A Husqvarna apresentou nesta semana os novos mdoelos 2017 da 701 Enduro e da 701 Supermoto. A principal mudança em ambas é a nova geração do motor de um cilindro que ficou ainda mais potente. O monocilíndrico de 692,7 cm³ com arrefecimento líquido, OHC com quatro válvulas agora gera 75 cv a 8.000 rpm, ou seja, 6,1 cv a mais do que o anterior. O torque também cresceu 3,0 Nm, atingindo agora 71 Nm a 6.750 giros. Números que fazem do novo propulsor o monocilíndrico mais potente do mundo – e ainda assim atendendo às rígidas normas Euro IV, que passam a valer na Europa a partir de 2017.
Diversas mudanças internas no motor, como duas velas, lubrificação forçada e um novo sistemas de admissão e escape também foram adotados no motor. Tudo para que, mesmo oferecendo alto desempenho, o monocilíndrico mantivesse sua confiabilidade. Tanto que os intervalos de manutenção e ajuste das válvulas agora é de 10.000 km.
Tanto a 701 Enduro como a 701 Supermoto ainda contam com acelerador eletrônico, embreagem “deslizante” e câmbio de seis marchas. Fabricadas com materiais nobres, como quadro de cromo-molibdênio, as novas Husq de rua são extremamente leves: 145 kg a seco.
Como a Husqvarna agora pertence ao grupo de Stephan Pierer, da KTM, os dois modelos saem de fábrica com garfos e amortecedores WP, outra marca pertencente à austríaca KTM. Por serem motos de rua, ambas também estão equipadas com freios a disco e ABS – no caso, o sistema Bosch 9M+ de dois canais.
As novas 701 – Supermoto e Enduro – serão estrelas no estande da Husqvarna no Intermot, o Salão de motos que acontece Colônia, Alemanha, entre 5 e 9 de outubro.