300 Sahara.Esse motor entrega 24,8 cv de potência máxima usando etanol e 24,3 cv com gasolina, e 2,7 kgfm de torque com os dois combustíveis. A transmissão tem seis marchas com secundária por corrente.
O chassi é de aço do tipo berço semiduplo, com suspensão dianteira telescópica de tubos convencionais de 41 mm de diâmetro e 24,5 cm de curso, com roda de alumínio e aro de 21 polegadas. Já a suspensão traseira é do tipo Pro-Link com conjunto mola/amortecedor regulável em sete posições ancorado em balança de alumínio. Tem 22,7 cm de curso e a roda de alumínio tem aro de 18 polegadas.
As frenagens são proporcionados por discos na frente e atrás, ambos com ABS - cáliper de pistão duplo na frente e de pistão simples atrás. Magrela, a Honda XR300L Tornado pesa apenas 143 quilos (a seco), o que facilita o uso no off-road.
Saiba mais:
- Honda CG ganha edição comemorativa de 50 anos
- Confira aqui a linha do tempo da Honda CG, com todas as gerações e as principais versões!
- IPVA 2026: 41 opções de motos isentas em São Paulo
- Motos de até 180 cm³ não pagarão IPVA em São Paulo
- Confira o calendário do IPVA 2026 do seu estado
O intervalo de manutenções é de 6.000 quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ser feita com 1.000 quilômetros ou seis meses. O preço sugerido (base São Paulo/SP, sem frete nem seguro) é R$ 31.540 - pouca coisa acima dos R$ 30.840 da versão "normal".
Comentários